Cadeiras corporativas: o que saber antes de comprar uma?

7 minutos para ler

[et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.17.6″ custom_padding=”65px|0px|65px|0px|true|false” next_background_color=”#000000″][et_pb_row make_fullwidth=”on” custom_padding=”0|0px|0|0px|false|false” _builder_version=”3.17.6″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″ text_font=”Montserrat||||||||” text_text_color=”#404040″ header_font=”Montserrat||||||||” header_text_align=”center” header_text_color=”#404040″ header_line_height=”1.2em”]

Cadeiras corporativas: o que saber antes comprar uma?

Por Francisco Chen Frias

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.17.6″ background_image=”https://blog.flexform.com.br/wp-content/uploads/2020/02/MG_site-mini-cv.jpg” custom_padding=”118px|0px|118px|0px|true|false” prev_background_color=”#ffffff” next_background_color=”#ffffff”][et_pb_row custom_padding=”15px|0px|0|0px|false|false” _builder_version=”3.17.6″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”1_4″][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_divider show_divider=”off” height=”100px” _builder_version=”3.17.6″ /][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.17.6″ custom_padding=”65px|0px|54px|0px|false|false” prev_background_color=”#000000″ next_background_color=”#000000″][et_pb_row _builder_version=”3.0.48″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″ text_font=”Montserrat||||||||” text_text_color=”#404040″]

Muito embora o trabalhador permaneça sentado a maior parte do tempo considerando o ambiente do trabalho, o objetivo da ergonomia é adaptar o trabalho ao homem. Sendo certo que a cadeira de escritório ideal deva proporcionar o conforto necessário, este de cunho subjetivo, mas que remete a sensação de bem estar e que contribua com a saúde do indivíduo, reduzindo as adversidades atreladas a DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), bem como na redução de consumo energético, com o consequente desempenho de atividades com toda a produtividade.

Vale ressaltar que no ambiente corporativo, o bem estar e a produtividade atentam-se às questões da biomecânica ocupacional, esta, avalia a interação física do trabalhador (sua postura) em relação às suas atribuições cotidianas, pois toda performance laboral está diretamente atrelada a isso. Por outro lado, também deve ser considerada a antropometria, que se refere ao estudo das dimensões do corpo humano e que geralmente são utilizadas tabelas referenciais padronizadas. 

Com esse estudo é possível dimensionar, desenvolver, projetar e especificar uma cadeira de escritório propícia para os postos de trabalho. Em termos objetivos, uma opção para a escolha da cadeira de escritório ergonômica é optar por produtos que atendam aos princípios estabelecidos por normas, por exemplo, a norma ABNT NBR 13962:2018 / MÓVEIS PARA ESCRITÓRIO – CADEIRAS – REQUISITOS E MÉTODOS DE ENSAIO, que especificam as características físicas e dimensionais que classificam as cadeiras para escritório, além de estabelecer os métodos para a determinação dimensional, estabilidade, resistência e durabilidade, baseada inicialmente para o uso de 40h semanais considerando uma pessoa com peso até 110kg. Entretanto, propõe ser utilizada aplicando um método de cálculo que possibilita avaliar o comportamento da cadeira para condições acima das 40h semanais e dos 110kg.

Um bom modelo de assento de cadeira giratória operacional deve apresentar ajuste de altura de assento/encosto, assento giratório, borda arredondada, rodízios fixados em base contendo cinco patas. A norma por definição informa que a cadeira giratória operacional no mínimo precisa apresentar dispositivo que permita no mínimo: regulagem de altura do assento, giro da concha e base com pontos de apoio providos ou não de rodízios, deve ainda ser incorporado apoia braços, destacando-se que a cadeira giratória operacional, poderá apresentar variações de disponibilidade quanto aos 2 dispositivos de regulagens, como: altura do apoio lombar, inclinação do encosto, profundidade do assento e inclinação do assento e, antes da escolha do tipo de cadeira (A, B, C ou D), deverá ser realizada uma análise da atividade na qual a cadeira será aplicada.

Conjuntamente, o posicionamento ideal do usuário durante o uso da cadeira giratória operacional é que esteja alinhado o mais próximo possível de 90º, podendo se necessário for, a incorporação do uso de apoio para os pés. Afinal, muito embora o trabalho sentado em uma cadeira giratória operacional apresenta vantagens como: a redução do consumo de energia; a retirada do peso das pernas; manter a estabilidade da postura em relação à parte superior do corpo em contrapartida, também, apresenta desvantagens, como por exemplo, a permanência por muito tempo sentado pode levar ao aumento da pressão sobre as nádegas; flacidez dos músculos abdominais; curvatura da coluna vertebral sendo muito desfavorável aos órgãos relacionados ao sistema digestivo e respiratório.

Em suma, recomenda-se que sejam realizadas pausas e alternâncias de posturas durante a jornada de trabalho, treinamentos específicos com a finalidade de orientar os usuários sobre a operação da sua cadeira giratória operacional, sobre seu posto de trabalho e sobre ergonomia. Bem como, tudo isso somada à escolha de uma cadeira giratória operacional bem projetada que atenda os ditames da norma acima mencionada para contribuir para uma condição favorável de trabalho.

 

Atente-se para avaliação do custo versus benefícios de uma cadeira corporativa, no fim das contas estamos falando de saúde!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.0.48″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”2_5″][et_pb_image src=”https://blog.flexform.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Sem-Título-2.jpg” _builder_version=”3.17.6″ /][/et_pb_column][et_pb_column type=”3_5″][et_pb_text admin_label=”Mini Currículo” _builder_version=”3.17.6″ text_font=”Montserrat||||||||” text_text_color=”#404040″]

Mini Currículo

Francisco Chen Frias

Engenheiro de Produção Mecânica pela FMU com Especialização em  Ergonomia pelo SENAC/SP e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNICSUL. MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU. Atualmente cursando MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade  na Escola Politécnica da USP.

Supervisor Técnico do Laboratório Galileo da empresa Flexform;

Secretário da Comissão de Estudos de Assentos (CE-15:003.01) do  ABNT/CB-15;

Coordenador do grupo de estudos Fórum de Laboratórios de Mobiliário;

Membro da Comissão Técnica de Tombamento de Móveis e Tv’s do INMETRO; Auditor Interno de Sistemas de Gestão da Qualidade nas normas ABNT NBR ISO/IEC  17025 e ABNT NBR ISO 9001.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.0.48″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″ text_text_color=”#404040″]

Siga-nos nas redes sociais.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.17.6″ global_module=”407″ prev_background_color=”#000000″][et_pb_row global_parent=”407″ custom_padding=”0|0px|0|0px|false|false” _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”1_5″][/et_pb_column][et_pb_column type=”3_5″][et_pb_button global_parent=”407″ button_url=”https://blog.flexform.com.br/” button_text=”Gostou? Veja mais conteúdos como este.” button_alignment=”center” _builder_version=”3.17.6″ custom_button=”on” button_text_size=”18px” button_bg_color=”#ffffff” button_font=”Montserrat||||||||” button_use_icon=”off” button_text_size_tablet=”16px” button_text_size_phone=”13px” button_text_size_last_edited=”on|desktop” /][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_5″][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Posts relacionados

Deixe um comentário