cadeiras de escritório

Cadeiras de escritório: saiba como escolher as melhores opções

As cadeiras corporativas não podem ser desconfortáveis, já que interferem na produtividade dos colaboradores. Dependendo do tempo que uma pessoa passa sentada em um assento convencional, ela pode acabar desenvolvendo problemas de saúde. Por isso, na hora de escolher esse móvel, vale a pena considerar diversos aspectos, como o modelo, as regulagens, as certificações etc.

Neste post, vamos mostrar como escolher as melhores cadeiras de escritório e explicar a importância de encontrar os itens ideais para cada projeto e ambiente corporativo. Além disso, vamos falar sobre os diferentes tipos de cadeiras para escritório, que são tendências na arquitetura e estão disponíveis no mercado, e para que serve cada um deles. Aqui, você vai descobrir detalhes dos modelos indicados para empresas.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Veja a importância das cadeiras para ambientes corporativos

Existem cadeiras específicas para os mais variados ambientes de trabalho, tais como salas de reunião, recepções, estações etc. Elas devem ser ergonômicas e de excelente qualidade para oferecer conforto aos usuários. Se o tamanho da cadeira for mal dimensionado e não houver regulagem de altura e inclinação, podem surgir doenças ocupacionais nos braços, no pescoço, no ombro e na coluna.

Essas enfermidades afastam os trabalhadores das empresas e podem gerar ações judiciais trabalhistas para a cobrança de indenização. Além do mais, os funcionários trabalham mais motivados se utilizarem cadeiras adequadas com o biótipo de cada um. Confira, a seguir, alguns aspectos que precisam ser analisados antes da aquisição das cadeiras!

Necessidade do usuário

Observe o perfil do usuário e o ambiente onde será colocada a cadeira. Algumas são mais indicadas para diretores e presidentes, outras para os atendentes, os interlocutores e/ou os colaboradores que ocupam postos operacionais. Os modelos de cadeira giratória vêm com rodízios que são apropriados para pisos diferentes.

Regulagens indispensáveis

Também existem diferentes tipos de regulagens nesses produtos. A cadeira presidente tem características para relaxamento, com possibilidade de reclinar o encosto para descanso. A cadeira operacional conta com regulagem de inclinação do encosto e de altura do assento, regulagem dos braços e de afastamento lateral, entre outras.

Regras de ergonomia

A Norma Regulamentadora nº 17 trata a respeito das exigências legais para os mobiliários dos postos de trabalho, incluindo as cadeiras de qualidade que devem seguir as disposições sobre ergonomia, saúde e segurança no trabalho. Ela trata dos assentos, indicando que eles são obrigados a apresentar 5 pés, rodízios, superfícies estofadas, altura ajustável e outros requisitos.

Portanto, as regulagens desses produtos precisam permitir a posição ideal para braços e pernas, de modo que os joelhos formem um ângulo de 90 graus com a cintura, e os pés permaneçam apoiados no solo. Os braços da cadeira devem apoiar os antebraços de maneira confortável para que o colaborador consiga utilizar o computador sem prejudicar os punhos.

Componentes de qualidade

Não confie apenas na aparência do produto. Observe o acabamento das peças, a pintura, as costuras e outros detalhes. Avalie os componentes, a espessura das chapas de metal, o peso, os materiais utilizados na confecção. Experimente a cadeira sentando-se nela e forçando o encosto travado para averiguar se ela é resistente. Olhe com calma a base do item para ver se há reforço na injeção e se ela não cede com facilidade durante o uso. Faça o teste das travas também para ver se elas estão funcionando adequadamente. Verifique a firmeza do apoio lombar e o funcionamento da regulagem de altura, que possibilita a adaptação para o conforto dos usuários.

Preço e marca

Para escolher a cadeira ideal, não considere apenas a marca e o preço. Às vezes, as opções mais baratas não são duráveis, nem apropriadas para a execução de tarefas laborais. Produtos de má qualidade podem estragar com facilidade, causar prejuízos aos negócios e transtornos aos funcionários. Por outro lado, um item de boa qualidade dura mais e eleva a produção dos usuários.

Saiba como escolher a cadeira ideal para escritório

Os ambientes corporativos impactam a saúde e a qualidade de vida das pessoas. As melhores cadeiras para espaços open office oferecem conforto, design inovador e ótimo custo-benefício. Dessa forma, um profissional de arquitetura é o mais indicado para escolher a cadeira ideal para escritório, pois ele vai avaliar o tempo de uso do assento e a posição dos colaboradores.

Caso os itens sejam escolhidos por alguém inexperiente, a possibilidade de ocorrência de problemas futuros é enorme. Há dois tipos de assentos: os ergonômicos para trabalho e os decorativos para relaxamento. As cadeiras estofadas e decorativas são perfeitas para salas de espera, mas não servem para a realização de tarefas de rotina.

Os locais de trabalho são projetados para que os funcionários trabalhem durante várias horas todos os dias. Em virtude disso, é necessário identificar quem são os usuários e quais são as funções a serem exercidas por eles. Você encontrará itens próprios para quem exerce cargo de liderança e também para outros operadores. Observe algumas dicas sobre a composição de cadeiras!

Conheça os materiais utilizados na fabricação

Você precisa conhecer os materiais utilizados na confecção da cadeira, tendo em vista que eles interferem na durabilidade de cada item. Fique atento ao revestimento do assento, aos tipos de tecidos e de espuma etc. Veja, agora, os principais componentes utilizados pelas fábricas de cadeiras!

Espumas

Há dois tipos de espuma. A laminada contém lâminas de baixa densidade, é menos trabalhada, mais macia, mas dura menos do que aquelas que contêm espuma injetada. Já esta, por sua vez, é a mais usada por conter o formato do encosto e do assento, inserida no produto para melhorar a resistência e a durabilidade.

Tecidos

Os tecidos são diversos, com cores e texturas variadas. É possível encontrar cadeiras confeccionadas com algodão, couro, courvin, lycra, mesh, nylon, poliéster e poliuretano, gobelin, crepe, panamá, camurça, viena e tela. As cadeiras de tela são muito procuradas porque facilitam a ventilação e transmitem conforto para a pele.

Rodízios

Cada rodízio é apropriado para determinado piso. O rodízio tipo W é confeccionado com silicone, gel ou polietileno. Por esse motivo, é perfeito para solos lisos de cerâmica, mármore, madeira. Já os rodízios tipo H são fabricados com poliuretano, sendo ideais para carpetes e tapetes.

Sistemas

As cadeiras contam com mecanismos de ajuste que podem ser distintos conforme a necessidade do usuário. O sistema pneumático a gás é responsável por abaixar e levantar o assento por meio de uma alavanca que normalmente está posicionada do lado direito do produto. Outros dispositivos com tecnologia atualizada permitem reclinar o corpo, a sincronia de movimentos, a inclinação e o ajuste de altura.

As cadeiras precisam ser ajustáveis ao tipo do corpo, além de seguir as disposições da NR 17. Durante as atividades de digitação, a coluna terá que permanecer ereta. Por esse motivo, o apoio lombar precisa ser bem tracionado para possibilitar o relaxamento da musculatura. As coxas dos colaboradores não podem ficar comprimidas, ou a circulação sanguínea será prejudicada.

Os apoios para os pés são uma alternativa para a adequação da postura. Já as cadeiras para receber clientes não precisam contar com regulagens econômicas, pois eles não ficarão sentados durante muito tempo enquanto aguardam atendimento. Nesse caso, as cadeiras longarinas são indicadas por terem design apropriado.

Descubra quais cadeiras usar em cada ambiente do escritório

Os melhores modelos contam com a disponibilidade de ajustes, durabilidade e certificação. Então, se for trocar de cadeira ou comprar o seu primeiro item, questione o vendedor sobre o atendimento aos requisitos das regras de ergonomia. Existem opções fixas, giratórias, com rodízios, sendo que cada tipo é ideal para determinado espaço dentro da empresa. Confira o modelo ideal para cada ambiente corporativo!

Sala de espera

As cadeiras para sala de espera geralmente são compostas por uma fileira com várias cadeiras unidas para facilitar a organização do local. Caso não seja ideal para o seu escritório de arquitetura, você pode optar por poltronas mais confortáveis e com design diferenciado para construir a identidade da marca.

Recepção

Elas são conhecidas como cadeiras para visitas, ou chamadas de cadeira ISSO. Destinadas para o atendimento ao cliente, não necessitam ser ergonômicas ou conter rodízios e ajustes. Vale a pena investir em produtos bonitos e confortáveis que atraiam a atenção e não causem desconforto. São mais simples e práticas, fáceis de limpar, com estofamento de materiais variados.

Secretária

Essa cadeira é simples, giratória, com rodízio que auxilia na locomoção do usuário e apresenta sistema de ajuste de altura que pode ser acionado por manivelas ou outros dispositivos práticos. Ela pode conter espuma no encosto e no assento, revestimentos em tecidos, courino ou tela.

Diretor

O modelo diretor apresenta encosto baixo, médio ou alto, com assento mais largo que a cadeira secretária. É confortável, giratória, com pés fixos ou rodízios e atende às normas a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O assento e o encosto são ajustáveis e podem incluir ajuste de inclinação para relaxamento.

Executiva

É parecida com o modelo diretor e tem a mesma funcionalidade, mas é um pouco menor e pode não ter braços. Apresenta regulagem para altura, é giratória e tem o assento maior do que a cadeira secretária.

Presidente

É a cadeira mais completa, visto que apresenta sistemas ergonômicos integrados e ajuste de pontos específicos para se adequar ao corpo. Pode ser utilizada durante muitas horas, sem causar dores ou desconforto. É ergonômica e sofisticada ao mesmo tempo, incluindo apoio para a cabeça. Essa cadeira ergonômica aumenta a disposição e a motivação no ambiente corporativo.

Ela pode conter o sistema relax para que o usuário tenha a opção de relaxar a tensão e a musculatura. Produz um movimento parecido com uma cadeira de balanço para garantir o máximo conforto e descanso de pessoas que vivem sob estresse constante pelas tomadas de decisões que definem os rumos dos negócios.

A posição sentada é comum nos ambientes de trabalho, mas, se o colaborador se sentir desconfortável, sentirá dores nas costas e terá dificuldades de concentração. O assento precisa ser do tamanho correto para o apoio das coxas e o encosto para apoiar a coluna. Se a cadeira contar com apoio de cabeça, deve ser possível a inclinação. Nesse caso, a borda do assento é arredondada, e o braço pode ser almofadado. O produto tem excelente qualidade, permitindo o apoio dos pés de modo paralelo e plano no assoalho. Não causa dores nas pernas, nem nos joelhos que ficam em angulação perfeita. Além do mais, ela pode encaixar-se perfeitamente na decoração da sala.

Decorativas

As cadeiras decorativas são feitas com design clássico ou moderno para se encaixarem perfeitamente no perfil do usuário. São itens criados para facilitar a personalização de ambientes e fazer parte da decoração, com a finalidade de transmitir a sensação de nobreza e requinte. A harmonia das estruturas físicas é um fator utilizado para a atração e fidelização de clientes, tendo por base os princípios da neuroarquitetura.

Esses elementos são muito belos e agradam a visão dos visitantes, marcando de forma visível o perfil do escritório, além de garantir a saúde dos profissionais que fazem uso deles. Os produtos são investimentos realmente importantes e não devem ser negligenciados pelos empresários. Afinal, cadeiras bonitas e confortáveis interferem no resultado final do empreendimento.

As cadeiras ergonômicas são especiais para escritórios corporativos. Todavia, elas também podem ser usadas por quem trabalha em home office. Para escolher o item ideal, reflita sobre a postura que precisa ser mais natural possível, já que o usuário vai trabalhar aproximadamente 8 horas diárias. Oriente sobre objetos que são colocados sobre a mesa, para que estejam acessíveis e não exijam movimentos bruscos e rápidos da coluna. É aconselhável a realização de pausas a cada 1 hora e 30 minutos trabalhados para o alongamento dos ombros e pescoço, com uma caminhada de 3 minutos, no mínimo.

Enfim, agora você já sabe como escolher as melhores opções de cadeiras de escritório para os seus projetos de arquitetura. Existe uma que será perfeita para cada ambiente de trabalho, apesar de existirem vários tipos de cadeira para escritório. Faça uma pesquisa antes de adquirir, analisando a qualidade dos materiais, o conforto que a peça oferece, as certificações e, assim, opte pelo melhor custo-benefício.

Ainda tem dúvidas sobre cadeiras de escritório? Entre em contato conosco e apresente os seus questionamentos para a nossa equipe especializada!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.