como limpar cadeira

Como limpar cadeira de home office? Veja algumas dicas práticas!

Manter o ambiente de trabalho bem higienizado é de extrema importância. Para isso, é necessário, além de uma limpeza geral, limpar as cadeiras com frequência, já que a maior parte da jornada de alguém que trabalha de home office é realizada utilizando esses itens para sentar.

O movimento contínuo de sentar-se e levantar-se acaba desgastando as cadeiras e até mesmo sujando-as. O acúmulo de sujeira nas engrenagens e nas rodízios (rodinhas) acaba estragando esse produto.

Algumas pessoas têm dúvidas de como limpar a cadeira de home office sem danificá-la. Se você ainda não sabe como proceder com a limpeza das cadeiras de home office, continue a leitura deste artigo!

Qual é a importância de seguir as recomendações dos fabricantes?

As cadeiras de home office ergonômicas são variadas, tanto em tamanho, quanto em materiais de fabricação, mas todas elas têm uma coisa em comum: a orientação de seguir corretamente as instruções do fabricante com relação ao seu uso e sua higienização, que deve ser realizada com o maior cuidado possível.

Dependendo das instruções contidas no manual das cadeiras, pode ser preciso usar água para limpá-las ou apenas fazer um procedimento de lavagem a seco. Em outros casos, pode ser utilizado um pano úmido com sabão neutro, siga as orientações para o item não ser danificado no momento em que estiver sendo limpo.

Como limpar cada tipo de cadeira de acordo com o material utilizado na fabricação?

Para limpar corretamente as mobílias de escritório home office, é preciso atentar-se ao tipo de material utilizado em sua fabricação. Alguns itens podem ser confeccionados com materiais sintéticos, couro ou tecido. Continue a leitura e saiba como proceder para limpar cada tipo de cadeira de home office!

Cadeiras fabricadas com tecido sintético

As cadeiras feitas com material sintético podem ser limpas com um aspirador de pó que tenha uma ponta com cerdas macias. Tal procedimento pode ser feito ao menos uma vez por semana e deve ser realizado com muita cautela para não estragar as fibras da cadeira, afinal, a sujeira pode estar impregnada no tecido, o que pode dificultar a ação de limpeza.

Caso a cadeira desse tipo de tecido esteja com manchas, o ideal é utilizar um pano de microfibra umedecido com água e sabão neutro. É importante não encharcar demais o móvel com água, pois o líquido pode acumular na espuma do utensílio, o que, posteriormente, pode causar mofo e outros problemas.

Para finalizar a limpeza, é interessante usar uma escova para alinhar as fibras e secar a superfície da cadeira com um pano que não solte fios.

Cadeiras feitas com couro

Para limpar cadeiras feitas com esse tipo de material, o ideal é não utilizar água, pois pode manchar ou descolorir o couro. Nesses casos, é possível encontrar, nas lojas especializadas em acessórios de couro, produtos especiais para limpar esse tipo de material — que além de fazer a limpeza, hidratam o couro.

Cadeiras de tecido

Algumas atitudes podem prejudicar o tecido desse tipo de cadeira. Por essa razão, é preciso prestar muita atenção em que tecido foi utilizado em sua fabricação. Se o móvel tiver revestimento em veludo, a remoção das manchas pode ser feita com uma escova umedecida.

Caso seja confeccionado com tecido de algodão, a cadeira pode ser limpa com água e sabão. Vale ressaltar que o excesso de água também pode ser prejudicial, portanto, lave o tecido com cautela e tome os cuidados necessários para que a limpeza não estrague o item.

Como limpar alguns componentes das cadeiras?

As cadeiras para escritório têm alguns componentes, tais como rodinhas, tela e até mesmo partes que são feitas de plástico. Para manter todos esses componentes limpos, também são necessários alguns cuidados especiais. Verifique abaixo quais são essas partes e quais cuidados devem ser tomados durante a limpeza.

Rodinhas

Os rodízios ou rodinhas das cadeiras desempenham papel importante em sua utilização, pois é por meio delas que as pessoas podem empurrar esse móvel com facilidade. Esses itens precisam estar sempre limpos e funcionando corretamente. Caso as elas fiquem muito sujas, a cadeira de home office terá sua movimentação comprometida.

Uma dica para limpar as rodinhas é estender um pano limpo no chão e virar a cadeira de cabeça para baixo, para ter acesso às rodinhas e poder tirar os cabelos ou outras sujeiras que estão acumuladas. Pode ser usada uma lata de ar comprimido, um aspirador de pó ou algum objeto que alcance no local da sujeira.

Em alguns casos, quando a faxineira ou a dona de casa limpa o chão do home office e as cadeiras são arrastadas, ficam marcas no chão. Nessas circunstâncias, é possível colocar um pano molhado no chão e puxar o móvel para frente e para trás, limpando as rodinhas de modo que elas não deixarão mais marcas no chão.

Telas

A tela das cadeiras pode ser limpa com um pano de limpeza e água morna. É importante certificar-se de que não há um excesso de água no pano.

O pano pode ser usado para limpar toda a tela, e as fissuras ou rachaduras podem ser limpas com o auxílio de um cotonete, tudo isso para manter o item em bom estado de conservação.

Polido e partes de plástico

Os apoios dos braços e a parte da sustentação das cadeiras geralmente são feitos de material polido ou de plástico. Para limpá-los, pode ser usado um pano seco ou umedecido com uma solução de limpeza tradicional. O importante é, nos casos em que for usada a água, não se esquecer de secar a cadeira para não gerar manchas.

Não se esqueça de utilizar o manual de instruções do fabricante da sua mobília de escritório home office, pois as dicas mais importantes de como limpar sua cadeira estarão presentes nele. Vale ressaltar que é de extrema importância que você adquira cadeiras de escritório de fabricantes bem-conceituados no mercado, garantindo, dessa forma, uma durabilidade maior.

Gostou de saber como limpar cadeira de home office? Agora, conheça o modelo de cadeira de escritório adequado para a sua necessidade e saiba qual é o melhor para você!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.