comprar móveis online

É seguro comprar móveis online? Veja o que avaliar nessa hora!

Se você faz parte do grupo de pessoas que não sente segurança ao comprar móveis online, porque gosta de avaliar pessoalmente, sentir o material e o nível de conforto, temos alguns benefícios dessa ação, que podem aumentar a motivação: a variedade de opções, a otimização de tempo, a comodidade e, muitas vezes, até melhores preços.

Apesar disso, é compreensível a insegurança ao comprar móveis online. Porém, existe uma série de recomendações que, se seguidas, tornam esse tipo de consumo tão seguro quanto o presencial. Afinal, não é à toa que as compras online cresceram 47%, só no 1º semestre de 2020, e se tornaram o método preferido de muitos durante a pandemia do coronavírus.

Então, quer saber como não errar na hora de comprar móveis online? Vamos ajudar você. É só continuar a leitura do post!

O que analisar ao comprar móveis online

Já falamos para você alguns dos muitos benefícios de comprar móveis online, mesmo que algumas pessoas ainda permaneçam resistentes. Afinal de contas, as marcas estão se adaptando cada vez mais para oferecer uma melhor experiência ao cliente, com maiores detalhes sobre medidas, especificações de materiais, fotos etc. Confira, a seguir, o que analisar para fazer esse tipo de compra de forma correta e segura.

Medidas

Essa recomendação serve para compras online e presenciais. Porém, na presencial, ainda é possível visualizar com maior propriedade o tamanho do móvel desejado e diminuir as chances de se surpreender negativamente por imaginar que o móvel seria bem maior ou menor.

No meio digital, essa atenção deve ser redobrada e, necessariamente, incluir o uso de uma fita métrica para garantir que o móvel tenha a medida correta e adequada para o espaço que você deseja.

Descrição dos produtos

Aproveite a comodidade das compras virtuais para reler com atenção, quantas vezes for necessário e no horário que preferir, a descrição dos produtos desejados. Isso é importante porque, por exemplo, na imagem, você pode ficar em dúvida de qual material se trata. A descrição evita que haja surpresas desagradáveis com a chegada do produto.

Em outras palavras, a descrição funciona como um complemento da imagem, para que os clientes fiquem mais seguros com a compra e possam consultá-la sempre que necessário para saber as recomendações de cuidado, nível de complexidade, montagem etc.

Cadeado de segurança do site

Certificados e cadeados de segurança no site significam que a plataforma recebeu senhas criptografadas para tornar a transmissão de informações entre o usuário e a página mais segura, como dados bancários, número de documentos e dados do cartão de crédito. Porém, esses dois itens não são suficientes para garantir a segurança da plataforma, mas são indícios de que se trata de uma autoridade confiável.

Opiniões de outros compradores

Você achou a cadeira de escritório muito bonita? Procure pela opinião de outros compradores para se certificar de que, além de estética, ela cumpre os requisitos de conforto. Normalmente, os sites disponibilizam as avaliações na própria página, o que também é outro índice de segurança da plataforma. Inclusive, essa é uma das vantagens de comprar móveis online e não presencialmente, já que consultar e descobrir a opinião de outros compradores, nesse último caso, não é tão simples.

Outra dica nesse sentido é procurar pela opinião dos consumidores no Procon e em plataformas especializadas, como o Reclame Aqui, que reúnem reclamações de diversas marcas em diferentes lugares do Brasil e permitem a resposta das empresas. Assim, é possível avaliar a quantidade de vezes que uma marca em questão foi mencionada e como ela reagiu a isso.

Formas de pagamento

Nas compras virtuais, as formas de pagamento mais utilizadas são o cartão de crédito/débito, a transferência bancária e o boleto. De qualquer forma, é fundamental conferir logo de início as formas de pagamento da marca para que você não perca tempo e seja negativamente surpreendido no final.

Ainda, certifique-se sobre o funcionamento de devolução dos produtos e as políticas de troca, caso o produto apresente algum defeito ou você não tenha satisfação com o resultado final. Geralmente, essas informações ficam disponíveis em uma aba específica no site, como no próprio catálogo de produtos.

Consulte o frete

O frete costuma ser um dos primeiros itens a serem analisados nas compras virtuais, mas não custa lembrar de ficar de olho nele, já que, em alguns casos, a taxa pode exceder o valor da compra. Afinal, a determinação do valor considera dimensões da peça, o peso e a distância entre o endereço da entrega. Assim, priorizar sites que residam em regiões mais próximas de onde você mora pode ser a opção mais acertada.

Serviço de montagem

Especialmente se você não tem conhecimento de ferramentas e manuais de instrução, é indispensável que o serviço de montagem e os itens necessários sejam incluídos na compra. De qualquer forma, nada impede que você contrate o trabalho por fora. Porém, considere o valor extra que precisará ser depositado. Se não valer a pena, priorize a compra de móveis com montagem simples ou que já são entregues prontos.

Prazo de entrega

Especialmente se um dos critérios utilizados para preferir comprar presencialmente no lugar do virtual é a rapidez da entrega, é indispensável ficar de olho no prazo de entrega e nas avaliações de outros clientes quanto ao cumprimento dos prazos estabelecidos.

No entanto, considere que a compra de móveis em lojas físicas nem sempre entrega os móveis no mesmo dia. Então, esse critério para preferir a compra presencial pode não fazer sentido. Em todo caso, o tempo de espera leva muito em consideração o frete escolhido, que pode ser o expresso ou o convencional.

Percebeu como comprar móveis online pode ser mais seguro e vantajoso do que você poderia imaginar? Para isso, é importante seguir as recomendações apresentadas e deixar o impulso de lado. Nesse sentido, a Flexform pode oferecer exatamente o que você precisa, como inovação e tendências de mercado e consumo.

Gostou do post e já sente mais segurança para realizar a compra de móveis online? Confira nosso site e faça o teste com os nossos catálogos de produtos!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.