5 mudanças práticas para tornar o escritório mais confortável!

6 minutos para ler

É comum encontrar profissionais que estão em busca de melhorar a sua produtividade por meio da aquisição de novos equipamentos, do uso de plataformas e da realização de treinamentos. Esses fatores ajudam bastante, porém o ambiente influencia o bem-estar dos colaboradores, que tendem a trabalhar mais motivados diante de determinadas condições. Até a decoração interfere na produção.

Neste conteúdo, vamos apontar as mudanças que fazem diferença para montar um escritório confortável. Por outro lado, vamos mostrar a relação entre o conforto e o rendimento em um escritório e explicar a maneira como o conforto do ambiente pode promover a criatividade, a segurança, o bem-estar e melhorar as relações interpessoais em uma empresa. Quer descobrir como é possível tornar o projeto de um escritório mais confortável? Prossiga a leitura!

Relação entre o conforto e a produtividade em um escritório

Um aspecto relevante ao pensar em ações que promovem o desempenho da equipe é o conforto dos profissionais. Ele está diretamente relacionado à produtividade, ao fluxo de tarefas e aos colegas de trabalho, além das estruturas organizacionais. Trabalhar em ambientes confortáveis produz benefícios de curto, médio e longo prazos para os trabalhadores e os líderes empresariais.

O design, o mobiliário, a decoração e o piso geram sensações de bem-estar. Esses e outros fatores são captados pelo cérebro e melhoram o desempenho dos profissionais. Consequentemente, eles impactam diretamente na saúde dos funcionários e no retorno financeiro para as empresas. Dessa forma, a eficiência das equipes pode ser aumentada por meio de investimentos em diversas soluções.

Promoção de melhorias nos escritórios

Os locais de trabalho bem-planejados, a disposição da mobília e a organização dos objetos facilitam o convívio das pessoas e aceleram a produção. Por outro lado, o conforto térmico é outro ponto que merece destaque. Se um ambiente for muito frio ou muito quente, o organismo gasta mais energia para adaptar o corpo, e isso gera desconforto.

Os colaboradores passam várias horas nos locais de trabalho, e esse tempo precisa ser bem aproveitado. Por isso, é importante investir para que as salas e os escritórios sejam agradáveis, práticos e organizados.

Principais mudanças para tornar um escritório confortável

Há muito tempo, a comodidade se tornou uma condição relevante para melhorar a performance dos trabalhadores. Porém, ele somente pode ser reconhecido pelos profissionais que atuam nas organizações e também depende da percepção pessoal de cada pessoa. Observe, a seguir, as 5 mudanças que podem ser realizadas em ambientes de trabalho e que farão toda a diferença!

1. Aposte em móveis amplos e funcionais

Para manter o escritório organizado, conte com móveis funcionais e amplos. As mobílias devem combinar com o design e ter medidas exatas para não causar desconforto. Alguns itens são relevantes para transmitir a sensação de aconchego e acolhimento — por exemplo, as mesas. Não se esqueça de verificar a combinação de cores ideal para cada área.

2. Invista em cadeiras confortáveis e de qualidade

As cadeiras são peças importantíssimas para o conforto dos funcionários. As pessoas que passam muitas horas sentadas na mesma posição podem sofrer lesões na coluna, dores de cabeça e pescoço e outras consequências desfavoráveis pelo uso de itens simples. Sendo assim, procure opções ergonômicas para utilizar nas empresas. Essas alternativas permitem o ajuste conforme a estrutura física de cada colaborador.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado: alguns com preços mais acessíveis, e outros um pouco mais caros. Na hora de escolher, observe quais são os mais confortáveis e que vão auxiliar nos rendimentos dos usuários. Eles passarão a maior parte do dia utilizando cadeiras, que devem ter encosto e assentos reguláveis.

Confira se é possível ajustar a altura, se a cadeira conta com apoio para os braços e para a cabeça. A respeito do design, avalie se esse móvel vai combinar com o estilo de decoração e com o ambiente no qual será inserido. O modelo e as cores das mesas e das poltronas que fazem parte da composição do cenário.

Todos os detalhes são importantes para adquirir itens bonitos e que se encaixem perfeitamente nos ambientes. Além do mais, os materiais usados na confecção das cadeiras ergonômicas também deverão ser considerados. Há peças de metal, plástico, tela, nylon, couro e outros tecidos que influenciam nas questões de durabilidade e estética.

3. Cuide da climatização e ventilação

O aparelho de ar condicionado precisa ser ajustado para que a climatização do ambiente seja favorável ao aumento da produtividade. Em algumas situações, a ventilação é essencial para deixar o local mais confortável. Portanto, manter as janelas abertas pode ser ainda mais importante, principalmente em épocas de pandemia, para a proteção da saúde dos funcionários.

4. Controle a luminosidade

A luz natural auxilia na proteção dos olhos, na regulagem do sono e na ativação do ciclo circadiano. Já a iluminação artificial adequada evita o cansaço da visão e produz boa sensação visual aos trabalhadores. A luminosidade é uma ferramenta que pode ser usada para melhorar a performance das equipes. É necessário que ela seja planejada por profissionais especializados.

Os projetos luminotécnicos, além de seguirem as Normas Técnicas Brasileiras (NBR), são relevantes para evitar prejuízos gerados pelo desconforto. Com a aplicação de luminárias LED de luz branca, os colaboradores vão se manter mais ativos e despertos para a execução das atividades. Elas evitam o cansaço, a fadiga, a falta de estímulos, o ofuscamento e outras interferências negativas.

5. Pense em um estilo de decoração agradável e inspirador

Diversos elementos fazem parte da decoração dos ambientes para torná-los mais confortáveis e aconchegantes. Decorações simplistas ou sofisticadas formam estilos diferenciados em escritórios conforme as necessidades de cada negócio. Os quadros são alternativas que ajudam a evitar a tensão e servem como pontos de fuga em momentos de estresse. Outros objetos decorativos devem ser escolhidos para estimular os funcionários.

Essas são as 5 mudanças práticas para tornar o escritório confortável. Aproveite todas as dicas para desenvolver excelentes trabalhos e tornar cada ambiente decorado, exclusivo e único. As equipes se sentirão mais motivadas ao perceber que passarão as suas horas de trabalho em locais planejados para promover o seu conforto.

Ficou com dúvidas sobre este tema ou sobre assuntos relacionados? Entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário