especialização em arquitetura

 7 razões para investir em uma especialização em arquitetura

A arquitetura é uma área bem atrativa e recompensadora para quem deseja tem afinidade com esse meio. Hoje temos o privilégio de ver grandes obras e construções cada vez mais elaboradas e sofisticadas. Os arquitetos e profissionais do ramo podem trabalhar em várias áreas, como obras arquitetônicas, pesquisas e elaboração de projetos.

Quem trabalha nesse setor sabe o quanto o mercado está competitivo nos últimos anos e como é difícil se destacar diante de tanta concorrência. Neste post vamos falar sobre as vantagens de fazer uma especialização em arquitetura. Aqui, você vai descobrir como se diferenciar de outros profissionais que atuam no mesmo mercado e por que é importante estar por dentro das novidades da área. Acompanhe!

Quais são os profissionais que atuam na área da arquitetura?

Os profissionais da arquitetura têm diversas possibilidades de atuação devido às exigências da sociedade moderna. Eles estão sendo muito procurados para trabalhar no gerenciamento de projetos de todos os portes e segmentos.

Conforme a tecnologia avança e as necessidades se modificam, novas profissões vão surgindo. Veja a seguir as mais conhecidas!

Diretor de tecnologia

Diretor de tecnologia é uma função nova e importante a ser desempenhada pelos arquitetos. Ao profissional, cabe a responsabilidade de se atualizar para trabalhar com as soluções tecnológicas que vão sendo disponibilizadas. Entender das suas vantagens e saber coordenar a equipe para extrair o máximo de resultados das soluções é uma das competências exigidas para a ocupação desse cargo.

Paisagista

O paisagista é o profissional que trabalha com topografia, fazendo análise dos locais, elaborando pareceres e buscando a aprovação de projetos junto a órgãos ligados às Prefeituras Municipais. Ele também pode atuar em projetos urbanos que envolvem paisagens naturais, nos locais públicos ou nas residências, valorizando os espaços com beleza e muito requinte.

Restaurador de edifícios

Como o próprio nome revela, esse profissional trabalha restaurando os marcos históricos. Ele cuida de todos os detalhes e, ao mesmo tempo, deve fazer o possível para manter a obra impecável.

Atua principalmente em construções com mais de 100 anos, sendo um especialista em restauração, procura manter a exatidão da arquitetura original. Utiliza métodos para manter a estética da construção.

Especialista em iluminação

Um especialista em iluminação trabalha em espaços grandes ou pequenos, fechados ou até mesmo ao ar livre. Todos os projetos precisam de luminosidade para valorizar o ambiente, dando aquele toque de elegância e sofisticação que os locais necessitam. Esse profissional cuida da iluminação para melhorar a autoestima, a saúde física e mental, e o humor das pessoas.

Como se destacar na profissão no ramo da arquitetura?

Você já deve ter percebido que apenas o diploma de graduação não é mais suficiente para um currículo promissor. Um curso de pós-graduação valoriza o profissional, atribuindo a ele novas competências pelo aprofundamento dos conteúdos. Os profissionais em início de carreira enfrentam algumas dificuldades, como:

  • ausência de preparo e de experiência;
  • concorrência demasiada dos profissionais;
  • clientes que não pagam e não reconhecem o seu trabalho;
  • falta de atualização para o ramo escolhido.

Caso você tenha se identificado com um desses ícones e deseja ter um futuro favorável na profissão, talvez seja a hora de mudar e buscar novos horizontes. Em tempos de crise, é indispensável procurar oportunidades de aperfeiçoamento e se reinventar para encontrar novas possibilidades. Talvez uma pós-graduação seja um ótimo caminho a seguir.

Quais são as vantagens de fazer uma especialização de arquitetura?

Apesar da formação em arquitetura envolver um processo árduo e longo, muitos recém-formados ficam com dúvidas sobre em que área trabalhar. Existem inúmeras carreiras possíveis, por isso é importante dar continuidade ao aprendizado. Veja a seguir as vantagens de fazer uma especialização!

1. Atuação na área do seu interesse

Durante a especialização, você vai definir em qual área vai realmente atuar dentro do ramo da arquitetura para se destacar. O conhecimento do profissional é ampliado e aprofundado, indo além dos conteúdos vistos na faculdade.

2. Atualização profissional

Para progredir é preciso sempre se atentar às atualizações do segmento. Nas aulas de pós-graduação, as novidades são trazidas ao debate, permitindo a formação de opinião crítica para impactar as atividades realizadas pelo arquiteto. Por outro lado, são abordadas as tendências da profissão para o futuro.

3. Aumento nas chances de promoção

O profissional que se qualifica tem mais possibilidades de ser promovido. A obtenção de novos títulos aperfeiçoa as habilidades e é um diferencial para a empresa que contrata o arquiteto.

Os novos conhecimentos ajudam a solucionar entraves na produção, na aplicação de recursos, no planejamento de pesquisas, na elaboração de estratégias de marketing e em outras situações do dia a dia de trabalho.

4. Abertura de portas

Com a realização de cursos específicos, você consegue visualizar a possibilidade de explorar outros caminhos. As portas podem se abrir, ainda que falte experiência prática, pois os conhecimentos adquiridos são reconhecidos por muitas empresas.

5. Fortalecimento do currículo

Se você está pensando em mudar de emprego ou em aproveitar vagas de trabalho que são ofertadas por companhias de renome, faça uma pós-graduação e se posiciona à frente dos seus colegas de profissão. O currículo de quem não se acomoda após a graduação é fortalecido, já que as grandes empresas dão importância aos investimentos em capacitação.

6. Ampliação da rede de contatos

Estudar sempre facilita o seu networking. Esse é um benefício para quem visa à construção de uma rede de contatos mais sólida, pela troca de informações com outras pessoas que têm os mesmos interesses. Colegas de trabalho e professores com experiência profissional são ótimos para indicar vagas de trabalho.

7. Visão para empreender

Tornar-se um empreendedor é um desafio para quem faz a faculdade em universidades tradicionais. As aulas da graduação não são voltadas para a formação de empreendedores, apenas focam na transferência de conteúdos teóricos. Na especialização você pode criar objetivos para montar o seu próprio negócio, visto que a sua visão será ampliada para analisar outros nichos mais promissores.

Essas são 7 das razões para investir em uma especialização em arquitetura! As especializações e os cursos em áreas específicas são essenciais para que os profissionais do ramo se mantenham ativos no mercado, conseguindo desenvolver novas habilidades e tornando-se especialistas em determinadas áreas.

Gostou de saber mais sobre o assunto e quer ter acesso a outros posts como este? Assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.