home office pequeno

Home office pequeno: veja 6 dicas para melhorar a organização

Com a pandemia, o trabalho remoto cresceu e se tornou parte da vida de muitas pessoas. Porém, nem todo mundo tinha um espaço apropriado para realizar as atividades corporativas. Foi preciso aprimorar e criar um ambiente de trabalho ordenado para garantir produtividade e conforto, mesmo com um home office pequeno.

Por estar cada vez mais comum, muitas pessoas estão investindo em ações para deixar o escritório em casa mais aconchegante, tranquilo e apropriado para o trabalho e, até mesmo, os estudos. Mas não se engane, não é porque o trabalho é na sua própria casa que o home office precisa ser bagunceiro e desorganizado.

Quando pensamos em decoração para ambientes profissionais, a produtividade e o bem-estar estão em jogo. Por isso, eles precisam ser levadas a sério. Para ajudar você, separamos 6 dicas para otimizar e decorar um home office pequeno, deixando o espaço muito mais funcional e inspirador. Continue a leitura para descobrir!

A importância do home office estruturado

A importância de se manter o espaço de trabalho em casa organizado vai muito além de apenas estética. Essa estruturação auxilia na concentração e aumenta a produtividade. Porém, para facilitar esse processo, é fundamental separar as funções de casa e do trabalho, principalmente no ambiente em que cada tarefa é feita.

Para adequar essa modalidade de trabalho à sua casa e ao seu estilo de vida, separamos 6 dicas práticas e essenciais que vão ajudar você a transformar o escritório em casa em um ambiente muito mais agradável, eliminando pontos de distração.

6 dicas para organização de home office pequeno

Pense nas cores

A base da decoração em qualquer ambiente é a pintura. Ela atuará como uma espinha dorsal para o que vem depois, como combinações de móveis e objetos que criam uma harmonia, já que o restante dos elementos decorativos contrastará com os tons das paredes.

Além da questão estética, as cores atuam diretamente nas emoções e nos sentimentos, influenciando de forma positiva ou negativa o nosso humor e, até mesmo, a produtividade no espaço. Combinar as cores da parede com objetos decorativos é uma boa maneira de harmonizar o espaço.

Cores vivas e fortes, como vermelho, amarelo e laranja, ajudam na energia, na criatividade e no foco. Já os tons de azul e verde são bons para acalmar e criar um ambiente mais tranquilo. Entretanto, as tonalidades precisam ser usadas com moderação, pois, se aplicadas de forma exagerada, podem causar estresse, ansiedade, irritação e até preguiça.

Não misture vida pessoal com home office

Trabalhar de casa pode trazer vários benefícios, mas também tem suas desvantagens, se o trabalho não for levado a sério. Um dos principais pontos para organização e produtividade é criar um limite entre vida profissional e pessoal. Não é porque o trabalho está sendo feito de casa que ele não merece os mesmos cuidados que quando realizado no escritório.

Primeiramente, comece arrumando-se normalmente para seu dia de trabalho, tomando banho e colocando uma roupa apropriada — nada de ficar de pijama o dia todo. Depois, estabeleça horários fixos para a jornada, evitando misturar as tarefas de casa durante o período.

Evite, também, levar pratos e outros objetos de cunho pessoal para o home office. Se você mora com mais pessoas, converse sobre o seu expediente e crie regras para que não existam interferências. Ao reservar um espaço próprio para o trabalho, fica muito mais fácil de organizar a mente e manter uma rotina produtiva e saudável.

Priorize a iluminação natural

A iluminação natural é muito importante para o home office pequeno, já que ela pode aumentar o espaço e ainda garantir mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Sempre que possível, monte seu ambiente de trabalho em uma área iluminada e com a mesa próxima da janela.

Além de ajudar na questão do tamanho do cômodo, um home office com luz em abundância ajuda na hora de escrever, ler e aumentar a produtividade. Isso também contribui com a ventilação e agrega na hora de apreciar a vista e descansar os olhos durante os intervalos do expediente.

Mantenha a mesa limpa e organizada

Uma regra de ouro na hora de organizar um home office pequeno é a limpeza da mesa. Um espaço de trabalho bagunçado e acumulativo só gera prejuízos nos resultados, interferindo na produtividade diária. Evite espalhar objetos na mesa e acumular papéis e itens de papelaria. Caso você trabalhe com documentos e impressos, uma boa solução é apostar em pastas e caixas organizadoras.

Diariamente, reserve alguns minutinhos para limpar a mesa antes de começar a trabalhar, retirando a poeira e o acúmulo de objetos desnecessários. Esse hábito, por mais simples que pareça, faz uma diferença enorme na hora de manter o foco e a clareza mental.

Invista em conforto

Com home office pequeno, o conforto precisa vir em primeiro lugar. Nada de trabalhar na cama ou sentado no sofá. Você precisa separar um espaço específico da sua casa para o expediente. Pode ser um canto do quarto, um cômodo próprio ou, até mesmo, uma mesa na sala, desde que bem organizada. Lembre-se: esse é o lugar da casa onde você vai passar grande parte do dia.

Nesse sentido, priorize sua postura e saúde, lembrando das regras de ergonomia, como tela do computador na altura dos olhos — isso evita problemas de coluna e fadiga — e móveis confortáveis para a jornada. Gaveteiros, estantes, nichos e organizadores são ótimos coringas para ajudar na organização e no conforto do espaço pequeno.

Escolha bem os móveis

Falando em conforto, não podemos nos esquecer da cadeira, sua principal companheira durante todo o dia de trabalho. Uma boa cadeira, com encosto para coluna e cabeça, ajudará você a manter o foco e a produtividade, além de garantir saúde.

Isso porque, a longo prazo, usar uma cadeira ou mesa de jantar para longas horas de trabalho pode causar problemas sérios na sua coluna. É fundamental que você invista em equipamentos ergonômicos e apropriados para o home office, como mesas, cadeiras, suporte para pés, monitores e outros objetos.

Flexform presente no seu home office

Na Flexform, estamos sempre somando esforços para o contínuo desenvolvimento de produtos que atendem às demandas e necessidades de ergonomia que o trabalho remoto precisa. Nosso objetivo é garantir cadeiras que retratam as características de cada indivíduo, proporcionando saúde, bem-estar, conforto e, consequentemente, produtividade. Além disso, também fabricamos modelos personalizados para que você possa ter sempre o melhor.

Conservar o home office limpo, evitar misturar itens de uso profissional com os pessoais e investir em móveis de qualidade são medidas importantes para ajudar no foco e na qualidade do trabalho entregue. Com um home office pequeno, é ainda mais importante garantir organização e planejamento para não prejudicar o expediente.

Essas 6 dicas vão ajudar na hora de manter um ambiente de trabalho muito mais organizado e preparado para as tarefas. Se você deseja conhecer mais sobre os produtos da Flexform, entre em contato conosco e conheça todo nosso catálogo!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.