layout de escritórios layout de escritórios

Layout de escritórios: 4 erros que você deve evitar!

6 minutos para ler

O layout de escritórios influencia na produtividade dos colaboradores, assim como na cooperação entre as equipes e interação entre os seus integrantes. O ambiente de trabalho é muito importante para a eficiência dos trabalhadores, já que pode proporcionar conforto e bem-estar. Se ele estiver organizado e for acolhedor, haverá um maior engajamento e a motivação dos profissionais aumentará.

Neste post, vamos abordar os 4 erros que não devem ser cometidos ao projetar o layout de escritório. Além disso, vamos descrever o que é, como funciona e quais são os impactos do ambiente de trabalho na rotina e no desempenho dos colaboradores de um escritório.

Gostaria de saber quais erros precisam ser evitados na execução do layout de escritório? Continue a leitura!

Entenda o que é layout de escritórios

O layout dos escritórios é a disposição espacial do ambiente ou um arranjo físico por meio do qual a eficiência das equipes pode ser elevada consideravelmente. Trata-se de uma técnica administrativa utilizada para ajustar os processos produtivos e reduzir a perda de tempo durante a realização das etapas de trabalho. Além do mais, é o ponto-chave para a otimização do fluxo dos procedimentos.

Esse layout é definido conforme os aspectos do ambiente de trabalho. Hoje, os líderes empresariais estão voltados a sua personalização e flexibilidade. As empresas escolhem as mobílias, as cores e a disposição dos elementos de modo harmônico com o objetivo de transmitir a sensação de conforto para os usuários.

Para que o layout ajude a aumentar a produtividade, os espaços devem ser planejados de acordo com as particularidades do negócio. Às vezes, fica impossível oferecer privacidade em tempo integral, porém, nesse caso, é aconselhável separar um local onde os trabalhadores consigam encontrar refúgio em momentos de tensão e estresse.

Saiba como funciona o layout de escritórios

Em algumas situações, o convívio em grupo é mais importante do que a privacidade, devido à necessidade de trocar informações, compartilhar dicas, aconselhar e alcançar resoluções. Esses conceitos devem ser trabalhados para que ninguém permaneça completamente isolado.

Um ambiente com visual poluído, com pouco espaço, bagunçado e sem os móveis adequados prejudica a lucratividade dos empreendimentos. Isso porque causa desconforto nos trabalhadores, que podem, inclusive, desenvolver doenças ocupacionais. Devido a esses fatores, inúmeras organizações estão reformulando os seus cenários para melhorar a qualidade de vida de todos e favorecer o crescimento dos negócios.

Também é indicada a separação de salas para reuniões com a inclusão de mobílias inteligentes para o aproveitamento dos espaços. Existem opções flexíveis para garantir a privacidade e a troca de informações entre os usuários. Uma ideia interessante é a colocação de paredes móveis que podem ser elevadas e abaixadas ou então manter uma certa distância entre as mesas.

Compreenda os impactos do layout de escritórios na rotina

O layout do escritório impacta diretamente na rotina e no desempenho dos usuários. Ele geralmente precisa ser melhorado para otimizar o uso das estruturas físicas e para distribuir de forma inteligente as mobílias e as acomodações.

A distribuição equivocada dos móveis e dos equipamentos interfere na disposição do espaço e pode até causar desânimo. Contudo, se o layout estiver adequado, as equipes se tornam mais eficientes e o seu rendimento ultrapassa a média. Os colaboradores trabalham melhor porque se sentem satisfeitos e demonstram isso por meio do seu comportamento.

A luminosidade é outro fator relevante a ser analisado, pois as fontes de luz natural melhoram a produtividade. As janelas servem para que os colaboradores tenham uma fuga por breves momentos quando acontecer certos problemas. Mas é claro que as luzes artificias também devem ser avaliadas antes de serem instaladas. Considere a temperatura de cor das luminárias e os estímulos que ela produz nos trabalhadores.

Um ótimo arquiteto consegue transformar espaços apertados e com formatos peculiares em ambientes confortáveis. Você pode mostrar para os seus clientes as melhores maneiras para que se encaixem os elementos indispensáveis, ainda que as salas sejam pequenas. Aponte como otimizar o aproveitamento do layout para que as pessoas possam circular e manter o fluxo de trabalho.

Confira os 4 erros que devem ser evitados na execução do layout

A falta de planejamento dos espaços e mobílias inadequadas podem transmitir uma imagem negativa da empresa. O projeto arquitetônico e os móveis refletem os valores da organização. Portanto, veja a seguir 4 erros que precisam ser evitados na execução do layout!

1. Espaço de circulação restrito

Caso os colaboradores esbarrem uns nos outros no ambiente de trabalho ou nas áreas de circulação, podem ocorrer desentendimentos e insatisfação. Nas áreas de acesso aos postos de trabalho, é preciso ter um vão mínimo de 60 centímetros, se for um único colaborador. Já se houver mais colaboradores, as larguras dos corredores e entre as mobílias devem ser de 120 centímetros ou mais.

2. Distribuição e organização mobiliar

Não é aconselhável utilizar medidas alternativas ou improvisadas em layout de escritórios. Além dos móveis serem colocados nos locais apropriados, os cabos dos equipamentos devem ser instalados corretamente. Entregue soluções adequadas e que contenham as passagens dos fios separadamente de modo lógico. O acesso ao uso e a manutenção também precisam ser facilitados.

3. Cadeiras inadequadas

Cadeiras de pouco valor agregado, geralmente, não contém os requisitos essenciais para o conforto dos trabalhadores. Utilize cadeiras ergonômicas, que ofereçam conforto e durabilidade. O design deve combinar com os demais itens dos cenários, contudo, avalie o custo-benefício de cada item e observe se ele vai agradar os usuários. Substitua os itens quebrados por outros novos e que sejam de fabricantes confiáveis.

4. Móveis disfuncionais

Escritórios com móveis disfuncionais comprometem os projetos de seus líderes. Os defeitos geram reflexos negativos na colocação dos colaboradores no espaço físico e afetam a usabilidade e a ergonomia. Não vale a pena economizar recursos evitando a troca de mobílias que estão causando problemas. Se for necessário, promova a renovação dos itens que fazem parte do layout.

Agora você sabe um pouco mais sobre o layout de escritórios e conhece os erros que deve evitar! Escolha cadeiras confortáveis para substituir aquelas que estão causando desconforto aos profissionais. Garanta cadeiras apropriadas e ambientes agradáveis para os colaboradores e tenha a certeza de que eles vão aumentar a produtividade, além de eliminar os desperdícios e interagir com mais motivação.

Ainda tem dúvidas ou gostaria de registrar a sua opinião sobre o tema? Deixe aqui o seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário