madeira na arquitetura

Madeira na arquitetura: 4 tendências apaixonantes

As tendências na arquitetura para o ano de 2020 são realmente apaixonantes. Os produtos estão ganhando espaço nas decorações de ambientes, nos pisos, nas paredes e em outros itens. As peças cheias de requinte podem receber toque clássico e atemporal para criar uma ambientação diferenciada, sendo associada a diversos metais e, inclusive, ao couro.

Neste post, vamos mostrar quais são as tendências em madeira na arquitetura e apresentar detalhes sobre pisos, revestimentos de paredes e decoração. Além disso, vamos falar sobre a versatilidade dos materiais, bem como a respeito da sustentabilidade e de outras características. Aqui, você vai descobrir como escolher a madeira ideal para ambientes interiores.

Deseja saber mais sobre o assunto? Siga em frente e fique por dentro!

Conheça os aspectos mais relevantes da madeira na arquitetura

O uso da madeira não se limita à decoração, porém ganha ainda mais evidência sendo utilizada em pisos e revestimentos de paredes, por exemplo. Esse material é versátil e, quando utilizado de forma legal, altamente sustentável, além de agregar valor e beleza a qualquer edificação. A madeira apresenta durabilidade e é associada à nobreza.

Descubra as principais tendências no uso da madeira

A madeira está sendo cada vez mais utilizada em fachadas, tetos, móveis e objetos que compõem os mais variados cenários internos e externos dos ambientes. Ela quebra a frieza de outros itens fabricados com aço inox, vidro, ferro, concreto, cerâmica, entre outros. Veja, a seguir, os detalhes sobre as tendências no uso da madeira!

1. Pisos

O piso de madeira nunca deixou de fazer parte dos ambientes externos de casas, empresas, estabelecimentos comerciais, escritórios e de uma infinidade de edificações. Existe, inclusive, uma versão sintética da madeira feita de material laminado ou porcelanato que imita a madeira, que suja menos e é ecologicamente sustentável.

2. Revestimentos de parede e teto

Os revestimentos de madeira para parede e teto são produzidos na forma de ladrilhos ou pastilhas versáteis, que podem contar com as cores dos tijolos, marrom, amarelo etc. Eles dão ao local um toque clássico e remetem à antiguidade, fazendo um enorme sucesso no Brasil inteiro. São fáceis de limpar, duráveis e resistentes à umidade.

3. Decks

Os decks de madeira atuais são antiderrapantes, antitérmicos e confortáveis aos pés. Eles são responsáveis por proporcionar a aparência de amplitude ao espaço, promovendo conforto estético. O ambiente se torna mais harmonioso, com o nivelamento do solo e a correção de possíveis falhas.

4. Bancadas e armários de cozinha

Neste momento, as cozinhas coloridas estão em ascensão, e as completamente brancas estão caindo em desuso. Os armários mais utilizados são nas cores cinza, azul, menta e verde, os quais são fabricados com pontos de madeira. Os balcões, as estruturas, os bancos e as prateleiras também estão ganhando características rústicas.

Entenda a importância de escolher a madeira adequada

Você pode optar pela escolha de tipos sustentáveis, por exemplo: bambu, madeira teca ou itens de demolição. Com a madeira, você poderá variar no tom das cores e nas texturas, aquecer o local, transmitindo a sensação de conforto e aconchego, conforme os estudos da neuroarquitetura, além de incluir a sofisticação em cada detalhe. A mobília deve ser harmonizada, e o espaço otimizado.

Enfim, agora você já conhece as 4 tendências apaixonantes da madeira na arquitetura! Saiba que é indispensável utilizar madeira licenciada para a composição dos interiores, tendo em vista que ela não compromete a sustentabilidade do planeta. Confira a procedência dos materiais antes de fazer a aquisição e contribua com a preservação da natureza!

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos quais são as tendências da atualidade!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.