novo normal novo normal

Novo normal: como serão os escritórios no pós-pandemia?

6 minutos para ler

A pandemia causada pelo novo coronavírus está modificando os espaços corporativos no mundo inteiro. Uma das maiores consequências da chegada da COVID-19 é o foco na proteção dos colaboradores que são os responsáveis pelo sucesso das empresas. O isolamento social levou a maioria das organizações a adotarem o home office para dar continuidade às suas atividades.

Aqui, você vai descobrir como o retorno às atividades na pandemia tem exigido mudanças em empresas e escritórios para garantir a proteção e segurança de colaboradores e clientes. Além disso, vai encontrar 4 ações de proteção e bem-estar que estarão envolvidas no novo normal, com detalhes sobre escalonamento de horários, distanciamento entre mesas e cadeiras etc. Precisa saber como serão os escritórios no pós-pandemia? Siga em frente com a sua leitura!

Quais são as mudanças feitas em empresas relacionadas ao novo normal?

O retorno às atividades durante a pandemia já tem exigido mudanças em empresas e escritórios para garantir a proteção e segurança de colaboradores e clientes. O novo normal trará ainda mais alterações significativas aos cenários corporativos. Por exemplo, as mesas não mais serão utilizadas para colocar plantinhas ou porta-retratos, os objetos pessoais ficarão em armários distantes dos ambientes de trabalho etc.

Estruturas físicas

As mobílias serão separadas por acrílicos, e haverá espaço somente para os computadores. Já as salas de reuniões funcionarão com capacidade reduzida e voltarão a ter janelas para a circulação de ar. As mesas para esses ambientes serão em formato de “U” para facilitar o distanciamento de 2 metros entre os participantes.

Execução das atividades

O trabalho remoto fará parte do cotidiano, porque essa é uma cultura que está sendo desenvolvida e gerando resultados positivos. As organizações estão investindo em equipamentos para videoconferência e outras soluções inovadoras. A ideia é transformar as antigas estruturas em escritórios-conceito para apoiar treinamentos, recepção de parceiros e clientes, por exemplo.

Tecnologias

As tecnologias para evitar o contato estarão presentes em todos os locais, na entrada dos ambientes e nos banheiros. As válvulas de descarga poderão ser acionadas com os pés, e os sensores de iluminação evitarão de acionar os interruptores. Para o controle de acesso, deverá ser adotado código de barras bidimensional ou leitores da íris ou da face.

Serviços de limpeza

As rotinas referentes à limpeza dos ambientes serão modificadas, e os colaboradores deverão seguir protocolos para higienizar as áreas comuns. Se as atividades para a higienização eram realizadas periodicamente, passarão a ser executadas diariamente com o uso de produtos especiais para a desinfecção. Os materiais que chegarem aos escritórios terão que ser higienizados antes do uso.

Os novos layouts contarão com bancadas para a lavagem das mãos, totens com álcool em gel, espaços para limpar os calçados, medição da temperatura dos usuários, luvas e máscaras. Essa deve ser uma tendência a ser adotada no novo normal, onde os cuidados com a higienização e biossegurança serão redobrados.

Quais são as ações envolvidas nos novos modelos de escritórios?

É claro que não foi criada uma fórmula para que os escritórios voltem a funcionar. Cada empresa tem suas peculiaridades, tamanho diferenciado, número distinto de funcionários de acordo com o seu porte, tarefas específicas etc. Porém, alguns aspectos são comuns para esses ambientes. Veja, a seguir, as principais ações de proteção e bem-estar que estarão envolvidas nos novos modelos de escritórios!

Horários escalonados

Analise o perfil dos colaboradores para montar equipes que farão os trabalhos presenciais. Considere os assentos que poderão ser utilizados com a observação do distanciamento de 2 metros. Observe, também, a capacidade da copa, dos banheiros e de outras áreas que precisam ser higienizadas.

As pessoas que desenvolvem bem as suas tarefas e cumprem os prazos em home office poderão continuar trabalhando de suas casas. Avalie todas as condições para organizar as atividades por turnos e coloque o menor número possível de funcionários em uma única sala.

Distanciamento entre mesas e cadeiras

Procure aumentar os espaços entre os colaboradores para que eles mantenham o distanciamento. Os painéis de proteção colocados entre as mesas também são muito importantes para proporcionar segurança a todos. Sinalize as direções de trânsito nos corredores e evite que as pessoas esbarrem umas nas outras. Se for necessário, adie os eventos que causam aglomeração e dê preferência para videochamadas.

Disponibilização de produtos assépticos

O álcool em gel já faz parte do cotidiano e está sendo usado em todos os lugares onde há movimento de pessoas. Disponibilize produtos antissépticos para a higienização de calçados, banheiros, áreas comuns e equipamentos que serão compartilhados. A máscara já é obrigatória e não pode ser esquecida, assim como o uso de talheres, xícaras e copos descartáveis ou de uso individual.

Canetas, grampeadores e clipes devem ser separados. Mantenha a higiene dos pisos todos os dias, e a aspiração dos carpetes deverá ser frequente. Dependendo do material do assoalho, é aconselhável o uso de detergente e água para a limpeza.

Ventilação constante

Facilite a entrada de luz solar e mantenha os ambientes ventilados para que os colaboradores tenham mais qualidade de vida. Abra as janelas e dispense o ar condicionado, que precisa ser limpo com bastante frequência para proporcionar o bem-estar das pessoas. Faça reuniões virtuais com clientes e parceiros de modo que eles não precisem locomover-se até o escritório.

Lembre-se de orientar os trabalhadores para que permaneçam em casa, se tiverem sintomas do coronavírus. Aconselhe a todos que desinfetem frequentemente os seus veículos e auxiliem com a limpeza de ambientes, mesas e bancadas. Ofereça móveis de uso exclusivo para cada colaborador, inclusive as cadeiras que serão utilizadas.

Qual é a importância da adequação das estruturas físicas?

A adequação da estrutura física é muito importante, visto que ela impacta diretamente na prevenção e no controle da disseminação do novo coronavírus. Existem diversas soluções disponíveis para as empresas que têm as mais variadas demandas. Enfrentar esse desafio é uma necessidade, assim como manter a motivação e estimular os demais pode ser complicado em épocas de crise.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o novo normal e também como serão os escritórios e as empresas no pós-pandemia. Esses locais são indispensáveis para o funcionamento das empresas, visto que é neles que a maioria dos empreendimentos se desenvolve. O home office exige a integração entre as equipes e a colaboração de todos.

Achou este conteúdo interessante? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e faça essas informações chegar até os seus amigos!

Posts relacionados

Deixe um comentário