cadeiras de qualidade para sua empresa cadeiras de qualidade para sua empresa

Por que investir em cadeiras de qualidade para sua empresa?

9 minutos para ler

Como as pessoas passam a maior parte do dia trabalhando, os ambientes nos quais elas executam suas atividades devem oferecer boas condições de labor. Além delas cumprirem com seus deveres diariamente, os profissionais conseguem se manter saudáveis no decorrer dos anos. A ergonomia é um conceito que se baseia nas melhores condições de trabalho para os funcionários, priorizando a saúde, o conforto e o bem-estar de todos — e isso passa pela aquisição de melhores cadeiras de escritório.

As cadeiras ergonômicas são ótimas aliadas na busca por melhores ambientes corporativos. O assento certo pode aumentar a produtividade dos trabalhadores, reduzindo o número de afastamentos por problemas de saúde no decorrer dos anos. A NR 17 — norma que regulamenta o uso de equipamentos ergonômicos — deixa claro que o posto de trabalho deve ser adaptado àqueles que laboram por muito tempo sentados. O uso de melhores cadeiras ergonômicas, portanto, é de extrema importância.

Existem diversos motivos para investir em cadeiras de boa qualidade para a sua empresa. Deseja saber quais são eles? Continue a leitura deste post!

Quais são as características das cadeiras ergonômicas de melhor qualidade?

As cadeiras que são consideradas de boa qualidade devem ser apropriadas ao uso de qualquer usuário, de forma que ele realize tranquilamente suas atividades do dia a dia. Veja abaixo quais são as principais características dessas cadeiras!

Devem ter boa estrutura

Segundo o levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o brasileiro trabalha cerca de 39,5 horas por semana, e em muitos casos, passa boa parte dessa jornada em cadeira giratória de escritório. Ficar tanto tempo sentado pode ter algumas consequências, tais como:

  • dores constantes no corpo;
  • desenvolvimento de doenças crônicas;
  • diminuição da fertilidade (homens);
  • aumento de peso;
  • prejuízos à coluna;
  • fragilização da saúde mental;
  • problemas de circulação;
  • redução da expectativa de vida.

Por essas razões, adquirir cadeiras adequadas e de boa qualidade é um fator muito relevante. É preciso analisar alguns pontos para escolher esses móveis, entre eles a necessidade da cadeira ergonômica ter um assento liso e com uma pequena inclinação para trás — isso ajuda os colaboradores a manterem uma boa postura.

Precisam ser reguláveis

A cadeira ideal é sempre a mais confortável. Ela deve ser regulável de acordo com as normas vigentes para atender às diferentes necessidades dos usuários. Entre os aspectos dessas cadeiras corporativas estão alguns pontos que são considerados primordiais. Veja abaixo quais são eles:

  • ter apoio de braço regulável;
  • ter encosto firme e ajustável, que cobre toda a coluna;
  • ter altura e curvatura variáveis de acordo com o tamanho do usuário;
  • contar com rodízios no acolchoamento.

Os rodízios devem funcionar bem em qualquer variação de carga, pois o peso das pessoas varia muito. Além disso, a borda frontal do assento deve ser arredondada, com densidade de espuma específica para facilitar a circulação sanguínea, principalmente na parte inferior do corpo do usuário.

Saiba que também é indispensável atentar-se ao tipo de material utilizado na fabricação e no acabamento do produto, bem como à durabilidade e à possibilidade de tornar a cadeira personalizada para a necessidade de cada ambiente e pessoa que vai utilizá-la.

Necessitam ter um bom custo-benefício

Cadeiras ergonômicas geralmente custam mais caro do que as cadeiras de qualidade inferior, que não oferecem o mesmo desempenho, conforto e a qualidade que uma boa cadeira pode garantir. Além disso, apresentam a necessidade de assistência técnica em um prazo menor de tempo, sendo, eventualmente, substituídas em menos de um ano.

A melhor maneira de investir em uma cadeira é pensar sempre nos benefícios da compra. Uma cadeira de alta qualidade vai garantir o desempenho de seus componentes por um longo período de tempo de uso. Esses equipamentos contam com garantia estendida e assistência técnica.

Precisam ser confortáveis

Qualidade e conforto são sinônimos de bem-estar e produtividade. Proporcionar um ambiente agradável e com assentos confortáveis aos seus colaboradores é o mesmo que garantir a eficiência e a produtividade da equipe. Para que o conforto seja ainda maior, alguns fatores devem ser analisados. São eles:

  • possibilidade de manter a coxa inteira sobre o assento;
  • apoio das costas articulado;
  • apoio da cabeça com regulagem de inclinação;
  • rodinhas de fácil locomoção;
  • molas de suporte de boa qualidade para diminuir o impacto ao sentar.

Algumas cadeiras têm mecanismos que agregam movimentos às suas principais funções. Esses mecanismos podem ser pneumáticos a gás ou de movimento sincronizado de assento e encosto. Quanto maior for o número de componentes, maior vai ser a satisfação de sentar na cadeira.

Devem prezar pela saúde do usuário

As cadeiras são peças-chave para que os colaboradores estejam saudáveis no decorrer da jornada de trabalho. O tipo de físico de quem vai utilizar a cadeira e a função que será exercida também devem ser considerados na hora de comprar o produto. Além disso, adotar hábitos saudáveis durante o expediente pode contribuir ainda mais para o bem-estar da equipe.

Levantar a cada 50 minutos para uma pequena caminhada e beber água, movimentar as pernas, alongar sempre que possível e criar o hábito de arrumar a postura são algumas práticas recomendadas por especialistas para prevenir doenças. Está mais do que comprovado que as pausas causam efeitos positivos na concentração e na criatividade.

Como as cadeiras podem ser escolhidas e o que deve ser levado em conta?

Embora seja possível conseguir boas cadeiras ao seguir algumas diretrizes gerais na hora da escolha, vale a pena lembrar que os requisitos desses itens variam de acordo com os usuários, que podem ter estatura e peso variados. Elas também devem ser do agrado do dono do estabelecimento. Veja a seguir alguns pontos que devem ser avaliados:

  • tamanho ideal informado nas tabelas de medidas disponíveis;
  • medidas que tornam a cadeira ergonômica apropriada ao uso de todos;
  • alavancas, pedais e outros ajustes fáceis de usar da cadeira.

Além disso, pense nos pés das pessoas que vão usar o assento: eles devem estar firmemente plantados no chão. Opte, portanto, por cadeiras com regulagem na altura.

Também é importante fazer uma pesquisa da reputação do fabricante no mercado. Ele deve ser bem-visto e ser de confiança, pois o trabalho da sua equipe, que passa tanto tempo sentada, depende da compra de mobília apropriada.

Esses são apenas alguns pontos que devem ser averiguados com muita calma antes de adquirir as melhores cadeiras de escritório para a sua empresa. Dê uma olhada na internet, nas lojas tradicionais e opte por aquele vendedor que ofereça cadeiras de boa qualidade e que preste suporte técnico na manutenção dos produtos. Esse serviço de adequação e reparos é um diferencial que precisa ser oferecido aos clientes.

Quais são os tipos de cadeiras ergonômicas para empresas?

As cadeiras apresentam tamanhos e formatos diferenciados. As mais comuns encontradas em escritórios e ambientes organizacionais são de dois modelos, que servem tanto para a área administrativa quanto para a diretoria. Verifique abaixo quais são os tipos.

Modelo operacional

Essas cadeiras são ergonômicas, indicadas para o uso em frente ao computador e para demais atividades realizadas no ambiente de trabalho. Elas são mais convencionais e adequadas às pessoas que passam muitas horas no labor.

Com elas, é possível passar 8 horas trabalhando sem ter problemas e dores em várias partes do corpo. Entre as atividades mais comuns realizadas pelas pessoas que usam essas cadeiras, estão:

  • faturamento;
  • serviços da área de contabilidade;
  • controladoria;
  • vendas online.

As cadeiras ergonômicas no modelo operacional também são perfeitas para recepcionistas e telefonistas, que passam muito tempo na mesma posição e em um único local. Elas são peças-chave para que todos os profissionais tenham excelentes dias de trabalho e para que suas atividades possam ser realizadas com ótimo desempenho.

Modelo executivo

São cadeiras mais indicadas para trabalho home office, para as salas de reunião, para os escritórios individuais ou para os chefes. Elas apresentam um preço mais elevado do que as outras. Além disso, são apropriadas para encontros mais rápidos. Essas cadeiras não são adequadas para a execução de trabalhos de muitas horas.

Quais são as vantagens de adquirir cadeiras de boa qualidade para a sua empresa?

São inúmeros os benefícios obtidos por empresários que optam pela aquisição de cadeiras ergonômicas em suas empresas. O principal deles é que essas cadeiras promovem boa postura no trabalho, mantendo os funcionários longe de problemas de saúde.

Outra vantagem que deve ser levada em consideração é a imagem da empresa. Ter móveis com design pouco atrativo faz com que a organização pareça menor do que realmente é, pois quando alguém vai até o estabelecimento em busca de fazer negócios, o contato visual é a primeira impressão que fica.

Agora você já conhece todos os benefícios que as melhores cadeiras de escritório podem proporcionar ao ambiente de trabalho. Não deixe de fazer as suas pesquisas e encontrar opções de cadeiras de excelente qualidade para a sua empresa. Tenha a certeza de que elas serão uma parte fundamental para o sucesso dos seus negócios, já que os seus colaboradores vão estar saudáveis e trabalhando mais animados.

Gostou das informações que selecionamos sobre cadeiras de boa qualidade? Entre em contato conosco e conheça todas as soluções da Flexform em assentos corporativos. Sentar em uma Flexform faz toda a diferença!

Siga-nos nas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário