tipos de cadeira

Como utilizar diferentes tipos de cadeiras na decoração?

Alguns itens são essenciais para compor ambientes de todos os gostos, como sofás, mesas, armários, determinados tipos de cadeira indispensáveis para o dia a dia, entre outros. Esses elementos constituem o básico para se viver com o mínimo de comodidade. No entanto, eles não precisam ser apenas funcionais e podem oferecer uma composição estética alinhada ao estilo de decoração que se pretende fazer.

É comum interpretarmos puffs e poltronas como os queridinhos da vez na hora de decorar uma sala de estar ou um espaço ocioso, em algum outro canto da casa. Porém, isso não é uma regra. Você já reparou como uma cadeira estilosa faz toda a diferença no ambiente? O que define o resultado são os detalhes para escolher o local ideal que abrigue esse móvel.

Quer saber como aproveitar um item tão fundamental de uma forma diferente, elegante e funcional? Acompanhe o post e anote as dicas!

Atente-se à disponibilidade de espaço

Quando começamos a decorar um ambiente, nem sempre há disponibilidade de espaço suficiente para incluir aquela cadeira ou poltrona bacana que você comprou com tantas expectativas. Então, o bom-senso e a perspicácia é o melhor remédio antes de montar o cenário que você desenhou de cabeça.

Analise e meça os lugares estratégicos para ter certeza de que aquela cadeira legal encaixa onde você pensou. Imagine uma cozinha reduzida, onde só cabe uma mesa pequena com duas cadeiras. Para inovar na decoração, você pode escolher cores ou modelos diferentes, que darão mais personalidade e inovação a um dos lugares, tradicionalmente, mais aconchegantes da casa, mesmo que seja pequeno.

Ainda, pensando em espaços menores, entre os tipos de cadeira, as de acrílico ou de cores neutras são modernas e excelentes para ambientes reduzidos. Elas são minimalistas e não trazem o risco de poluir o visual. São, também, bastante versáteis para usar na área externa, na sala ou apenas para decorar.

Por outro lado, é possível ter espaço sobrando. Nessa hora, não é difícil restar, também, aquela dúvida sobre o que usar ali para preencher. Vejamos, com um exemplo prático, o que pode ser feito para otimizar os seus espaços, incorporando uma cadeira no ambiente.

É provável que o seu rack não preencha todo o espaço da parede, assim, a tal dúvida surge, e você se pergunta: o que colocar ali no cantinho? Um puff, uma planta, uma mesinha com luminária? Pode ser qualquer uma dessas coisas, mas também pode ser a sua cadeira bacana. E, além de deixar o local interessante e bem-decorado, é extremamente útil para receber amigos. Afinal, é uma cadeira a mais para acomodar uma pessoa.

Avalie se o móvel compromete a circulação

Conforme, acabamos de ver, o aproveitamento ideal dos espaços é uma regra crucial para que a sua decoração converse perfeitamente com as necessidades básicas. Não podemos esquecer de que decorar faz bem ao espírito, à mente e às emoções. Porém, a usabilidade é uma norma indispensável para o trânsito fluído entre os cômodos de uma casa ou do ambiente de trabalho.

Pensando nisso, é importante avaliar se a sua cadeira decorativa está posicionada adequadamente. Isso não se restringe apenas a esse móvel, mas a todos os demais, de maneira a garantir a harmonia e a circulação livre das pessoas.

Defina o estilo de decoração antecipadamente

Qual é o conceito mais alinhado ao seu gosto e à sua personalidade? Sóbrio e elegante ou contemporâneo e descontraído? Esse passo é importante a ser considerado. Para ajudar a visualizar algumas possibilidades, recorremos a alguns exemplos.

Os ambientes refinados normalmente mantêm um layout mais previsível, ou seja, sem grandes ousadias. Portanto, se a sua casa tem uma área gourmet ou uma sala de jantar requintada, o mais indicado é optar por cadeiras com o mesmo material usado na mesa de jantar.

Então, para acompanhar mesas de madeira, o ideal é escolher cadeiras de madeira. Se a mesa tiver um design contemporâneo, o tipo de cadeira segue esse estilo. Ambientes requintados também podem ter cadeiras estofadas, bem como modelos mais suntuosos, como as tradicionais cadeiras de madeira de assento estofado ou as clássicas Luís XV.

Já nos ambientes descontraídos e modernos, vale misturar materiais mais variados. Aqui, você pode escolher cadeiras de ferro ou de plástico para compor a sua decoração com uma mesa de madeira. Vale, também, usar cadeiras de madeira para acompanhar mesas modernas.

O conceito contemporâneo de decoração está cada dia mais presente nos mais variados ambientes. Talvez, essa preferência se explique pelo design dos móveis: linhas retas, clean e suave, o que agrada um número maior de adeptos. Além disso, é um estilo que sugere mais praticidade até para a manutenção.

Sendo assim, você pode abusar dos diversos tipos de cadeira, explorando o design, as cores, as texturas e os materiais. E o melhor de tudo é que nem sempre é preciso seguir o mesmo modelo de cadeira para uma única mesa.

No entanto, nesse caso, use sempre o seu feeling para não “carregar nas tintas”, garantindo um ambiente harmônico e cheio de bom gosto. Trata-se de arranjos que proporcionam mais descontração e um toque de irreverência, deixando tudo sempre mais livre e solto.

As cadeiras básicas combinam com tudo, já que são leves e simples. Com isso, podem ser usadas em diversos ambientes, como salas de jantar, cozinhas, salas de estar, áreas externas e outros. Além disso, servem para mesas de estudos, em uma escrivaninha, deixando esse espaço bastante estiloso.

Se você ainda não se decidiu pelo estilo que deseja seguir, uma dica interessante é a localização do imóvel. É residência urbana, casa de campo, praia ou apartamento? Essas características também ajudam a tomar uma direção mais clara. De qualquer maneira, você pode optar, simplesmente, pelo seu próprio jeito de ser e decorar a sua casa com o seu DNA, seja campo, seja praia ou cidade. Que tal?

Priorize a durabilidade

Materiais duráveis são cada vez mais valorizados em tempos de preocupação com a sustentabilidade e reciclagem de materiais. A madeira cumpre bem esse papel, além de transmitir um ar de aconchego ao ambiente. Outros materiais podem compor assentos e encostos, mantendo apenas os pés de madeira, no formato palito. É um visual retrô, cheio de estilo, mas, também, contemporâneo, que parece ter voltado para ficar e decorar ambientes variados.

Cuide apenas para escolher os seus tipos de cadeira preferidos de marcas que fazem o manejo florestal responsável, preservando a natureza. São empresas certificadas por órgãos especializados, que garantem a sustentabilidade no uso desse material. Os produtos e as soluções da Flexform oferecem equipamentos de qualidade, reconhecidos no mercado, com design inovador, além de atender a variados estilos.

Se você se identifica com esses valores e deseja saber mais sobre nossos produtos e processos, entre em contato e tire todas as suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.