trabalhar sentado

Como prevenir dores ao trabalhar longas horas sentado?

Com cada vez mais pessoas exercendo suas funções com ajuda das novas tecnologias, trabalhar sentado é uma realidade difícil de ser alterada. E como são longas horas diante de múltiplas telas — computador, smartphone, tablet etc. —, a saúde exige atenção.

Afinal, com o corpo imóvel por muito tempo e movimentos mínimos repetitivos, podem surgir vários fatores que prejudicam o condicionamento físico e a produtividade. Dependendo da situação, ainda acarretam lesões, fadiga, obesidade, dores e até problemas circulatórios.

Neste post, apresentamos algumas dicas de como prevenir ou evitar esses desconfortos e doenças crônicas decorrentes de trabalhar sentado por muitas horas. É extremamente importante tomar alguns cuidados, a fim de ter uma rotina profissional saudável. Confira!

Utilizar uma cadeira adequada e confortável

Algumas empresas ainda não perceberam a importância da ergonomia em seus móveis de escritório. Cadeiras de qualidade e confortáveis, nesse sentido, são o melhor investimento, pois cuidam da saúde do colaborador e aumentam a sua produtividade.

Quando a cadeira é desenvolvida para preservar a postura correta do usuário, ela evita grande parte dos problemas citados ali no início. Afinal, além de espantar a dor nas costas, ela oferece a estrutura necessária para que o trabalho flua sem a interferência de desconfortos.

Manter a postura correta

A cadeira sozinha não faz milagre. Portanto, o trabalhador também deve fazer sua parte ao se policiar enquanto está sentado. A postura correta pode ser incentivada pela inclinação e altura certas do encosto e assento, mas é preciso ir além.

Ao trabalhar sentado, o indivíduo costuma distribuir o peso do corpo de forma desproporcional, o que desrespeita as curvaturas naturais da coluna. Por isso, podem surgir não só problemas nas costas, mas dores em várias partes, do pescoço às pernas.

Levantar-se regularmente

A postura é essencial no dia a dia em frente ao computador, mas ninguém aguenta mantê-la firme por muitas horas sem se movimentar. Então, o recomendado é se levantar a cada 30 minutos sentado durante o expediente de trabalho.

As pausas também são importantes. Logo, ao se levantar da cadeira, fique, pelo menos, três minutos de pé. Se o fluxo de tarefas estiver alto, você pode usar esse tempo para fazer ligações, por exemplo, ou buscar aquele cafezinho.

Realizar alongamentos

Seria ideal que, nos momentos de pausa, ao se levantar regularmente, a pessoa também realizasse alguns alongamentos simples. Esses exercícios são ótimos para melhorar a circulação sanguínea e dar “um respiro” à coluna, às articulações e aos músculos.

Os alongamentos ajudam a afastar a sensação de fadiga e esgotamento, além de relaxarem os músculos — diminuindo a tensão corporal. Assim, em casa ou no escritório, vale a pena esticar os braços, movimentar as pernas e alongar o máximo que conseguir as costas.

Manter essa rotina de alongamentos é fundamental, mas os exercícios físicos regulares também auxiliam a fortalecer o organismo e prevenir problemas de saúde. Além de adquirir a cadeira certa e de criar novos hábitos, ao trabalhar sentado, cuide da postura, levante-se de vez em quando e estique o corpo.

Gostou das nossas dicas para trabalhar sentado sem problemas? Se quiser saber das novidades e ler mais conteúdos aqui do blog, siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn e Youtube.

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.