móveis pé palito

Móveis pé palito: como usar essa tendência atemporal na sua casa!

No universo da arquitetura e do design de interiores, as tendências nem sempre são 100% novas. Algumas novidades do mercado, na verdade, chegam diretamente do túnel do tempo. É o caso dos móveis pé palito, que surgiram décadas atrás e até hoje fazem sucesso em diversos ambientes.

Já que a tendência do momento é essa, resolvemos contar a história desses móveis pé palito, como eles podem ser aplicados na decoração e muito mais. Apesar do estilo retrô, você vai ver que é possível criar ambientes modernos e até minimalistas. Confira!

Qual é a história dos móveis pé palito?

Os famosos móveis pé palito são aqueles com a base fina, cônica, alongada e levemente inclinada para fora. Eles surgiram no final da década de 1940, coincidindo com o fim da Segunda Guerra Mundial. Na época, os efeitos colaterais da guerra foram pesados, mas a sociedade já começava a adotar um estilo de vida americanizado.

Isso significava um consumo diferente de produtos que quebravam um pouco a tradição de décadas anteriores. No início de 1950, por exemplo, os móveis pé palito se firmaram como um ícone na indústria moveleira e nas decorações.

O formato desses móveis tinha um sentido que ia além do estético. Afinal, como o peso do móvel era transferido para o piso, com as bases inclinadas, era possível reduzir a quantidade de material usado na sua produção. Foi por isso que esse tipo de mobília seguiu como tendência nos anos 1960 e 1970.

Apenas alguns detalhes foram sofrendo alterações com o passar do tempo. As estampas mudavam, bem como as texturas e as cores dos produtos. Vale ressaltar que, aqui no Brasil, eles chegaram já na década de 1960, com uma leitura personalizada por designers como Joaquim Tenreiro e Sérgio Rodrigues.

Hoje, a moda voltou, mas os móveis pé palito recebem novas concepções. Ainda que sejam de uma pegada vintage, encontramos modelos mais modernos, feitos em couro, tecido, plástico, metal e até palha. Clássicos e atemporais, deixam qualquer decoração mais leve, charmosa e delicada.

Como utilizar esse tipo de móvel na decoração da casa?

Já deu para notar que os móveis pé palito são bem-vindos pela sua atemporalidade, afinal, fazem sucesso desde o final dos anos 1940! Independentemente do ambiente, é possível criar ótimas composições com esse tipo de mobiliário. É o que vamos mostrar agora!

Sala

Esse é o ambiente que mais se beneficia com os móveis pé palito. Isso porque é bem fácil de encontrar e combinar sofás, poltronas, mesinhas e até estantes nesse estilo. Como os pés são mais altos e dão leveza ao produto, a decoração fica menos densa.

Já que chamam a atenção por si só, esses móveis podem ser mais neutros, a fim de que você consiga trabalhar as cores e estampas em outros pontos da sala. Mas nada impede que aconteça justamente o contrário — fazer do pé palito o protagonista da sua decoração.

Quarto

Nos quartos da casa, você pode ter os móveis pé palito como base da decoração, pois já existe certo equilíbrio em relação à cama, que não costuma ter essa base. Então, dá para aproveitar um pouco do estilo em cômodas, penteadeiras, mesinhas de cabeceira e por aí vai.

Nesse ambiente, também fica legal adicionar cadeiras ou pufes com esses pés. Além de deixar a decoração mais personalizada, esses itens são funcionais, para calçar os sapatos, por exemplo, ou usar a penteadeira. E o mesmo vale até para quartos infantis e de amamentação.

Cozinha

As cozinhas também entram no espírito dessa tendência, principalmente no jogo de cadeiras e da mesa. Mas também é possível incluir outros móveis, como armários, fruteiras, prateleiras etc. O segredo é dosar para que a decoração inteira não fique assim.

Geralmente, as pessoas gostam de mesclar estilos, com diferentes tipos de cadeiras, como veremos adiante. Uma mesa neutra com as cadeiras em pé palito é uma ótima ideia, ou então o contrário. Escolha o que vai ser o destaque e invista no conjunto de peças. Até mesmo eletrodomésticos têm sido feitos com essa releitura retrô — geladeiras, fogões e frigobares são os mais queridos pelos fãs do estilo.

Escritório

Com a crescente necessidade do home office, muita gente decidiu investir em móveis pé palito para o escritório. Da escrivaninha à cadeira, o espaço pode ficar bem leve para longas horas de trabalho ou estudo. É importante apenas escolher produtos de qualidade, que não prejudiquem a ergonomia necessária para o seu bem-estar.

Área externa

Outro espaço que combina muito com os móveis de pé palito é a área externa da casa. Uma bancada com cadeiras ou banquetas nesse estilo fica muito bonita e funcional, sobretudo em varandas gourmet e áreas de churrasco. Jardins e piscinas também se beneficiam desse tipo de decoração, desde que os produtos recebam a impermeabilização necessária para suportar as intempéries.

De que forma combinar móveis pé palito com a decoração?

Várias ideias foram dadas para completar os ambientes com móveis pé palito. Mas como não errar na dose e combinar todos os elementos da decoração? A seguir, você confere algumas dicas!

Mescle estilos

Outros tipos de decoração dialogam muito bem com mobiliário em pé palito. É o caso, por exemplo, do estilo minimalista, vintage e até mesmo clássico, moderno ou escandinavo. O segredo de um resultado harmonioso é apostar em poucos móveis pé palito e mesclar outros objetos e itens que conversem com o design das suas peças.

Combine com outros elementos decorativos

Se você quiser usar uma cadeira pé palito na sua sala de jantar, por exemplo, ou no home office, que tal apostar em uma cor que se repita em outros objetos de decoração? Assim, você cria uma linguagem no ambiente sem sobrecarregar o restante do espaço.

Lembre-se de que não é necessário aplicar a tendência em todos os móveis, mas escolher pontos de destaque. Um pelego jogado sobre uma banqueta ou cadeira de canto fica um charme, bem como almofadas, cortinas e tapetes que combinem com a decoração mista.

Invista em móveis de qualidade

Como falamos, também é válido apostar em uma mobília que não seja apenas bonita, mas durável e resistente. Isso porque os móveis pé palito são mais leves e, se não forem de qualidade, podem sofrer desgastes com mais rapidez.

Portanto, encontre o melhor custo-benefício e priorize o resultado satisfatório da sua decoração — que merece ser utilizada no dia a dia e que não fique apenas exposta como enfeite. A Flexform, por exemplo, tem uma linha especial nesse sentido: a Geos. Dessa maneira, você garante o estilo dos móveis pé palito e a funcionalidade do seu ambiente.

Gostou de saber mais sobre os móveis pé palito? Então, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das últimas tendências do mercado!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.