Curadoria, Ergonomia, Escritório 03/02/2025

Qual o tamanho ideal de mesa para trabalho?

Ter um espaço adequado faz toda a diferença no seu desempenho e qualidade de vida. Dependendo do tipo de tarefas que você realiza, vale a pena investir em uma mesa que facilite seu trabalho.

Algumas características básicas, como o tamanho da mesa e alguns de seus componentes, podem facilitar bastante suas tarefas no dia a dia. Além de proporcionar mais conforto. Se você está na dúvida sobre qual mesa escolher para seu home Office, estamos aqui para te ajudar.

Acompanhe e entenda como escolher a melhor mesa para trabalho.

Qual é o tamanho ideal da mesa para trabalho?

Em última instância, o tamanho ideal para sua mesa depende do tipo de trabalho que você realiza. Em todo caso, você quer, no mínimo, espaço para deixar o seu computador e periféricos sem risco de acidentes. Porém, isso muda se você usa outros equipamentos como parte do seu trabalho.

Por exemplo, se você faz muitas impressões, então deve haver espaço para sua impressora, para o papel utilizado, tintas, entre outros componentes. Se você faz outros trabalhos manuais, também é necessário ter espaço para seus equipamentos e ferramentas. Além disso, considere também o seu conforto e espaço para sua cadeira de escritório, já que isso impacta também em seu trabalho.

O que deve ter na mesa de home office?

Novamente, isso depende do tipo de trabalho que você realiza e do que mais contribui com seu conforto. Porém, há alguns elementos que contribuem para o seu desempenho consistentemente.

Por exemplo, mesas de home office com gavetas e nichos são muito úteis para quem guarda vários documentos e ferramentas. Ou mesmo coisas simples, como papel e caneta, que você precisa ter sempre à mão.

Algumas mesas são mais elaboradas, incluindo armários, gavetas com trancas, suporte para entrada de energia ou mesmo uma bancada ajustável. Vale a pena levar esses pontos em conta enquanto você compara suas opções.

Veja aqui algumas dicas que vão te ajudar a fazer a escolha certa.

Considere seu espaço

O ponto de partida na hora de escolher qualquer móvel, incluindo para seu home office, é avaliar o espaço disponível. Algumas pessoas têm um cômodo separado onde podem montar seu próprio escritório, enquanto outros precisam se ajustar ao que está disponível no momento. Porém, em ambos os casos, há uma mesa ideal para facilitar seu trabalho.

Mesas em forma de L, que ocupam o canto de um cômodo, são bem úteis para maximizar o espaço para equipamentos e ferramentas, mas limitam o espaço disponível para circulação. Se você precisa apenas de um local para colocar seu computador, então uma mesa simples e pequena pode ser o suficiente.

Busque ergonomia e conforto

Se você vai passar várias horas por dia na mesma posição, então é importante que os seus móveis ofereçam o máximo de ergonomia possível. Ficar em uma posição desconfortável por várias horas pode causar vários problemas de saúde, incluindo na coluna e dificuldade de locomoção. Algo que você quer evitar tanto quanto possível.

Muitos fatores podem influenciar na ergonomia da sua mesa. Por exemplo, a altura da bancada em relação à sua cadeira, a disposição de diferentes componentes, entre outros elementos. Pense na posição das suas mãos enquanto trabalha, se você terá espaço suficiente para as pernas, se pode se ajustar com facilidade quando necessário.

Prefira mesas duráveis

Como já mencionamos, uma mesa para home office é um bom investimento. Sendo assim, o ideal é que ela dure bastante tempo antes de ter que ser trocada novamente. Por isso, a recomendação é priorizar mesas que sejam bem robustas, evitando que ela se desgaste muito ao longo do tempo.

Isso é ainda mais importante se você trabalha com equipamentos pesados ou ferramentas que podem danificar a superfície da mesa. Nesses casos, vale a pena investir em uma mesa mais resistente, que suporte todo o peso que será colocado.

Encontre um design que você ama

A prioridade é pensar na funcionalidade da mesa antes da sua aparência. Porém, não faltam opções de design únicas para adicionar ao seu home office. E se você vai passar várias horas no mesmo ambiente, pensar em sua aparência também é uma boa ideia.

Com essas dicas, você já pode escolher sua mesa de escritório ideal. Vale a pena dedicar mais tempo e energia para encontrar a melhor opção. Afinal, é algo que vai impactar diretamente em seu desempenho profissional, assim como o seu conforto.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a escolher a melhor mesa para trabalho.

Gostou? Compartilhe: