espelhos na decoração

Como usar espelhos na decoração do home office? Veja 8 dicas!

Para muitas pessoas, montar um home office tornou-se uma necessidade nos últimos anos. Sendo assim, é preciso arranjar um espaço em casa, investir em armários e encontrar a cadeira certa.

Mas além disso, também é bastante importante considerar a decoração desse espaço, especialmente para quem vai continuar em um sistema híbrido de trabalho. Nesse caso, uma boa ideia é apostar nos espelhos na decoração.

Neste post, confira por que essas peças podem ser ideais para o seu home office. Veja também 8 dicas para usá-las no escritório e saiba onde encontrar inspirações para criar a sua composição. Boa leitura!

Por que usar espelhos na decoração do home office?

Os espelhos são peças valorizadas há muito tempo, sendo criadas desde a Idade de Bronze. Por exemplo, em 1300 na cidade de Veneza, eles já serviam como peças de decoração. Hoje, é difícil encontrar uma casa ou empresa onde não há, pelo menos, um deles. Mas afinal, por que são tão usados?

A primeira resposta tem a ver com a beleza. Sendo peças únicas, capazes de refletir o ambiente, os espelhos trazem dinamicidade a um cômodo e servem como pontos de destaque no local.

Além disso, o espelho é capaz de aumentar a iluminação, já que sua superfície refletora faz com que a luz se espalhe melhor. Por fim, por causa da reflexão, ele tem a capacidade de criar a ilusão de que um espaço é maior. Por isso, é tão usado em ambientes pequenos.

Quais as 8 dicas para usar espelhos na decoração?

Agora que você sabe as vantagens de usar os espelhos na decoração, precisa entender como combiná-los com o resto dos elementos no seu home office. A seguir, confira 8 dicas para fazer isso!

1. Conheça os formatos

Os espelhos podem ser os mais variados possíveis. Você encontra modelos redondos, quadrados, retangulares, com ou sem moldura… as opções são diversas. Nesse sentido, é importante pensar no estilo que se quer passar e em como os detalhes da peça combinam com o espaço para você saber qual é o ideal.

Por exemplo, se quer um estilo clássico com toques de moderno, o espelho Adnet é uma boa opção. Criado na década de 1950 por Jacques Adnet, ele é redondo, em tom de preto, com tamanho de 60 cm e suspenso por uma fivela de couro, que ajuda a destacar a peça em paredes de tons claros. Outra opção é escolher o modelo inverso, na cor branca, que contrasta bem com paredes e móveis escuros.

2. Combine com a pintura

A pintura do home office é muito importante, pois dependendo da cor que você escolher ela pode incentivar a criatividade, refletir a luz natural e, claro, deixar o espaço mais bonito.

É importante considerá-la na hora de escolher o espelho para que também o ambiente não fique sobrecarregado. Por exemplo, se a parede tem um tom laranja, colocar um espelho dourado pode ser um pouco exagerado e causar sensações adversas, como excesso de informação.

3. Invista em uma boa iluminação

A iluminação e o espelho estão diretamente ligados, já que ele vai refletir boa parte dela. Portanto, para não criar reflexos indesejados é preciso saber onde a luz bate e posicionar o espelho no espaço correto. Outra questão é saber o tipo de luz.

Se você tem uma janela grande muito perto do home office, muita luminosidade natural pode ser refletida no espelho e atrapalhar. Nesse caso, pode ser necessário contar com cortinas para diminui-la.

Já em relação ao tipo de luz artificial, as lâmpadas brancas ajudam o espelho a ampliar o ambiente e estimular a produtividade. Porém, para não ficarem em excesso, é interessante usá-las quando as paredes são de outra cor ou você tem móveis em tonalidades que não seja o branco.

4. Considere os outros artigos

O home office deve ser personalizado com o seu estilo. Portanto, antes de usar espelhos na decoração precisa ver o que já está presente no espaço e como combiná-lo.

Por exemplo, se o cômodo segue o estilo gamer, com paredes escuras, objetos da cultura nerd e luz led colorida, apostar em espelhos com molduras contrastantes e linhas retas pode completar a decoração.

5. Combine com móveis de vidro

Espelhos também combinam bastante com móveis de vidro, por exemplo, uma mesa com tampo nesse material. Aqui, a composição é ideal para quem curte um estilo industrial e moderno. Porém, é preciso cuidado. Para não exagerar, evite o uso de várias estampas e muitas cores na paleta do home office.

6. Integre a moldura ao cômodo

Os espelhos na decoração são peças que atraem olhares. Afinal, sua função é decorar e expandir espaços. Sendo assim, vale a pena integrá-lo ao cômodo seguindo a mesma linha dos outros elementos.

Por exemplo, espelhos redondos têm formatos amigáveis e clássicos e podem contrastar bem com madeira, paletas claras e completar uma composição com outros itens de decoração, se for pequeno.

Já linhas retas são mais agressivas, perfeitas para quem quer mostrar seriedade, autoridade e foco. Nesse sentido, combiná-los com paletas escuras e poucos itens de decoração criam uma composição objetiva.

7. Aposte em fragmentos

Você não precisa usar os espelhos na decoração em tamanhos grandes. Afinal, como eles podem ser cortados, é possível escolher formatos diferentes e criar composições únicas.

Por exemplo, se o espelho seguir o molde de pastilhas, é possível criar uma parede inteira ou espaços localizados com os quadradinhos, gerando pontos interessantes de luz, principalmente em espaços pequenos.

Já quem gosta de inovar, pode apostar em um formato personalizado, com moldura colorida, além de destacá-lo na parede com uma cor contrastante nessa área, como se o espelho formasse um quadro.

8. Use espelhos em móveis

Para quem não tem muito espaço e quer usar a parede para outros itens, pode apostar nos espelhos em móveis. Por exemplo, em portas de armário, ele ajuda a ampliar muito mais o cômodo e pode ser útil caso o home office seja no quarto que você usa para se vestir.

Usar espelhos na decoração é uma boa ideia para quem quer ampliar o home office, ter mais luz e deixar o cômodo bonito, trazendo uma sensação de conforto.

Assim, para criar a composição ideal você pode se inspirar em diversas ideias, pesquisando referências nas redes sociais, visitando lojas e antiquários e acessando sites especializados em decoração, como o Pinterest. Dessa forma, você pode pegar essa peça milenar e adequá-la a seu ambiente de um jeito único.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e acompanhe mais novidades para o seu home office!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.