Dicas para montar um cantinho de estudos simples na sua casa

Seja para a escola, seus concursos ou para progredir em sua carreira, é fundamental ter um cantinho de estudos simples dentro da sua casa. Ter o ambiente adequado para se concentrar te ajuda a absorver melhor o conhecimento e evita uma série de distrações comuns no dia a dia.

Nem todos conseguem estudar na cama, no sofá ou na mesa de jantar. Especialmente aquelas pessoas que possuem muitos materiais para administrar em cada sessão de estudos. Nesses casos, o ideal é montar uma área dedicada para estudar. E não dá muito trabalho montar o seu.

Se você está pensando em criar um cantinho de estudos simples em sua casa, confira aqui algumas dicas que vão te ajudar.

Escolha um local com poucas distrações

Um dos primeiros desafios para criar uma rotina de estudos é conseguir se concentrar. Algo bem difícil se há muitas coisas tomando sua atenção, como outras pessoas conversando, televisão, celular, etc. Para melhorar a qualidade dos estudos, o ideal é remover alguns desses elementos.

Sendo assim, na hora de escolher seu cantinho, dê preferência a um lugar mais isolado. Dessa forma, você não terá que dividir sua atenção com muitos outros elementos. Também é importante que outras pessoas respeitem esse espaço e o seu tempo de estudos.

Pense na iluminação

Se a luz do ambiente não for adequada, logo sua visão vai ficar cansada, o que dificulta seus estudos. Sem mencionar que se o sol cai direto no local a maior parte do dia, pode ficar muito quente.

Mantenha sempre na iluminação correta, sem excesso nem falta. Uma luminária pode ajudar a focar em materiais específicos, enquanto a luz de fundo previne o cansaço da sua vista.

Use uma cadeira ergonômica

É bem mais difícil estudar e se concentrar quando você tem muita dor nas costas, problemas de postura e afins. E boa parte desses problemas ocorrem quando você passa muito tempo usando uma cadeira desconfortável.

Vale a pena investir em uma cadeira mais ergonômica, de preferência com ajuste de altura no assento, nos braços e no encosto. Isso vai fazer uma grande diferença quando você tiver que ficar algumas horas por dia fazendo exercícios ou simulados.

Tenha uma mesa com o espaço adequado

Assim como a cadeira, a mesa também tem seu valor de conforto e praticidade. Primeiramente, ela precisa ser grande o suficiente para acomodar todo o material que você precisa de forma confortável. Mas não tanto que acabe atrapalhando sua movimentação.

Pense também na altura da bancada e como ela afeta seu conforto em relação à cadeira. Existem modelos de mesas que também são ajustáveis, o que é mais um bônus. E, claro, algumas gavetas para guardar seus materiais também são muito bem vindas.

Deixe-o sempre organizado

É verdade que, quando você começa a ver muito materiais de uma só vez, alguns deles podem se misturar ou ficar espalhados no seu local de estudos. Porém, logo você vai notar como essa desorganização afeta a eficiência do seu aprendizado.

Por exemplo, pense que você gasta 10 minutos procurando o material certo cada vez que vai estudar. E esse tempo se acumula cada vez que você troca de matéria. No fim das contas, você pode gasta várias horas a mais que o esperado, sem aprender nem descansar.

É um bom hábito manter um cantinho de estudos simples e sempre organizado. Use gavetas, pastas e outros métodos para deixar tudo em ordem e fácil de encontrar. Se você estuda pelo computador, também vale a pena fazer uma limpa nos arquivos.

Tenha todos os recursos que precisa à mão

Falando em organização, outro ponto a ser considerado é a praticidade do seu espaço de estudos. Se você tem que sair dele a todo momento para buscar algum material, novamente, você perde alguns minutos e também pode quebrar a sua concentração facilmente.

Isso vale tanto para provas e livros-texto quanto para outros recursos, como lápis, papel para anotações, marcadores, até água e lanchinhos. Na hora de planejar o seu espaço de estudos, o ideal é já pensar em qualquer recurso que você precisa à sua disposição e deixá-lo no lugar certo. Fica até mais fácil repor alguma coisa quando estiver em falta.

Deixe o seu planejamento de estudos visível

Algo muito importante na hora de estudar para uma prova ou se aprofundar em um tema é o seu planejamento de estudos. Com uma agenda bem definida e pontos focais para casa sessão, fica mais fácil acompanhar seu progresso e fazer com que a informação fique melhor cristalizada.

Claro, isso só funciona se você realmente seguir o seu planejamento. Não faltam exemplos de pessoas que montam um plano de estudos e acabam se esquecendo dele, seja por distração ou por falta de organização. No fim das contas, o resultado é o mesmo: uma perda de eficiência no seu aprendizado.

A solução mais simples para isso é criar um quadro com seu planejamento de estudos e deixá-lo em um lugar visível sempre que você começar. Pode ser um quadro branco, uma folha impressa ou qualquer outra coisa do tipo. Basta que você consiga usá-la para consultar rapidamente os materiais que precisa estudar a cada momento.

Adicione suas decorações favoritas

O seu cantinho de estudos simples em casa não precisa ser um espaço tedioso nem sem graça. Pelo contrário, é ideal que ele seja um pouco estimulante, pois isso ajuda a manter o foco em vez de cair no sono. E é para isso que servem as decorações e as cores.

Bonecos, adesivos, fotos, entre outras coisas do tipo, deixam seu ambiente de estudos mais agradável, o que também contribui na hora de aprender. Apenas tome cuidado para não exagerar, pois essas peças não devem tomar mais espaço que seus materiais e acabar atrapalhando mais do que ajudam.

Se você adotar algumas dessas dicas, já terá um cantinho de estudos simples e bem mais eficaz em sua casa. Logo você vai começar a notar os efeitos positivos dessa organização em seu aprendizado.

Quer encontrar todos os móveis que precisa para personalizar seu cantinho de estudos simples em casa? Então visite o site da Flexform e confira nosso catálogo.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.