Guia completo de como montar seu home office em 2024

Já faz um bom tempo que o home office se tornou a norma para muitos profissionais. Não só para os empreendedores autônomos, mas para vários que trabalham com carteira assinada. E a expectativa é que essa se torne a norma nos próximos anos. Sendo assim, é um bom investimento aprender como montar um home office em 2024.

A princípio é uma tarefa bem simples. Você precisa criar um ambiente de trabalho adequado para suas principais necessidades. Porém, há muitos outros detalhes envolvidos, como a escolha dos móveis, configuração do ambiente e o seu próprio conforto. E todos esses pontos fazem uma grande diferença na sua produtividade e na sua saúde a longo prazo.

Quer dar os primeiros passos do jeito certo? Então confira aqui nosso guia de como montar um home office!

Tenha um espaço bem definido

O primeiro passo na hora de montar um escritório é saber qual é a sua área disponível. Dentro de uma empresa tradicional, esse espaço geralmente é separado por mesas, cadeiras e divisórias. Porém, dentro de casa, essas fronteiras podem não ser tão bem definidas. Apesar disso, você ainda deve usar algum critério para delimitar onde fica seu home office.

Se você tem um cômodo dedicado ao seu trabalho, é uma escolha bem mais simples. Porém, pode ser que ele fique restrito a apenas uma parte do seu quarto ou da sala. Qualquer que seja o caso, ter uma área bem delimitada é fundamental para planejar os outros aspectos do seu escritório.

Pense nas necessidades do seu home office

Ao pensar em como montar um home office, é bom nunca esquecer da sua finalidade: facilitar o seu trabalho no dia a dia. Sendo assim, todas as suas escolhas devem levar as suas necessidades em conta.

Cada profissional possui suas próprias demandas e prioridades. Algumas tarefas demandam nada além de concentração no computador. Outras requerem que você confira diferentes papeladas ou use ferramentas adicionais, as quais precisam de um espaço próprio.

Primeiro, pense em todas as tarefas que você realiza no dia a dia e como elas podem ser facilitadas pelo seu ambiente. A longo prazo, isso vai impactar bastante o seu crescimento.

Se atente à luz natural

Iluminação é muito importante no ambiente de trabalho. Ficar muito tempo olhando para a tela do computador em um espaço escuro prejudica bastante a sua visão a longo prazo. Manter uma iluminação adequada é uma questão de saúde.

Além disso, também é uma boa ideia tentar aproveitar a luminosidade natural ao longo do dia. Se expor ao sol, mesmo que seja apenas por alguns minutos, já contribui bastante com o seu bem estar e disposição, além de deixar a casa mais limpa. Além de reduzir o custo com iluminação artificial ao longo do dia.

Apenas tome cuidado com a incidência direta do sol em certas horas do dia. Luminosidade direta pode deixar o ambiente muito quente ou dificultar sua visão.

Use uma cadeira ergonômica e confortável

Não há como montar um home office sem pensar na cadeira mais adequada para o seu trabalho. Considerando que você deve passar várias horas por dia nela, é importante que ela seja ergonômica, minimizando qualquer impacto negativo que ela possa ter no seu corpo.

Cadeiras com boa ergonomia geralmente têm componentes ajustáveis, como altura do assento, dos braços e inclinação do encosto. Assim, ela pode se adequar mais facilmente às suas necessidades, evitando dores nas costas e outros problemas de saúde. E, claro, é sempre melhor trabalhar em um ambiente confortável.

Evite adicionar muitas coisas desnecessárias

Considerando que esse será o seu ambiente de trabalho, é importante tomar alguns cuidados com o seu home office. Mesmo que ele seja parte da sua casa, você precisa deixar esse espaço organizado o suficiente para não atrapalhar suas tarefas no dia a dia.

Por exemplo, é comum adicionar pequenas decorações a uma estação de trabalho, mesmo em um escritório. Porém, se houver muitos itens, você não terá espaço para outras coisas importantes, como documentos ou mesmo para realizar o seu trabalho. A poluição visual também pode ser uma fonte de distração.

Deixe a sua estação de trabalho com o mínimo necessário. Assim, fica mais claro onde o seu ambiente de trabalho começa e o espaço pessoal termina.

Mantenha alguma flexibilidade

É bem provável que, ao longo do tempo, sua vida passe por algumas mudanças, muitas das quais vão impactar o seu trabalho. Sendo assim, enquanto você pensa como montar um home office, também precisa levar em conta essas possíveis alterações.

Dificilmente você vai ficar com a mesma mesa, o mesmo computador e mesmos componentes adicionais para sempre. Sendo assim, para reduzir o custo e o esforço de qualquer mudança, leve em conta a flexibilidade.

Deixe algumas coisas que possam ser trocadas de lugar mais facilmente, especialmente móveis menores. Isso vai te poupar muita energia ao longo dos anos.

Dê preferência a móveis multifuncionais

Outra tendência forte no home office é o uso de móveis multifuncionais. Ou seja, aqueles que podem ser usados para várias finalidades. Por exemplo, uma mesa de escritório que pode ser dobrada e guardada dentro de uma gaveta.

Esses móveis são ótimos para otimizar o seu espaço, trazendo o melhor retorno em relação ao seu investimento. Ideal para quem mora em uma casa ou apartamento pequeno e precisa maximizar a utilidade de cada metro quadrado.

Busque um esquema de cores agradável

A escolha das cores também faz a diferença no seu trabalho. É uma forma de personalizar o espaço, transmitir certas emoções e deixar o ambiente mais agradável. Porém, se você não prestar atenção, pode acabar com vários itens que não combinam.

Pense em um esquema de cor que você gosta e use-o como base na hora de comprar os móveis e decorações. Não faltam ideias e sugestões online.

Com essa guia, você já sabe melhor como montar um home office em 2024. Lembre-se também de acompanhar as tendências nessa área para melhorar seu espaço de trabalho em casa.

Quer continuar acompanhando mais das nossas novidades? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas melhores dicas.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.