ESG 09/10/2025
Confira 5 razões para consumir produtos de empresas ESG
Em 2004, o termo ESG apareceu em uma publicação do Banco Mundial, voltada para boas práticas no mercado de finanças. De lá para cá, o conceito foi debatido e se expandiu. Agora, surgem empresas ESG de diferentes ramos, que orientam suas práticas para os três princípios que compõem essa tendência.
Neste post, entenda o que é ESG e por que suas práticas trazem impacto para organizações e seus clientes. Saiba também as razões de consumir produtos de empresas desse tipo e como identificá-las. Boa leitura!
Definição de ESG
Para começar, é importante definir o que é ESG. A sigla, vem das palavras em inglês “Environmental”, “Social” e “Corporate Governance”. Ou seja, “Ambiental”, “Social” e “Governança Corporativa”, que formam os seus três pilares.
Ou seja, para serem empresas ESG, as companhias devem adotar posturas de cuidado em relação ao meio ambiente, garantindo que suas atividades causem o mínimo de impacto, sendo sustentáveis.
Além disso, no social, elas devem se preocupar com o bem-estar das pessoas, tanto de seus colaboradores como da comunidade em que estão inseridas. Exemplos dessas práticas seriam promover um ambiente de trabalho saudável, pagar salários justos e criar ações sociais, em benefício de pessoas em sua localidade.
Por fim, no quesito governança, a empresa deve adotar as melhores práticas de administração e tomada de decisões, a fim de equilibrar interesses e permitir a execução de ações dos outros pilares.
Dessa forma, a agenda ESG tem se tornado comum nas práticas empresariais e tende a crescer ainda mais. Segundo reportagem da Exame, a pesquisa “A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras: Avanços e Desafios 2024”, realizada pela Beon ESG e Aberje, com 401 líderes, apontou que 51% das companhias já têm estratégias voltadas para a sustentabilidade.
Além disso, 64% reconhecem a agenda ESG como uma prioridade estratégica. Contudo, sua implementação ainda traz grandes desafios. Por exemplo, apenas 39% contam com uma área de gestão focada em ESG.
Impactos para empresas e consumidores
A adoção do ESG impacta a todos, mesmo com empresas atuando em diferentes ramos. Isso porque o conceito se tornou popular em todas as esferas, inclusive, com o consumidor. Sendo mais consciente e exigente, essa pessoa está pronta para cobrar mais resultados das organizações de quem compra.
Por exemplo, no quesito sustentabilidade, uma pesquisa da Descarbonizar Soluções mostrou que, na Black Friday, 24,8% dos entrevistados sempre consideram o impacto ambiental de marcas e produtos; com 39,2% considerando o assunto às vezes. Outro dado interessante é que 16% estavam dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, e 46,8% pagariam a mais, se a diferença de preço não for grande.
Para o consumidor, as práticas ESG podem concordar com valores pessoais importantes, como empresas que são justas com seus funcionários e colaboram com o meio ambiente. Já para as empresas ESG isso pode resultar não só em lucro, com um cliente fidelizado, mas também em mais oportunidades. Afinal, muitos stakeholders e investidores cobram a prática das ações ESG.
Importância de consumir de empresas ESG
Existem diversas razões para você consumir de empresas ESG. A seguir, entenda melhor 5 delas!
1. Responsabilidade social
Um dos melhores resultados de uma boa prática ESG é a responsabilidade social que a empresa assume. Ou seja, voltar sua atuação não só para o lucro próprio, mas para a sociedade como um todo.
Por exemplo, para o consumidor, isso pode envolver a oferta de produtos e serviços de melhor qualidade. Já para a comunidade local, a responsabilidade social é vantajosa, como pela geração de mais empregos e apoio a pequenos produtores.
2. Sustentabilidade
Como um dos pilares é a sustentabilidade, apoiar empresas ESG é uma forma de consumir produtos e serviços que não agrediram o meio ambiente. Isso resulta em maior preservação de recursos, recuperação de ecossistemas e diminuição de poluentes.
Assim, por meio da compra consciente, o consumidor também diminui sua pegada de carbono. Por exemplo, adotando a reciclagem de embalagens sustentáveis e escolhendo produtos mais duráveis.
3. Garantia de práticas de governança transparentes
Em relação à governança, o ESG envolve práticas transparentes, como medidas anticorrupção e adoção de auditorias. Isso permite uma administração saudável do negócio, eliminando fraudes e prejuízos, que podem afetar outros stakeholders.
Além disso, para o consumidor, é importante comprar de empresas em que se possa confiar e que, por suas ações, demonstram credibilidade.
4. Melhores condições de trabalho para colaboradores
Na administração, vale a pena apoiar empresas ESG porque elas têm o compromisso com melhores condições de trabalho para seus funcionários. Ou seja, adotam medidas que valorizam a pessoa e seu bem-estar no ambiente corporativo, pagam valores justos, oferecem benefícios e oferecem oportunidades de crescimento.
5. Fomento ao consumo consciente
A empresa ESG também colabora para que seus clientes consumam de forma mais consciente. Isso se dá não só pela preocupação com a sustentabilidade, com produtos e embalagens apropriados, mas também pela adoção de boas práticas no dia a dia.
Por exemplo, ao investir em produtos novos e campanhas conscientes, podem incentivar os clientes a repensarem seu consumo e a escolherem melhor.
Identificação da adoção de práticas ESG
Como o ESG aborda diversas práticas, pode ser difícil uma empresa ser 100% ESG. Porém, muitas já adotam a estratégia e podem ser identificadas por diferentes ações. Por exemplo:
- uso de energia renovável;
- apoio à formação de trabalhadores;
- pagamento de salários iguais para o mesmo cargo ou função, sem diferença de gênero;
- uso de matéria-prima sustentável;
- apoio a ações comunitárias e beneficentes;
- monitoramento de práticas corruptas;
- ambiente de trabalho com estruturas sustentáveis;
- estratégias claras e boa organização.
Cada vez mais cresce o número de empresas ESG. Isso porque o conceito ganhou força há alguns anos, e se tornou uma agenda amplamente adotada, a fim de alcançar resultados nos âmbitos social, sustentável e de governança.
Assim, suas práticas envolvem diversas ações no dia a dia, que levam a empresa além do lucro, mas a agir em prol da sociedade e do ambiente em que se localiza. Por isso, é importante conhecer as práticas que a definem, entendendo os impactos e vantagens do ESG.
Gostou do post? Confira quais são os melhores móveis sustentáveis para casa!