projeto de arquitetura online

Vale a pena apostar em um projeto de arquitetura online?

É seguro dizer que a pandemia do coronavírus acelerou a transformação digital: a maior parte de quem já era habituado aprimorou o uso, e quem relutava precisou dar uma chance para a tecnologia. Nesse sentido, a possibilidade de criar um projeto de arquitetura online — em que profissionais do ramo realizam suas funções a distância — não poderia ficar de fora.

Afinal, em comparação ao projeto de arquitetura tradicional, pode ser possível reduzir os gastos em até 20% — como custos com deslocamento — e expandir a capacidade geográfica para conquistar novos clientes e eliminar as barreiras na construção da carreira. Quer entender mais sobre o projeto de arquitetura online e se vale a pena apostar nesse negócio? Continue conosco e descubra!

O que é um projeto de arquitetura online?

Conforme mencionado, esse tipo de projeto consiste no atendimento e na apresentação do trabalho totalmente, ou em parte, feita de modo digital, o que pode incluir maquetes eletrônicas 3D, itens decorativos, pesquisa de revestimento e tudo o que mais puder ser feito de forma online e a distância.

Para isso, as interações entre cliente e profissional devem envolver o fornecimento de informações essenciais para construção do projeto, como medidas, referências, personalidade dos moradores ou do comércio etc. Normalmente, isso ocorre em reuniões por videochamada, mas também pode envolver encontros presenciais.

Na prática, o cliente precisa preencher um documento com essas informações. O profissional envolvido combina um prazo, normalmente de 15 dias, para a entrega de um painel com referências, o projeto online e as indicações de locais onde comprar os itens necessários. Em algumas conjunturas, os envolvidos optam por realizar alguns encontros presenciais para um melhor acompanhamento, especialmente em casos de consultorias de terrenos.

Qual é a vantagem de investir em um projeto de arquitetura online?

Você já percebeu que esse tipo de projeto oferece inúmeras vantagens e que o interesse e a confiança das pessoas por essa modalidade só tende a crescer. Entenda mais sobre seus benefícios mais detalhadamente.

Redução de custos

Como foi dito, ao eliminar a necessidade de deslocamento para encontrar clientes, visitar fornecedores, acompanhar a obra etc., o projeto de arquitetura online tende a se tornar muito mais barato, o que é atrativo para o profissional e para o cliente que pretende realizar a contratação.

Otimização de tempo

Como não serão necessários deslocamentos, o projeto de arquitetura online costuma ser aplicado de forma mais ágil, especialmente se as intervenções forem mais básicas. Além disso, o contato digital também tende a possibilitar uma tomada de decisão mais rápida pelos clientes. Dessa maneira, é possível satisfazê-los com maior agilidade e partir para outras demandas de trabalho, garantindo a otimização de tempo.

Aproveitamento de espaços

A utilização de recursos tecnológicos permite que os projetos proporcionem um melhor aproveitamento dos espaços, com simples cliques e uma redistribuição do layout, desde que as dimensões fornecidas estejam corretas, além de reorganizar itens decorativos para que haja uma maior circulação no ambiente — tendência na decoração para 2021 — etc. Tudo isso é pensado para ajudar o cliente a ter o ambiente que ele sempre sonhou.

Melhor controle do orçamento

Projetos de arquitetura convencionais precisam ser bem planejados para que tudo saia conforme o esperado, especialmente o orçamento. Porém, quando isso ocorre de forma online, a tendência é que o procedimento seja feito com o dobro da atenção e detalhes, já que a incoerência no que foi passado pode atrapalhar o trabalho.

Assim, o arquiteto tem acesso a um documento com todas as informações sobre tipo de móveis, tintas e demais itens que devem entrar no orçamento. Dessa forma, dificilmente ocorre a compra indevida, que leva ao desperdício, e há maiores chances de ter foco apenas no que foi listado no orçamento.

Possibilidade de mudança de forma rápida

Da mesma maneira que é possível manter o contato entre cliente e profissional praticamente em qualquer momento no projeto online, desde que respeitados os limites e horário de atendimento, é possível fazer mudanças de forma rápida no modelo produzido. Como foi dito, com alguns clientes, já se pode realizar alterações, o que levaria mais tempo em projetos tradicionais.

Garantia de qualidade

Realizar um projeto de arquitetura online exige conhecimento e domínio dos recursos tecnológicos. Afinal, além de garantir o oferecimento de criatividade e conhecimentos técnicos, o cliente precisa receber um projeto atrativo, com a máxima qualidade de imagem e definição.

Ainda, especialmente no ramo digital, oferecer uma experiência ao cliente, muito mais do que o produto em si, é indispensável. Isso só é possível quando os profissionais envolvidos investem na carreira e buscam a excelência para garantir a qualidade ao consumidor.

Aumento da capacidade geográfica

Viajar é parte fundamental do arquiteto, já que isso contribui para a profissão. A partir do projeto de arquitetura online, você não precisa mais abrir mão disso: se estiver na Europa, pode atender, a distância, clientes do Brasil, assim como, se estiver no país, pode atender clientes de fora.

Isso oferece mais praticidade ao arquiteto e aumenta o bem-estar do cliente, que praticamente pode escolher o profissional que quiser, e não se limitar mais a questões geográficas. Como se sabe, garantir a satisfação do consumidor é parte essencial de qualquer negócio.

Como trabalhar com projeto de arquitetura online?

Esse tipo de trabalho costuma ser visto como uma solução alternativa e pontual, que exige soluções rápidas e menos elaboradas. No entanto, como você pôde perceber, essa modalidade só tende a crescer. Para isso, confira algumas dicas:

Ao escolher trabalhar com projeto de arquitetura online, existem alguns aspectos que precisam de atenção, como garantir a regularização sobre todos os seus serviços para passar segurança aos clientes, entregar tudo no prazo, oferecer variadas formas de pagamento, dobrar a atenção com as informações recebidas etc. Lembre-se de que esse tipo de trabalho gera insegurança para muitos e evita qualquer situação incômoda.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e mostre para os seus contatos a tendência dessa modalidade!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.