Arquitetura 24/07/2020

 Arquiteto: saiba como prospectar novos clientes

Captar clientes é um dos maiores desafios enfrentados tanto por arquitetos que estão iniciando suas carreiras quanto por profissionais que já estão inseridos no mercado da arquitetura. Ansiosos por novos projetos e por gerar fluxo de caixa rápido, muitas vezes esses empreendedores acabam tomando algumas atitudes que não geram bons resultados.

Gerar novas oportunidades de trabalho é algo que está muito relacionado à aplicação de técnicas de marketing e comunicação. Essas metodologias são muito importantes para que o arquiteto tenha ideias inovadoras sobre como prospectar novos clientes.

Você quer saber como prospectar novos clientes para o ramo da arquitetura e design de interiores? Continue a leitura deste post e confira as nossas dicas!

Qual é a importância das estratégias de prospecção de clientes?

Uma prospecção de clientes benfeita significa metade da venda de qualquer serviço ou produto, e isso inclui os trabalhos dos arquitetos. Saber qual é o seu público-alvo e criar estratégias de vendas de produtos e serviços é primordial para o sucesso dos negócios.

Planos de prospecção de clientes devem ser bem-estruturados, por essa razão, antes de sair à procura de novos clientes, é preciso organizar todo o processo. Tenha um bom planejamento de vendas e estratégias já traçadas para que elas sejam concluídas.

É preciso separar um tempo diário para preparar a prospecção. Um fator que também pode auxiliar muito os arquitetos nessa etapa do processo é o investimento em marketing em canais de divulgação diversificados.

Como prospectar clientes em canais diversificados de maneira efetiva?

Prospectar clientes é o mesmo que divulgar o nome da empresa ou do escritório de arquitetura. Quanto mais o empreendimento fica conhecido entre as pessoas, mais fácil é fechar um negócio, pois as pessoas preferem contratar empresas que tenham uma marca conhecida. Os canais mais utilizados para startups para chegar até os clientes são:

  • marketing viral — consiste em encorajar clientes a recomendarem seu trabalho;
  • relações públicas — faz o controle das mensagens de mídia sobre a empresa;
  • marketing pago em buscadores, ou Search Engine Marketing (SEM) — são anúncios pagos em buscadores como o Google o Bing, que percebem cliques de possíveis clientes;
  • anúncios display e sociais — banners de sites da Internet e anúncios da timeline do Facebook e do Twitter.

Esses são apenas alguns dos canais usados para prospectar novos clientes. Todos eles são excelentes ferramentas para conseguir novas vendas.

Quais são as melhores práticas e estratégias que podem ser utilizadas?

Como a arquitetura é uma profissão com elevado grau artístico, os proprietários desse tipo de empresa acabam prestando mais atenção aos detalhes da criação dos ambientes das casas, dos apartamentos e das empresas, e não focam na área comercial. Para que os negócios tenham um bom faturamento, é importante utilizar algumas práticas e estratégias para alavancar as vendas. Veja abaixo quais são elas!

Ter uma boa frequência de publicações nas redes sociais

A arquitetura é uma atividade muito visual, então uma das formas de prospectar clientes que tem se mostrado eficaz é fazer o uso das redes sociais para publicar os seus projetos. Existem muitas plataformas nas quais os trabalhos de ambientes projetados podem ser disponibilizados. São elas:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Pinterest.

Caso o arquiteto não tenha muito tempo para escrever, ele pode digitar apenas algumas palavras, inserir seu contato e, na sequência, colocar imagens de seus trabalhos para que os usuários das redes possam visualizar. Captar clientes por meio desses canais pode gerar resultados muito positivos.

Montar um webiste de boa qualidade para apresentar o portfólio e captar leads

Um trabalho tão bonito como o da arquitetura precisa ser mostrado e apreciado pelo público em geral. Ter um website é indispensável para aqueles que desejam captar clientes nesse ramo. Uma dica é deixar os melhores trabalhos bem ilustrados e em um local mais visível no site. Palavras que façam uma apresentação clara dos seus serviços podem impressionar os clientes.

No site, ainda pode ser demonstrada a sua capacidade de transformar trabalhos complicados em obras-primas, juntamente à sua equipe. Outro ponto interessante é ter disponíveis depoimentos de clientes que falem bem das suas atividades, pois esses testemunhos têm um poder incrível na prospecção de clientes.

Na medida do possível, coloque fotos dos ambientes arquitetônicos nos quais você trabalhou, de acordo com o seu portfólio. Dessa maneira, fica mais fácil para o usuário encontrar um ambiente que o agrade, fazendo com que ele entre em contato para solicitar um orçamento.

Fazer um trabalho de nutrição desses leads

O marketing de conteúdo é algo que vai muito além de postar fotos nas redes sociais: trata-se de uma técnica na qual são usados blogs com artigos e textos relevantes para atrair os leads. Oferecer e-books em troca de informações da pessoa interessada no material (como e-mail, nome e telefone) é útil para começar a montar uma lista com os leads. Dessa forma, muitos clientes de arquitetura poderão ser prospectados.

Conteúdo e relacionamento com o cliente fazem uma grande diferença na hora do consumidor decidir fechar negócio. Sendo assim, a parte de nutrição de leads é essencial para o sucesso exponencial.

Participar de feiras e eventos da área

Participar de feiras e eventos da área de arquitetura também é muito importante, mas ficar sentado em uma cadeira ouvindo as palestras ou apenas distribuir cartões não é o suficiente. Aventure-se em ser um dos palestrantes ou expositores. Desse modo, você vai aparecer para o público e expor seu trabalho de uma maneira criativa.

Outra ideia interessante é criar os seus próprios encontros. Faça eventos online e, assim que terminar, veja quais foram as pessoas que assistiram e entre em contato com elas. Tal atitude não gera muitos custos, você só precisa estar disponível para lives.

Agora que você já sabe como prospectar novos clientes, entenda que essas são apenas algumas maneiras de fazer a captação deles e que todas podem levar a sua empresa ou o seu escritório de arquiteto ao rumo desejado. Basta você colocar as técnicas em prática para ter novos clientes.

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