tendências de cores e tecidos

Veja 5 tendências de cores e tecidos para decorar sua casa!

Na hora de decorar um espaço ou uma casa inteira, você busca criar projetos únicos, que reflitam a identidade das pessoas que frequentam aquele local, certo? Por isso, é importante acompanhar as tendências de cores e tecidos que estão em alta. Assim, é possível ter acesso a vários itens que estão na moda, manter o design atualizado e agradar aos clientes, oferecendo opções modernas que atendam aos seus gostos.

Neste post, saiba como acompanhar essas tendências de decoração. Depois, confira as 5 cores e os tecidos que estão em destaque em 2022. Por fim, saiba como usá-los em seu projeto. Boa leitura!

Como acompanhar as tendências de decoração?

Mesmo que você não vá usar tudo o que está em alta nas tendências de decoração, conhecê-las é importante para se inspirar em seus projetos, além de oferecer as melhores opções para clientes que se importam em estar na moda.

Além disso, entendendo-as, você vai saber os tipos de objetos, estampas e cores que vai encontrar por aí, na hora de escolher as peças para a decoração de interiores. Dessa forma, você pode buscar referências para acompanhar o que há de novo em:

  • revistas especializadas de decoração;
  • blogs de mobiliário e tecidos;
  • indicações de arquitetos e designers de destaque;
  • feiras de design;
  • sites de empresas especializadas nesses segmentos, como a Pantone.

Quais cores estão em alta para 2022?

Agora que você sabe onde encontrar as tendências de cores e tecidos, confira 5 tons que estão em alta em 2022 e que você pode aplicar em seus projetos!

1. Very Peri

Todo ano, a Pantone, empresa especializada em sistema de cores, seleciona uma cor, que acaba ditando as preferências de vários segmentos de design. Para 2022, foi definida a 17-3938 Very Peri, uma cor entre azul e violeta, que instiga a criatividade, a curiosidade, a mudança e a positividade. Por essas características apontadas em sua escolha, é um bom tom para home office e ambientes corporativos.

2. Azul

Seguindo ainda nos tons de azul, saiba que essa cor nunca sai de moda. Em 2022, está presente em várias coleções em tons mais suaves e tranquilos, como variações de azul bebê. Nos tons mais fortes, as paletas próximas do roxo e do cinza também fazem sucesso.

3. Areia

Cores neutras e que remetem a elementos mais naturais também estão em alta e podem ser usadas em diferentes tipos de ambiente. Uma delas é a cor de areia, tom terroso que pode substituir o branco, trazendo sofisticação e conforto.

4. Verde

Aliado da decoração com plantas, o verde se relaciona ao bem-estar e à esperança. Por isso, em 2022, estão em altas tons mais próximos da natureza, como verde-musgo e verde-escuro. Além disso, os verdes acinzentados e o verde-esmeralda também estão em alta, sendo este uma escolha relacionada ao luxo e a ambientes modernos.

5. Cinza

Seguindo a popularidade dos tons neutros, o cinza está presente em várias tonalidades claras ou com cores que seguiram a tendência “acinzentada”. Independentemente de qual você escolha, ele é uma boa opção para transmitir seriedade e elegância, mesmo em composições que não seguem o estilo industrial, que usa essa cor com frequência.

Quais os tecidos das últimas tendências?

Depois de falar em cores, também vale a pena olhar os tecidos que fazem sucesso em 2022. Nesse caso, uma das tendências é ir ao oposto das cores claras e neutras. Ou seja, usar tecidos com cores quentes e muita textura, como o veludo e o boucle.

O último foi criado para revestir poltronas na década de 1940 e ganhou utilidade em bancos e hotéis ao longo dos anos. Porém, sendo bonito e confortável, nos últimos anos conquistou espaço na decoração de interiores e começou a ter novas aplicações. Agora, pode estar presente em sofás, carpetes, cortinas e até em itens decorativos.

Como usar as tendências de cores e tecidos na decoração?

As tendências de cores e tecidos mudam com frequência. Por isso, vale a pena acompanhá-las para aplicá-las em projetos atuais e modernos, bem como em projetos futuros, já que elas sempre voltam. Além disso, elas também trazem novidades em materiais e cores, que você pode aproveitar para aplicar soluções inovadoras.

Sendo assim, no caso das cores, sua variedade é imensa, e elas podem estar presentes tanto nas paredes quanto nos objetos de um espaço. Por exemplo, o azul, que nunca sai de moda, é ideal para criar quartos tranquilos, mas também pode ser usado em espaços relaxantes em empresas.

Já no caso dos tecidos, também há várias opções, e sua aplicação acontece também em vários detalhes. Por exemplo, o veludo verde-esmeralda é uma ótima opção para cortinas e almofadas, inclusive num design que mistura a modernidade do estilo contemporâneo com o conforto do estilo escandinavo.

Além disso, um dos principais usos para os diferentes tipos de tecido é no mobiliário. Afinal, é onde as pessoas vão se sentar e passar o tempo relaxando ou fazendo suas atividades de estudo e trabalho.

Portanto, para isso, existem opções interessantes. Por exemplo, o veludo também combina em sofás e pufes e traz um estilo sofisticado aos móveis. Outra opção é adotar poltronas em tecido para oferecer mais conforto, especialmente em áreas públicas, como recepções e escritórios.

Já para a cadeira de escritório, escolher o modelo ideal é importante para garantir a ergonomia e a saúde das pessoas. Mas, além disso, em termos de design, ela também ajuda a complementar o espaço. Por isso, você pode apostar em opções com as cores do ano, como um detalhe para seguir a tendência, e completar a composição com outros elementos.

Entender a importância das tendências de cores e tecidos na decoração é fundamental. Afinal, mesmo que você vá seguir um estilo determinado, o que está na moda pode trazer novidades em termos de materiais e cores, bem como influenciar no que você vai encontrar na hora da compra. Sendo assim, você pode seguir diferentes canais para acompanhar as novidades do design, além de buscar inseri-las de diferentes formas no espaço: seja pintando as paredes ou escolhendo um revestimento com tecido e cor da moda para cadeiras e poltronas.

Gostou do post? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e mostre as tendências de tecidos e dos 5 tons que sugerimos para quem vai decorar um novo espaço!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.