10 dicas para estudar melhor e alcançar seu sucesso!

Preparar-se para uma prova não é sempre uma tarefa fácil. Em muitos casos, há uma grande quantidade de tópicos que você precisa dominar, especialmente para um concurso, vestibular ou pós-graduação. Se você está com dificuldades, então pode aproveitar as nossas dicas para estudar melhor.

Mesmo que o conteúdo seja bem complexo, você pode absorvê-lo com mais facilidade se tiver a orientação certa. Confira aqui nossas dicas para quando você tiver que estudar por conta própria.

  1. Crie o espaço ideal

O ambiente influencia bastante na forma como você absorve o conteúdo dos seus estudos. Há uma grande diferença entre estudar na sala enquanto sua família conversa e assiste televisão e fazer o mesmo em uma mesa adequada no seu quarto.

Um bom ponto de partida nos seus estudos é a criação de um ambiente ideal para o seu aprendizado. Ou seja, algo com poucas distrações, todos os materiais que você vai precisar sempre à mão, entre outras coisas do tipo.

  1. Planeje o conteúdo

Outro erro bastante comum na hora de estudar é fazer isso de forma aleatória. Pegar o primeiro conteúdo que aparece ou o primeiro livro e apenas lê-lo. Sim, essa é uma forma de absorver o conteúdo, mas você logo verá que ela é bem ineficiente a longo prazo.

Antes de começar, o ideal é montar um plano de estudos. Defina quais conteúdos você pretende estudar, em qual ordem e com quais materiais. Assim, você perde tempo escolhendo o que estudar a cada.

  1. Tenha metas bem definidas

Uma parte importante do planejamento de estudos é saber quais são suas metas ao longo do tempo. Por exemplo, ler o capítulo X, terminar todos os exercícios correspondentes, etc. Afinal, se você não tem um objetivo claro com cada sessão, é mais difícil saber se você está mais preparado ou não para a prova.

Ter metas claras é uma das melhores dicas para estudar, pois também contribui com o seu desempenho. Se o seu objetivo está bem definido, seu cérebro tende a se empenhar um pouco mais para alcançá-lo, especialmente quando você está perto.

  1. Crie uma rotina

Assim como as metas, outra dica para estudar melhor é a criação de uma rotina. Ou seja, ter uma hora certa para estudar, sem risco de outras tarefas ou distrações te interromperem. Se você tenta focar nos estudos e sua concentração é quebrada, vai ter que gastar mais energia para voltar ao seu ritmo.

Outra vantagem de ter uma rotina é transformá-la em hábito. Se você treina seu cérebro para entender que um determinado lugar e hora são feitos para estudar, você tem que se esforçar cada vez menos para manter o foco.

  1. Faça pausas planejadas

Estudar por várias horas seguidas é bem cansativo e, ao contrário do que alguns acreditam, não favorece o aprendizado. O cérebro precisa de tempo para descansar e consolidar a informação, ou ela será esquecida facilmente. Por isso é importante incluir pausas em sua rotina de estudos.

Um bom exemplo disso é o método Pomodoro. Com ele, você estuda com foco total por 25 minutos, fazendo um intervalo de 5 minutos em seguida. É uma forma bem simples de facilitar a absorção do conteúdo sem causar exaustão.

  1. Revise seus estudos regularmente

Existe um fenômeno na memória chamado “curva do esquecimento”. O nome parece dramático, mas não é nada incomum. Em essência, você tende a esquecer a maior parte do que absorveu nas primeiras 24 horas após aprender. E quanto mais tempo passa, mais difícil é recuperar a informação.

É aí que entram as revisões. Consultar anotações e resumos é mais rápido do que reaprender tudo do zero. Se você fizer uma revisão diária antes de cada sessão de estudos, algo que leva 5 a 10 minutos, você evita boa parte desse esquecimento.

  1. Não fique tempo demais no mesmo conteúdo

A monotonia também é uma grande inimiga na hora dos estudos. Há um limite para o quanto você consegue olhar para a mesma informação até que ela perca todo o significado. Se você faz os mesmos exercícios várias vezes, também fica mais difícil reconhecer seus erros.

Uma boa dica para estudar melhor e evitar esse problema é mudar de conteúdo de vez em quando. Assim, você pode combinar temas que sejam bem diferentes em uma sessão de estudos, para variar o tipo de informação que o seu cérebro absorve a cada vez.

  1. Faça simulados

Uma prova envolve outros desafios além do próprio conteúdo. É necessário se concentrar por várias horas, manter o foco e lidar com a exaustão. Algo que você não tem necessariamente que lidar durante seus estudos de rotina.

Sendo assim, a melhor forma de estar preparado é fazer um simulado. Você pode pegar uma prova antiga e tentar fazê-la da mesma forma que a prova em questão, com restrições de tempo e tudo. É uma forma de testar não apenas seu conhecimento, mas também sua habilidade de completar o teste no tempo definido.

  1. Se imagine ensinando esse conteúdo para outra pessoa

Outra prática que ajuda bastante na absorção de qualquer conteúdo é, estranhamente, ensinar. Isso acontece porque, quando você tenta explicar algo para outra pessoa e tem que lidar com suas dúvidas, você é obrigado a pensar a informação de forma mais detalhada e clara.

Um bom exemplo disso é o método do “pato de borracha”. Essencialmente, quando tem alguma dúvida ou dificuldade, você tenta explicar o problema para um pato de borracha. Muitas das vezes, você vai descobrir a solução enquanto tenta explicar o problema. Ao estudar, tenta elaborar o conteúdo como se você fosse o “professor” e você terá um efeito parecido.

  1. Não se esqueça da ergonomia

Conforto também é algo muito importante para melhorar a qualidade dos seus estudos. Nada pior do que passar horas com dores nas costas enquanto tenta interpretar textos, fazer contas e recordar fórmulas.

Invista em coisas que ajudem sua ergonomia, como cadeiras ajustáveis, mesas com espaço suficiente, entre outras coisas do tipo. A longo prazo, isso vai te ajudar a estudar melhor, além de contribuir com sua saúde.

Com essas dicas para estudar melhor, você já está no caminho certo para passar em qualquer prova que quiser. Seja na volta às aulas, na faculdade ou pós-graduação, ergonomia e conforto são fundamentais para desenvolver o seu conhecimento.

Visite o site da FlexForm agora mesmo e confira nossos melhores móveis e cadeiras ergonômicas!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.