Curadoria, Ergonomia, Escritório 24/02/2025

Mesa para trabalhar em pé vale a pena? Entenda!

Seja para quem trabalha em casa ou em um escritório, é importante pensar na ergonomia e na eficiência dos móveis utilizados. Especialmente as mesas, que são a base para a estruturação de qualquer ambiente. Uma prática que pode ajudar nesses pontos, dependendo da sua rotina, é adotar uma mesa para trabalhar em pé.

Pode parecer estranho sugerir a uma pessoa que ela trabalhe em pé, mesmo em casa. Porém, há muitos casos em que essa pode ser a melhor alternativa. Tanto do ponto de vista da saúde e bem-estar quanto dos benefícios práticos para sua produtividade no dia a dia.

Acompanhe e entenda se vale mesmo a pena investir em uma mesa para trabalhar em pé.

Por que ter uma mesa para trabalhar em pé?

À primeira vista, trabalhar em pé parece apenas cansativo e desconfortável. Esse é o caso na maioria das vezes, mas também há bons motivos para seguir esse caminho, mesmo que você não necessariamente precise.

Confira aqui alguns exemplos.

Promover a ergonomia

Existem vários contextos em que uma mesa para trabalhar em pé é mais adequada para a saúde do profissional do que as alternativas. Por exemplo, no caso de trabalhos que utilizam várias ferramentas, é mais eficiente movimentá-las de pé do que sentado.

Além disso, é bom lembrar que ficar parado na mesma posição por muito tempo não é ideal para a saúde do corpo. O ser humano precisa se movimentar regularmente para evitar câimbras, desconfortos e problemas de coluna.

Facilitar a movimentação

Como mencionamos, o movimento do corpo é importante para manter sua saúde a longo prazo. Se um trabalho exige que você fique muito tempo na mesma posição, como acontece muito com quem trabalha em Home Office, logo você começa a sentir seu impacto negativo no corpo.

Por outro lado, se você precisa se movimentar muito como parte do seu trabalho, buscando materiais em diferentes posições, uma mesa para trabalhar em pé pode ser até mais confortável. Assim, você não precisa levantar da sua cadeira repetidas vezes a cada minuto.

Melhorar sua produtividade

Outro efeito positivo de trabalhar de pé está na sua própria produtividade. Ficar em uma posição mais ergonômica e saudável contribui com sua disposição no dia a dia, o que também tem um efeito positivo na qualidade do seu trabalho.

Dependendo do tipo de tarefa que você realiza, também é possível que esse tipo de mesa torne suas tarefas mais fáceis. É o caso de certos trabalhos que envolvem muita movimentação, ferramentas ou componentes complexos. Por exemplo, você pode usar uma bancada, que é melhor para acomodar certas ferramentas.

Ter uma opção mais versátil

Em muitos casos, o seu objetivo não é apenas ter uma posição melhor para trabalhar, mas sim ter opções para se organizar no dia a dia. Há certos contextos em que você precisa trabalhar sentado, outros em que é mais fácil ficar de pé para realizar suas tarefas.

Ter mais opções te dá mais liberdade para trabalhar da forma mais conveniente para você a cada momento. Ideal se você tem um trabalho que exige mais variedade ou se apenas prefere mudar de posição para promover o seu conforto e bem-estar.

Lidar melhor com tarefas específicas

Existem muitos modelos de mesas feitos para trabalhar em pé ou sentado, dependendo do que for necessário. Algumas são ajustáveis, o que permite que você adapte seu espaço de trabalho para melhor atender às suas necessidades imediatas. Algo muito importante para certos tipos de trabalho.

Ter essas opções na hora de lidar com trabalhos mais complexos pode contribuir bastante com a sua eficiência. Assim, você cumpre suas tarefas em menos tempo e com maior qualidade. Algo que vai melhorar sua produtividade a longo prazo.

Quais são os tipos de mesa para trabalhar em pé?

Se você está pensando em escolher uma mesa para trabalhar em pé, saiba que existem diferentes modelos e funcionalidades à sua disposição. Confira aqui algumas das nossas recomendações.

Mesa do tipo bancada

Se você realiza vários trabalhos manuais, como marcenaria, desenho industrial, entre outros, então a recomendação mais comum são as mesas do tipo bancada. Elas são mais elevadas que modelos comuns, além de terem superfícies mais resistentes. Algo importante para trabalhos com ferramentas.

Essas mesas oferecem bastante versatilidade, pois contribuem com vários tipos de trabalho. Você também pode utilizá-las em tarefas simples, incluindo no uso de computadores, pois elas oferecem uma superfície bem ampla.

Mesa ajustável

Para aqueles que precisam de mais flexibilidade e versatilidade, uma boa alternativa é investir em uma mesa ajustável. Como o nome diz, essa é uma mesa cuja altura você pode modificar, de acordo com sua conveniência. Assim, quando você quiser, pode trabalhar sentado ou de pé.

Também existem muitos modelos que integram mais tecnologia em sua composição. Assim, ela pode ser ajustada por um motor eletrônico, sem exigir nenhum esforço da sua parte. Muito mais prático e conveniente para todo tipo de tarefa do dia a dia.

Mesa inclinada

Alternativamente, se você precisa ter uma boa visibilidade da sua mesa enquanto trabalha, também pode optar por uma inclinada. Como o nome diz, esse é um tipo de mesa que fica em um ângulo em relação à superfície. É uma opção menos versátil, já que não dá suporte a todo tipo de trabalho, mas pode ser exatamente o que você precisa.

Para profissionais em áreas como desenho industrial ou design, por exemplo, ter uma mesa inclinada pode ser bem conveniente. Ela oferece uma visão mais clara, além de uma posição mais adequada para escrever e desenhar em maior escala.

Agora você entende os principais benefícios de uma mesa para trabalhar em pé e como escolher a opção certa para você. Depois que você se acostumar com essa mudança, logo pode ver como ela contribui com sua postura e bem-estar a longo prazo.

Este artigo te ajudou? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a todos algumas das vantagens de uma mesa para trabalhar em pé.

Gostou? Compartilhe: