decorar sala comercial

[Infográfico] 5 aspectos que você deve considerar para decorar uma sala comercial!

Um ambiente cuidadosamente projetado tem uma enorme influência em nossas vidas, ainda que não estejamos atentos a isso. Basta observar nossa própria mudança de humor, comportamento e até níveis de produtividade quando nos encontramos em um lugar mais agradável.

Ao considerarmos um ambiente de trabalho, devemos levar em consideração principalmente que, durante um período das nossas vidas, passamos um terço do dia exercendo uma ocupação específica. Levando em conta que nem sempre nosso trabalho é prazeroso e enfrentamos estresse, cansaço e desmotivação de tempos em tempos, projetar e decorar uma sala comercial é um ponto-chave para um melhor fluxo de trabalho.

Não menos importante, o ambiente também é um cartão de visitas, tendo a capacidade de determinar a impressão que um cliente tem no momento em que chega à sua empresa.

Pensando em tudo isso, criamos este post com algumas dicas de como decorar uma sala comercial. Acompanhe!

Como decorar sua sala comercial?

Sabemos que o fluxo de trabalho é determinado pelo nível de produção e a forma como trabalhamos em conjunto, no caso de uma equipe. Apesar do termo “decoração” remeter ao senso estético, decorar vai além de proporcionar uma aparência agradável e foca também na funcionalidade, organização e conforto para alinhar o ambiente às necessidades das pessoas que o utilizam.

Para aproveitar o lugar em seu potencial máximo, é recomendado investir em um mobiliário adequado e em um sistema de iluminação que contribua para equilibrar o ambiente.

Vale lembrar que o estilo de ambos deve ser levado em consideração, pois são um reflexo da sua marca e precisam transmitir a imagem do seu produto ou serviço. Confira abaixo 5 aspectos que você deve considerar para decorar uma sala comercial!

1. Cores

Nem sempre estamos atentos às influências externas que inspiram, instigam e até manipulam nossos pensamentos e ações. As cores têm um papel fundamental na tomada de decisão das pessoas e até em como a dinâmica no ambiente de trabalho pode ser afetada.

As cores amarelo e laranja trazem, por exemplo, a parte de criatividade de comunicação, podendo ser vistas em agências e empresas que lidam com pessoas com uma abordagem mais informal.

O vermelho tem um estímulo visual muito forte e está associado a impulsos, fome e desejo. Ele pode também despertar um senso de competição por ser uma cor que nos deixa em alerta.

O azul, por sua vez, estimula credibilidade e respeito, visto que a cor está associada à verdade. Não é à toa que os fundos de telejornais usam esse tom. Já para transmitir requinte e seriedade, tons neutros, preto e marrom são muito usados, inclusive em serviços de advocacia e escritórios tradicionais.

2. Iluminação

A disposição da iluminação tem um papel importante em ambientes diferentes, e em uma sala ou escritório pode afetar a produção de seus colaboradores. As luzes têm uma escala de temperatura graduada em Kelvin e vão de uma gama de cores de tons de amarelo a tons de azul.

As ditas temperaturas mais baixas, que correspondem às luzes quentes e amareladas, trazem mais conforto e aconchego ao ambiente, deixando o espaço mais leve e agradável. Já as temperaturas mais altas, que correspondem aos tons mais frios e azulados, trazem muito estímulo e atenção constante, podendo causar estresse e cansaço quando em exposição prolongada.

É importante analisar qual finalidade o ambiente terá para escolher a iluminação mais adequada. Vale considerar uma mistura de tons para não dar um ar muito cansativo nem muito aconchegante, a ponto de deixar as pessoas relaxadas demais, no caso de um escritório.

3. Móveis funcionais e confortáveis

Decorar uma sala comercial tem como objetivo trazer funcionalidade e conforto, e a escolha do mobiliário é a chave para determinar ambos. Para acomodar jornadas de trabalho e clientes na sala de espera, a escolha de assentos confortáveis é imprescindível.

Em escritórios, o uso de cadeiras ergonômicas adaptadas à anatomia corporal ajuda a manter a saúde postural e a evitar dores. Como fator positivo, o bem-estar do trabalhador pode levar ao aumento de produtividade na empresa.

No caso da sala de espera, proporcionar conforto ao cliente enquanto espera pelo atendimento agrega à experiência, o que causa um impacto em como sua marca é vista. Poltronas e cadeiras com assento macio são uma boa escolha nesses casos.

Mesas e estantes também podem ser usadas com a finalidade de expor objetos relacionados à profissão, serviço ou produtos vendidos. Vale lembrar que a decoração deve mostrar a identidade da marca em questão. Adicionar peças como certificados emoldurados ou livros ajuda a trazer mais credibilidade e confiança.

4. Organização

Escolhido o mobiliário, é importante entender como vai ser o fluxo do ambiente. Priorizar espaço de circulação é necessário para a praticidade do local, e a disposição de móveis pode ajudar muito nisso.

Em caso de salas e lugares muito amplos, estantes podem ser usadas como divisores de ambiente e proporcionar um melhor aproveitamento da área. Além disso, elas são muito úteis para organizar materiais de uso recorrente.

5. Verde e natureza

Os grandes centros urbanos têm cada vez menos espaços verdes. Além disso, os próprios hábitos de seus habitantes fazem com que as pessoas fiquem muitas vezes em ambientes fechados: salas, escritórios e apartamentos. De tempos em tempos, sentimos necessidade de respirar mais ar puro e desvincular de ambientes com muitas construções.

Uma alternativa para isso é trazer elementos que remetem ao natural, como peças de madeira, plantas, pedras, tecidos e até imagens de paisagens. Esses elementos funcionam até como um descanso do ritmo frenético a que estamos acostumados e promovem mais conforto no ambiente comercial.

Um ambiente organizado, funcional e agradável é primordial para o bem-estar de todos que o utilizam, de colaboradores a clientes. Cada um dos aspectos mencionados contribui para a qualidade de vida no trabalho, podendo influenciar inclusive na relação interpessoal de um escritório.

É importante relembrar que a recepção é parte do cartão de visitas de uma marca. Cada investimento feito para reforçar a imagem de uma empresa é relevante para melhores resultados, mesmo algo tão sutil como decorar uma sala comercial.

Gostou das dicas mencionadas no texto? Assine nossa newsletter e confira mais informações sobre mobiliário, decorações e ambientes!

 

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.