iluminação de ambiente

Iluminação de ambiente: 6 dicas para um espaço produtivo e agradável!

Muitos profissionais estão trabalhando em home office, razão pela qual montaram escritórios dentro de suas casas para desenvolver suas atividades. Sendo assim, diariamente são realizadas tarefas durante turnos para cumprir prazos e atender demandas. Ocorre que esse novo modelo de trabalho exige iluminação de ambiente apropriada para que os trabalhadores tenham uma boa produtividade.

Neste post, falaremos sobre os benefícios de ambientes bem iluminados, em especial, os de trabalho, e fornecer detalhes sobre produtividade, qualidade do trabalho, conforto, entre outros. Além disso, apresentaremos dicas para garantir uma iluminação adequada e mostrar como você pode planejar e apostar na iluminação natural, evitar reflexos no computador, utilizar lâmpadas de LED etc.

Para saber mais sobre a importância da iluminação de ambiente adequada, continue a leitura!

Entenda a importância da iluminação adequada para cada ambiente

A iluminação é muito importante, pois ela influencia no conforto das pessoas e torna o ambiente mais produtivo. Além disso, cada cômodo da casa necessita da luminosidade adequada conforme as atividades nele desenvolvidas. Nos locais de trabalho, a claridade é um fator indispensável para que as atividades profissionais tenham qualidade e sejam feitas com agilidade.

O ambiente bem iluminado propicia a realização das funções dos profissionais, que passam a ser mais criativos. Eles conseguirão cumprir as metas exigidas pelos gestores, apesar de seguirem trabalhado dentro do seu ritmo. A iluminação apropriada também evita o desenvolvimento de doenças ocupacionais, preserva a visão dos trabalhadores e evita a sonolência.

Conheça os benefícios de ambientes de trabalho bem iluminados

Os olhos se adaptam de acordo com a claridade existente no ambiente, mas se ficarem em um local muito claro, as pupilas precisam se contrair. Nos cômodos mais escuros, a pupila dilata-se para captar mais luz e identificar os objetos dispostos no ambiente. A luminosidade ideal, portanto, não cansa a visão e melhora o rendimento diário.

Aumenta a produtividade

Trabalhos efetuados em um espaço com luminosidade inadequada não rendem, além de prejudicar a saúde dos olhos. A produtividade é baixa e as dificuldades aumentam, afinal, há um prejuízo à imagem do profissional. Se a iluminação for planejada, o trabalhador produz mais e tem mais chances de alavancar a sua carreira.

A visibilidade interfere no desempenho dos profissionais, enquanto a ausência de luminosidade causa cansaço. A iluminação inapropriada também agride o sistema nervoso, fazendo com que o trabalho perca a qualidade. A deficiência de luz pode afetar a saúde psicológica e física dos trabalhadores, e elevar as possibilidades de ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

Melhora a qualidade do trabalho

Um ambiente especialmente preparado para a realização de atividades profissionais otimiza a rotina. Trabalhar em um local que tenha condições favoráveis promove o conforto e o bem-estar dos trabalhadores, bem como aumenta a qualidade do trabalho. A luminosidade ajuda a aumentar a concentração e a velocidade da leitura dos conteúdos.

Proporciona mais conforto

O nível de iluminação ideal proporciona mais conforto durante a execução das atividades. Há pessoas que permanecem durante muitas horas no mesmo ambiente, trabalhando para cumprir suas atividades. Por essa razão, elas necessitam de luminosidade eficiente para se sentirem confortáveis. Existem luzes especiais para manter os profissionais ativos e acordados.

Confira as dicas que garantem uma iluminação adequada

Se você quer ter um local de trabalho iluminado corretamente para fazer as suas tarefas com excelência, precisa ter alguns cuidados na hora de escolher as luminárias. Compre os dispositivos indicados para escritórios, que iluminem o espaço e que possam ser posicionados sem causar reflexos nos equipamentos e outros objetos. Veja, a seguir, outras dicas!

1. Planeje bem

O planejamento é indispensável para quem trabalha no modelo home office, tendo em vista que o ambiente deve evitar distrações e facilitar a organização das demandas. Então, planeje bem o espaço e pense em todos os detalhes, inclusive na iluminação. A decoração é outro ponto que pode fazer a diferença, pois ela auxilia na criação do estilo do escritório.

2. Aposte na iluminação natural

Monte o seu home office próximo a janelas para aproveitar a iluminação natural. Além de o ambiente ficar bem iluminado com a claridade do dia, o sol fará bem para a sua saúde. Cuide para que a abertura não fique posicionada atrás da mesa de trabalho, pois a luz solar poderá projetar sombras e ainda causar reflexo na tela do notebook ou computador.

3. Evite reflexos no computador

Coloque a sua mesa de frente para a janela ou perpendicular a ela para que a luz não venha das suas costas. Isso vai evitar que ela seja refletida no computador, e você consegue aproveitar a luminosidade natural. A luz do sol é muito benéfica, mantém o organismo desperto e é muito mais confortável aos olhos.

Você conseguirá economizar energia elétrica e evitar os ofuscamentos. Se o sol aquecer demais o local, utilize uma persiana translúcida ou uma cortina para eliminar efeitos negativos. Qualquer desconforto pode e deve ser evitado no ambiente de trabalho. Por esse motivo, tente suavizar a luz e evitar lâmpadas expostas nesse espaço.

4. Conte com uma luminária de mesa

A luminária de mesa é um item que não pode faltar no home office. Ela é decorativa e deixa o ambiente mais atrativo, mas sua principal função é iluminar a mesa para o trabalhador. Trata-se de uma excelente opção para os profissionais que não pretendem alterar as instalações elétricas no cômodo escolhido para ser o escritório.

5. Utilize lâmpadas de LED nas luminárias de mesa

Nas luminárias de mesa, utilize lâmpada de LED, que são mais econômicas e sustentáveis. Essa alternativa preserva o meio ambiente e gera economia para o usuário, que perceberá a diferença na fatura de luz.

Essas lâmpadas têm vida útil prolongada, superam outras tecnologias, não dão problemas com manutenção e, o que é mais importante, não aquecem o local.

6. Escolha a tonalidade de lâmpada adequada

Saiba escolher a tonalidade de lâmpada adequada para o seu home office. A mais indicada para locais de trabalho é a luz com 6500k, com temperatura de cor fria. Profissionais que adquirem esses itens produzem mais, todavia, esse dispositivo não é ideal para todos os cômodos da casa. Ela não é aconselhada para receber visitas ou relaxar, por exemplo.

Essas são as 6 dicas de iluminação de ambiente para criar um espaço produtivo e agradável! Considere que, além de iluminar adequadamente o seu home office, é necessário comprar cadeiras confortáveis e móveis funcionais para melhorar ainda mais o seu bem-estar. Faça um planejamento e escolha as melhores opções disponíveis no mercado.

Gostou deste conteúdo? Então, prossiga com a leitura do nosso próximo artigo e aproveite as dicas para um home office bem decorado!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.