ensaio de durabilidade

Ensaio de durabilidade: um aspecto importante na escolha da cadeira para home office

Com saúde não se brinca nem se economiza, especialmente quando essa economia ocorre na escolha de móveis, o que pode resultar na queda da produtividade durante o home office e na diminuição da durabilidade do produto investido.

Quer dizer, a cadeira usada no trabalho é tão importante quanto qualquer equipamento ou curso de capacitação, já que influencia diretamente no desempenho. Por isso, é preciso conhecer mais sobre o ensaio de durabilidade aplicado nos produtos e como isso pode afetar a atuação dos móveis.

O ensaio de durabilidade é um demonstrativo, por meio de vídeos técnicos, da capacidade de resistência de determinados móveis, como assentos e encostos de cadeiras, de acordo com as normas exigidas na fabricação e com os padrões de qualidade da Flexform. A partir dessas informações, é possível decidir com mais segurança qual a melhor opção para investir no home office.

Então, quer saber mais sobre o ensaio de durabilidade e a sua importância para tomar uma decisão mais segura? Continue a leitura e descubra!

O que é ensaio de durabilidade?

Conforme mencionado, o ensaio de durabilidade refere-se ao ensaio técnico que demonstra o nível de durabilidade dos móveis da Flexform, que obedecem a normas específicas e responsáveis pela garantia da segurança e qualidade das cadeiras, como ABNT NBR 13962:2018 e ABNT NBR ISO/IEC 17025 — falaremos mais sobre elas à frente.

Por exemplo, no ensaio de durabilidade para evidenciar o nível de resistência dos encostos e assentos da Flexform, é aplicada uma força vertical de aproximadamente 100 kgf no assento e uma força horizontal de 30 kgf no encosto.

Enquanto isso, no ensaio de durabilidade para comprovar o quão duráveis são os assentos das cadeiras operacionais desenvolvidas pela Flexform, a técnica aplica 120 kg de força vertical no assento, 20 mil vezes em pontos alternados. Essa técnica específica é útil para verificar possíveis danos na estrutura, perdas de funcionalidade e regulagens das cadeiras.

Para que serve o ensaio de durabilidade?

Como dito e como o próprio nome sugere, o ensaio de durabilidade é um mecanismo que testa a resistência dos móveis produzidos pela Flexform, garantindo que tudo esteja de acordo com as normas de qualidade e fazendo com que o cliente tenha a melhor experiência e nível de satisfação.

O ensaio e as técnicas envolvidas na testagem são realizados pelo Laboratório Galileo, o primeiro do Brasil a obter a acreditação com a Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), recebendo a numeração “CLF 0056”, que reconhece o laboratório de acordo com a já citada norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Além disso, saiba também que o Laboratório Galileo participa de grupos de estudo em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que inclui empresas, laboratórios e demais partes que tenham interesse na formulação e revisão de normas técnicas para assegurar a qualidade dos produtos desenvolvidos.

Ainda, o Galileo também compõe o grupo de laboratórios especificamente voltados para o segmento moveleiro, o “Fórum de Laboratórios de Ensaios em Móveis”, que realiza workshops, alinha as normas técnicas, dá treinamentos e coloca em prática demais ações necessárias para que os testes realizados sejam otimizados constantemente.

O que é a norma ABNT NBR 13962:2018?

Todo procedimento do mercado precisa atuar de acordo com normas técnicas. No caso do setor moveleiro, isso não seria diferente, especialmente se os produtos desenvolvidos precisarem seguir critérios de padrão de conforto e segurança, o que diz respeito à ABNT NBR 13962:2018.

A  ABNT NBR 13962, cuja última versão foi atualizada em 2018, especifica quais características físicas e dimensionais um móvel deve ter, levando em consideração a resistência, a estabilidade e a durabilidade, além da ergonomia necessária, que traz mais conforto e qualidade de vida para o usuário. Entre as exigências mais importantes das cadeiras de escritório, as mais populares no home office, temos:

  • base giratória;
  • regulagem da altura do assento;
  • conformação da superfície do assento levemente acentuada e borda frontal arredondada;
  • regulagem de altura do assento;
  • base com, pelo menos, cinco pontos de apoio, tendo ou não rodízios.

Confira a seguir quais são os requisitos mínimos que as cadeiras precisam atender e os detalhes sobre eles:

  • dimensões: existem regras específicas quanto às dimensões de cada região da cadeira que precisam ser respeitadas;
  • segurança: a norma avalia os pontos classificados como de cisalhamento, que equivale ao índice de deformação do material de acordo com o peso submetido;
  • estabilidade: existem massas responsáveis pela medição do índice de desequilíbrio e tombamento das cadeiras;
  • resistência e durabilidade: esses pontos são analisados de acordo com o peso do usuário e o tempo de uso no móvel;
  • ergonomia: é preciso que o móvel seja planejado para proporcionar conforto por, pelo menos, 8 horas seguidas com o usuário sentado, garantindo a adequada postura, distância segura da mesa e posição certa dos braços.

O que é a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025?

A ABNT NBR ISO/IEC 17025 é outra norma indispensável para uma gestão de qualidade nos laboratórios responsáveis pelo desenvolvimento e ensaio de durabilidade dos móveis. Isso porque ela especifica todos os requisitos que esses espaços devem cumprir para que sejam reconhecidos por sua competência técnica e acreditados.

As especificações incluem todos os tipos de laboratórios que realizam ensaios de durabilidade, calibração ou amostragem e querem medir e comprovar sua qualidade técnica. Centros de pesquisa e universidades também podem se basear na norma, caso precisem realizar os procedimentos citados.

A importância de seguir a norma envolve diversos fatores, como:

  • aumentar a credibilidade do laboratório e da marca;
  • passar autoridade e confiança na hora da compra;
  • elevar a confiança quanto aos resultados obtidos;
  • ter um diferencial competitivo;
  • oferecer um valor diferenciado aos certificados de calibração e aos relatórios de ensaio.

Nesse sentido, saiba que a Flexform segue todas as normas apresentadas na realização do ensaio de durabilidade, para maior segurança e satisfação do cliente, além de contar com o laboratório Galileo. Tudo isso também tem o objetivo de promover testes e melhorias constantes para o setor moveleiro.

Então, quer saber mais sobre a Flexform e como a marca pode ajudar na escolha segura de móveis para o home office? Entre em contato!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.