Arquitetura 25/02/2021
Cores para escritório: como escolher e fazer boas combinações?
Planejar um ambiente corporativo é mais complicado do que parece. É preciso considerar todos os detalhes desse processo, desde a escolha de objetos e móveis até as cores para escritório que traduzem o que a empresa quer passar, afinal, o ambiente precisa oferecer as condições adequadas para garantir conforto e produtividade durante todo o expediente.
Uma paleta de cores inadequada pode ter impacto até mesmo no desempenho dos funcionários, já que tons muito fortes, por exemplo, atrapalham a concentração e tiram o foco das atividades realizadas. Por outro lado, alguns tons frios podem até mesmo ocasionar sono.
A escolha correta da decoração e coloração pode refletir diretamente no humor, no rendimento e na experiência da sua equipe. Para ajudar você a escolher as melhores cores para o seu escritório, separamos dicas essenciais. Acompanhe!
A influência das cores para escritório
Quando falamos em cores para escritório, é preciso ponderar primeiramente sobre as atividades que serão executadas no ambiente. Dependendo do trabalho que será exercido ali, é possível escolher, com mais eficiência, o estilo de cores e decoração que vão compor o espaço.
Outro aspecto importante que deve ser considerado é o tipo dos clientes da empresa, especialmente, se o escritório recebê-los com frequência. Não fica adequado usar cores muito vibrantes e modernas se os clientes são mais discretos e conservadores.
As cores escolhidas — seja em cadeiras, seja em paredes — contribuem para a criação de uma identidade visual do espaço, além de fortalecer a imagem da empresa para quem visita as dependências. Cada cor pode transmitir sensações diferentes e influenciar diretamente no ritmo de trabalho, no bem-estar e nas emoções, mesmo que de forma sutil. Veja.
Azul
O azul é capaz de transmitir sensação de tranquilidade, beleza e harmonia, além de acalmar. Essa cor ajuda a controlar o ritmo cardíaco, a respiração e a pressão arterial. No geral, promove confiança, eficiência e comunicação. Apostar em tons mais claros garante calma, e as opções mais escuras ajudam na concentração.
O azul é uma cor fria, sendo indicada para espaços de orientações ou salas de reunião. Atenção: em excesso, a cor pode trazer uma certa melancolia e até preguiça, já que o azul relaxa os músculos e é considerado a cor da meditação. Vale a pena combinar, de forma harmônica, o tom com outros aspectos da decoração.
Amarelo
Por ser uma cor viva e clara, o amarelo é indicado para ambientes mais frios e com pouca iluminação, sendo capaz de emanar brilho para o espaço, aquecendo-o. A cor transmite sensação de segurança e esperança, induzindo ao otimismo e à energia positiva.
Além de potencializar a energia do ambiente, o amarelo está relacionado à intelectualidade e estimula a capacidade de decisão. Cuidado: em excesso a cor pode causar ansiedade e aumentar crises de temperamento, por isso, escolha pequenos objetos da decoração para um ambiente mais criativo.
Verde
Considerado uma cor natural, o verde traz a sensação de equilíbrio e tranquilidade, ajudando a reduzir a tensão. Essa cor impulsiona a criatividade, inspirando inovação e reduzindo a ansiedade e o desgaste visual. Ela é bastante indicada para espaços inovadores, com alto uso de computadores.
Tons mais claros estimulam a cooperação, e os mais escuros precisam de cautela para não tornarem o espaço depressivo. Uma ótima maneira de incluir verde no ambiente é usando plantas, que também podem agregar saúde e bem-estar.
Vermelho
Associado com a excitação, movimentação e atividade, o vermelho é uma ótima cor para quem busca um ambiente proativo, cheio de energia e iniciativa. Essa cor no escritório aumenta o ritmo cardíaco e estimula a atividade cerebral, sendo indicado para espaços de trabalhos até mais tarde ou voltados para atividades físicas.
Consegue despertar a competitividade, estimulando ideias e movimentando a equipe, mas é preciso ter cautela na hora de usar o vermelho, evitando exageros, já que a cor pode ativar conflitos e despertar medos.
Branco
O branco é capaz de criar senso de espaço, principalmente em locais com muita luz natural, além de ser uma ótima opção para promover a criatividade, por isso, muito indicado para espaços com focos nesse aspecto.
Bastante associado à limpeza e pureza, a cor ajuda a dar um sentimento mais espiritual para o ambiente. Pode ser usada para garantir harmonia, paz de espírito e equilíbrio. Uma dica para salas brancas é dar ênfase nos itens de decoração com outras cores.
Dicas para um ambiente de trabalho mais produtivo
Como vimos, cada cor provoca sensações e impressões diferentes, tendo seu efeito psicológico diretamente ligado a comportamentos que são estimulados pelo contato visual direto. Separamos algumas dicas fundamentais para não errar na hora de escolher as cores para escritório:
- ambientes monocromáticos criam uma atmosfera com pouco equilíbrio, então, o ideal é escolher duas cores e combiná-las para aproveitar o estímulo de cada uma;
- cores com saturação alta são mais estimulantes, sendo assim, aposte em tons primários para a psicologia — amarelo (mente), vermelho (corpo), verde (emoções) e azul (autoconfiança);
- seja coerente com a identidade da sua empresa;
- sempre tenha atenção aos tons das cores escolhidas;
- texturas tão são uma boa opção para agregar novas opções ao espaço sem perder a energia;
- tons neutros são coringas na decoração, garantindo mais versatilidade.
A função de cada espaço
São muitas as opções de cores para escritório disponíveis hoje em dia, fazendo com que uma mesma empresa possa usar várias opções em diferentes espaços. O importante é sempre entender a proposta dos ambientes para, então, escolher a cor adequada.
Não se atentar ao que a sala pretende passar, seus objetivos e sua finalidade pode ser um grande erro na hora de decorar. Uma vez que as cores são capazes de melhorar o desempenho dos colaboradores e estimular a inteligência, não se atentar a isso é maléfico até mesmo para a saúde e a sustentabilidade empresarial.
Se você pretende criar um espaço que estimule a mente e garanta uma produtividade geral, lembre-se do seu objetivo e de como você pretende usar cada ambiente da sua empresa.
Gostou das nossas dicas sobre como escolher cores para escritório de forma certeira? Não se esqueça de sempre ter em mente a identidade e a cultura organizacional da sua empresa, bem como o perfil dos seus clientes. Dessa forma, você evita erros.
Para ajudar ainda mais, confira nossas dicas sobre como utilizar diferentes tipos de cadeiras na decoração e acertar em cheio na hora de investir na mobília para o seu escritório!