Ergonomia 23/10/2024
Cadeira ergonômica para pessoas altas: o que considerar?
Um dos maiores desafios da ergonomia em qualquer espaço é acomodar pessoas com corpos e necessidades diferentes. Para escolher uma cadeira ergonômica para pessoas altas, por exemplo, você terá que levar uma série de fatores em conta. E alguns deles não são muito óbvios à primeira vista.
Se você é alguém com mais de um metro e oitenta, então já deve entender alguns desses pontos. Porém, isso não significa que você está sem opções para ter uma cadeira mais confortável. A questão é entender quais são suas principais necessidades e definir aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades.
Acompanhe e entenda o que considerar para escolher a melhor cadeira ergonômica para pessoas altas.
Desafios para encontrar uma cadeira ergonômica para pessoas altas
Como mencionamos, pessoas altas normalmente têm dificuldades para encontrar cadeiras que sejam confortáveis e não causem problemas de saúde. Confira aqui alguns dos principais pontos que afetam essa escolha.
Proporções certas
A primeira questão que aparece ao buscar uma cadeira ergonômica para pessoas altas é o seu formato e suas proporções. Principalmente a altura do assento, das costas e dos braços. Esses são os fatores mais importantes para determinar se uma cadeira vai te causar desconforto ou problemas de postura ao longo do tempo.
O problema mais comum é a posição das pernas. Como o assento costuma ser muito baixo, você pode ficar com as pernas dobradas e comprimidas. Isso aumenta a tensão nos músculos, o que pode causar problemas de saúde a longo prazo, especialmente se você ficar na mesma posição várias horas por dia.
Adequação ao resto dos móveis
Outra dificuldade bastante comum que as pessoas altas têm ao buscar uma cadeira ergonômica não é a cadeira em si, mas o resto dos móveis. Por exemplo, se você está procurando uma cadeira para escritório, ela precisa se adequar à altura da mesa, de outros móveis e de quaisquer outros equipamentos que você esteja usando.
Mesmo que você compre uma cadeira adequada para o seu corpo, você ainda precisa levar em conta como ela se encaixa nos demais móveis que você usa no dia a dia. Em alguns casos, pode ser hora de mudar a mobília de todo o espaço novamente ou adotar algo com novas tecnologias.
5 dicas para escolher a cadeira ergonômica para pessoas altas
Considerando os desafios que mencionamos, você ainda pode encontrar uma boa cadeira ergonômica para pessoas altas. Basta ter o direcionamento certo. Confira aqui algumas dicas que vão te ajudar.
1. Prefira modelos com o encosto mais alto
Vamos começar com o mais importante: um apoio para as costas adequado para sua altura. A posição do encosto é um dos principais fatores para determinar como será a sua postura enquanto você usa a sua cadeira. Sendo assim, sempre priorize os modelos com o tamanho certo para apoiar suas costas.
Isso é ainda mais importante se você está procurando uma cadeira com apoio específico para a cabeça. Você precisa que as costas estejam no ponto certo para apoiar a sua lombar ao mesmo tempo em que acomoda sua cabeça em uma posição confortável.
2. Confira os ajustes
Uma característica importante em vários tipos de cadeiras ergonômicas é a possibilidade de ajustar alguns dos seus componentes. Os principais deles são a altura do assento, dos apoios para os braços e a posição do encosto. Se você quer mais garantia para encontrar a cadeira certa e evitar dores na coluna, esse é um bom ponto a observar.
É importante que você consiga ajustar cada um desses componentes até que eles fiquem na posição certa para o seu corpo. Sem deixar os braços largados nem comprimir as pernas. Até o apoio para cabeça, se tiver, também pode ser ajustado em alguns modelos.
3. Atenção à durabilidade
Conseguir uma cadeira ergonômica para pessoas altas geralmente leva tempo e envolve um investimento razoável. Algo que compensa bastante pelo seu conforto e bem-estar. Porém, se você quer extrair mais valor dessa aquisição, deve avaliar também a durabilidade do material.
Investir em uma cadeira mais durável agora te traz vários benefícios a longo prazo. Além de não ter que trocar a cadeira tão cedo, você não tem tantos problemas com as peças se deteriorando, prejudicando sua postura e ergonomia. Mais um ganho para o seu bem-estar.
4. Busque um assento mais espaçoso
Pessoas bem altas não ocupam mais espaço só para cima. Afinal, um corpo maior cresce em todas as dimensões. Sendo assim, o assento da sua cadeira também precisa ser maior para te acomodar com mais conforto.
Confira primeiro a distância entre os apoios para os braços e veja se isso é o suficiente para te dar o suporte que você precisa. Apenas tenha cuidado para não exagerar. Se o assento for muito largo, você terá dificuldades para se apoiar adequadamente.
Se você quiser mais assistência para escolher a melhor cadeira ergonômica para pessoas altas, conte com a Flexform. Em nosso site, você encontra os melhores modelos de cadeira, pensando sempre em conforto, durabilidade e design!