Dores na coluna? Veja como ergonomia ajuda na produtividade!

As dores na coluna são um problema prevalente na população brasileira. Segundo o IBGE, 27 milhões de adultos no país sofrem com ela.

Além de poderem evoluir para problemas mais sérios, a dor e o incômodo diminuem o foco e a produtividade na hora de trabalhar.

Quer entender como usar a ergonomia para melhorar seu desempenho no trabalho e ter mais qualidade de vida? Vamos mostrar a importância de investir e como garantir espaços adequados para sua saúde. Continue lendo!

Quais são as maiores causas de dores na coluna?

As dores na coluna são um sintoma associado a diversas patologias e condições físicas de uma pessoa. Em alguns casos, por exemplo, podem ser indício de doenças.

Mas, na maioria das vezes, as dores na coluna são causadas pelo esforço excessivo ou inadequação do uso de nossa estrutura de sustentação – um conjunto que envolve ossos, cartilagens e músculos.

As causas mais comuns para essas dores são:

  • Má postura por tempos prolongados
  • Utilização inadequada das articulações, como deixá-las sob pressão ou em estado retesado por muito tempo
  • Levantamento e carregamento de peso excessivo ou de forma inadequada
  • Uso de móveis e estruturas que não permitem um bom posicionamento do corpo ao sentar e deitar

Infelizmente, todas essas causas acabam sendo comuns em nosso dia a dia nos espaços que não temos controle. Mas, ao investir em ergonomia, é possível criar ambientes de home office que preservem a saúde das suas costas.

Aliando isso a atenção à postura e exercícios físicos, você consegue manter a qualidade de vida física e mental por mais tempo.

Como a ergonomia ajuda na produtividade?

Muitas pessoas só se dão conta da importância da ergonomia para sua produtividade depois que ela já está bastante afetada e precisam intervir com remédios e tratamentos.

O cuidado e a prevenção, pode-se dizer que são fatores importantes para evitar desconfortos ao longo da coluna vertebral. Felizmente, duas das formas de evitar e/ou reduzir desconfortos são: desenvolver bons hábitos considerados saudáveis e a realização de uma readequação nos espaços.

A melhor forma de compreender como a ergonomia está relacionada com a produtividade e a qualidade de vida se dá pelos riscos de utilizar um posto/espaço de trabalho que não tenha tal comprometimento, o que resultará em:

  • Falta de atenção e dificuldades de percepção e memória, reflexos dos desconfortos físicos
  • Comprometimento da saúde e/ou redução da produtividade
  • Aumento de estresses e fadigas
  • Progressão e aumento de desconfortos devido ao uso de mobiliário não adequado ou adoção de posturas incorretas

Evitar as dores na coluna é evitar uma rotina mais cansativa do que deveria ser, tanto para o corpo quanto para a mente. Mas isso não é apenas sobre o seu trabalho.

Quem cuida da própria saúde tem mais qualidade de vida e longevidade. Algo que você leva para a carreira, para a vida e até para as pessoas que você ama.

Como investir em ergonomia no seu espaço de trabalho?

Seja em home office, seja em uma estação de trabalho que você tenha mais controle no escritório, melhorar sua ergonomia é um investimento.

Afinal, além de melhorar sua produtividade, pode evitar dores e outras condições que se convertem em ainda mais custos no futuro.

Quer saber como investir em ergonomia? Veja nossas dicas!

Conheça o seu corpo

Um dos pontos principais da ergonomia é que ela nunca é universal. Os melhores móveis, as melhores disposições e a melhor postura dependem do seu corpo.

Você tem mais altura ou menos que a média? Quanto você pesa? Qual é o comprimento dos seus braços e pernas? Qual é a altura do seu tronco?

Você não precisa de uma análise super exata e científica, mas entender as características que te fazem você ajuda na hora de passar pelos próximos itens.

Tenha um espaço exclusivo de trabalho

Com o aumento de oportunidades de home office, tornou-se mais comum que pessoas planejem um espaço dedicado para o trabalho dentro de casa.

E essa é uma boa ideia! Um cômodo ou apenas um espaço é suficiente, desde que possa acomodar suas necessidades de trabalho e eliminar as distrações da rotina caseira.

Planeje conforme as suas necessidades

Com seu espaço definido, você precisa pensar bem no que seu trabalho demanda e o tipo de disposição necessária para atender a todas as suas necessidades.

Você só precisa de um notebook para trabalhar? Convive ainda com materiais físicos como contratos e arquivos? Precisa de espaço para livros ou ferramentas? Tudo isso tem que entrar no seu planejamento.

O ideal não é que o espaço seja o maior possível. Às vezes, isso se torna até um problema ao fazer você ter que se deslocar mais do que o necessário.

O espaço de trabalho perfeito é aquele que deixa tudo o que você precisa organizado e à mão, sem ter que forçar movimentos menos naturais toda hora que for passar para um novo processo.

Invista em uma boa cadeira e uma boa mesa

Na realidade atual do trabalho remoto, você provavelmente vai precisar principalmente de um computador para trabalhar. Dessa forma, tem-se que pensar em custo x benefício, afinal estamos falando em saúde. Dessa maneira pode-se cuidar do nosso corpo, respeitando as posturas corretas e consequentemente aumentar nossa produtividade.

Analise bem a sua altura em relação aos itens. Tenha certeza que seus pés fiquem bem plantados no chão, haja um bom suporte para a lombar e cervical, que seus ombros permaneçam em estado de repouso, com os cotovelos apoiados em 90 graus e pulsos descansados.

Complemente o espaço pensando na ergonomia

A cadeira e a mesa são os componentes principais, mas você também deve prestar atenção em outros elementos, como gavetas, armários, etc.

E outra boa ideia é ter um espaço para alongamentos e outros exercícios leves, que mantenham seu corpo ativo. Associar esse espaço a exercícios regulares e uma boa alimentação faz toda a diferença na sua qualidade de vida.

Seguindo essas recomendações, você melhora sua saúde e qualidade de vida, evitando desconforto. Afinal ergonomia é saúde e qualidade de vida.

E que tal mais dicas para fazer um home office? Veja o guia completo para montar o seu em 2024!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.