Como usar móveis multifuncionais em espaços pequenos

A rotina dos brasileiros mudou muito nos últimos anos. Flexibilidade de tempo, espaços menores e menos filhos são caraterísticas aliadas à busca praticidade e foco no bem-estar. Essas mudanças aumentaram a demanda por móveis funcionais principalmente no Design de apartamento, onde as limitações exigem que criatividade e estilo caminhem juntos.

Quer saber mais sobre como utilizar móveis multifuncionais para encantar os clientes? Acompanhe este post especial sobre o assunto!

O que são móveis funcionais

Móveis funcionais são aqueles que colocam o mesmo peso de design na estética e na função. Ou seja, não deixam de ser atraentes e chamarem a atenção em um espaço, mas combinam o estilo com soluções práticas de uso no dia a dia.

Investir em móveis funcionais é ir além dos gostos do seu cliente e pensar em como aquelas peças vão contribuir para seu conforto e praticidade em rotinas diversas.

Afinal, nossas casas hoje se tornaram espaços que combinam diversas etapas da vida: moradia, trabalho, socialização, criação de filhos e até a manutenção de hobbies e espaços de bem-estar para saúde física e mental.

Pensando nisso, é papel de profissionais da arquitetura se aprofundarem nas dores e anseios do cliente, para que os móveis atendam não apenas seu estilo estético, como sejam parte integral de sua vida.

A vantagem de investir nos móveis multifuncionais para espaços pequenos

Os móveis que focam na flexibilidade e na praticidade estão ainda mais importantes com a nova realidade de moradia dos brasileiros.

Isso fica claro quando vemos levantamentos como este que apontam que 76% dos apartamentos em São Paulo têm até 45m², metragem que caiu mais de dois dígitos na média num período de 10 anos.

Menos espaço para trabalhar significa um novo desafio para arquitetos e designers. Preencher o espaço não é apenas uma questão estética, mas aproveitar cada centímetro de forma inteligente.

Nesse sentido, os móveis multifuncionais, que se adaptam a diversos usos em uma mesma rotina, são importantes pelos seguintes aspectos:

  • Conforto: sofás, cadeiras e outros elementos de convivência que se adéquam ao espaço se tornam mais agradáveis de utilizar, evitando aquela sensação de não ter posição para sentar ou deitar dentro de casa
  • Socialização: móveis que se adaptam a uma gama maior de pessoas ocupando o espaço incentivam os moradores a receber mais visitas, melhorando a conexão tão importante com amigos e familiares
  • Produtividade: para quem trabalha em casa, os móveis funcionais podem trazer a ergonomia ideal para ser produtivo sem isso exigir móveis exclusivos para esse uso – economizando espaço e dinheiro do cliente
  • Praticidade: móveis práticos e flexíveis facilitam o dia a dia de rotinas corridas, tanto na adaptação do ambiente para diversas necessidades quanto a facilidade na hora de limpar o ambiente.

Ideias e sugestões de móveis multifuncionais

Existem diversas maneiras de incluir móveis multifuncionais no Design de apartamento para seus clientes. Como já dissemos, o ideal é que você faça perguntas direcionadas a eles que identifique necessidades práticas do dia a dia, bem como cenários de utilização.

A partir daí, você pode pesquisar opções de móveis no mercado que se encaixem nessa rotina. Veja algumas ideias de como pensar essa etapa de um projeto.

Estações de trabalho

O home office é uma realidade cada vez mais presente na vida dos brasileiros e com certeza você vai se deparar com muitos projetos do tipo entre seus clientes.

O ideal nessas horas é pensar em móveis que tragam praticidade para a pessoa e para o ambiente. Investir em uma boa cadeira é fundamental para a ergonomia. Já a mesa, pode ser pensada em relação ao trabalho da pessoa e também à possibilidade de ser usada de outras formas.

Mesas leves e com poucos elementos ajudam a diminuir as distrações e permitir que o usuário tenha tudo a mão, além de ter facilidade ao mover e ressignificar o móvel conforme as necessidades do dia a dia.

Sofás

Os sofás hoje são pensados muito como peças polivalentes na rotina de um lar, ainda mais espaços menores como apartamentos.

A melhor abordagem nesses casos é pensar em móveis modulares, que possam mudar sua forma segundo a quantidade de pessoas e o uso daquele momento.

Por exemplo, sofás que tenham suas partes intercambiáveis, podendo virar bancos para receber as visitas ou unidos para a família assistir a um filme no fim de semana.

Outra questão importante em relação aos novos costumes dos brasileiros é a redução de números de quartos nos apartamentos. Ter um cômodo para hóspedes nem sempre é possível. Se esse for o caso, vale a pena dar atenção no projeto a um sofá que possa servir também de cama.

Estantes e armários

Estantes e armários são alguns dos maiores desafios de quem faz Design de apartamento. Uma mistura entre organizar a rotina dos moradores e imprimir a personalidade deles para as visitas.

Aqui também vale apostar nas peças modulares, como nichos e prateleiras. Uma ideia que vale muito é investir nos armários híbridos, com partes fechadas e abertas. As próprias roupas e alguns itens de decoração podem transformá-lo em uma peça interessante de estilo.

Decoração

Se o espaço é pequeno, a decoração tem que ser ainda melhor pensada para não comprometer a circulação e a manutenção do ambiente.

Se o projeto vai contar com móveis multifuncionais, você pode buscar também peças que sigam a mesmo filosofia. Por exemplo, itens de decoração que funcionem em mais de um ambiente, ou até que tenham uma função prática para receber visitas.

Quando arquitetos se preocupam de verdade com a ocupação de um ambiente, marcam a vida daqueles clientes por muito tempo.

Afinal, quem não quer viver em um lugar prático, confortável e que chama a atenção das pessoas? Os móveis multifuncionais são opções incríveis para gerar esse efeito.

Quer saber como encantar ainda mais os clientes? Veja a mais nova tendência de móveis em 2024!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.