altura de mesa de escritório

Altura de mesa de escritório: saiba quais são os critérios de ergonomia

Seja você um profissional que atua em uma empresa, no home office ou está montando seu espaço de trabalho, com certeza já se questionou se existe uma altura de mesa de escritório ideal para esse ambiente. Além de aspectos como estilo, matéria-prima e tamanho, a altura é algo que precisa ser considerada na hora de comprar esse mobiliário.

Isso porque essa característica é essencial para garantir comodidade, conforto e bem-estar para quem fica sentado, bem como aumentar a produtividade de um dia de trabalho.

Primeiro, é preciso entender que existe, realmente, um padrão para ser seguido quando o assunto é a altura da mesa de escritório. Porém, isso não impede que você adapte esse item de acordo com determinada função ou necessidade. Inclusive, esse aspecto está presente nas organizações graças ao PCMSO — Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional — vigente pelas leis de trabalho do país.

Então, se você está com dúvida sobre a altura correta para sua mesa e quer acertar na escolha desse móvel, continue por aqui para entender o que precisa ser considerado e a importância dele para o bem-estar na rotina corporativa. Acompanhe!

Afinal, qual a altura de mesa de escritório ideal?

Um item fundamental envolvido na escolha da mesa, e outros móveis, como cadeiras certificadas, é a ergonomia. Esse aspecto faz parte de todo o conceito de uma empresa e proporciona o aumento da produtividade, garante maior conforto, segurança e saúde para todos.

Ela está prevista nas leis trabalhistas pelo PCMSO, como vimos, estabelecendo a altura ideal para mesas de escritórios. Porém, os dados estabelecidos por essas normas são baseados nas médias de altura da população brasileira, que de acordo com pesquisas, é de 1,60 m para mulheres e 1,73 m para os homens.

Para mulheres

Segundo as normas de ergonomia, a altura de mesa de escritório ideal para as mulheres é de 65 cm. Dessa forma, o indivíduo não prejudica a postura durante as atividades diárias.

É claro que nesse aspecto, não podemos esquecer as recomendações para todos os outros móveis que compõem o ambiente de trabalho, como as cadeiras, por exemplo. Para elas, é recomendado que a medida do assento até o chão seja de 43 cm e o apoio de braço de 24 cm.

Para homens

Já para o público masculino, a altura ideal da mesa é de 70 cm. Da mesma forma que para as mulheres, nesse caso os outros móveis e objetos também precisam ter altura adequada para garantir o bem-estar e conforto durante o dia. Do assento da cadeira até o chão o recomendado é de 47 cm e o apoio de braço de 23 cm.

Por que é importante garantir essa altura?

Na hora de escolher toda a mobília do ambiente corporativo é fundamental se embasar na NR-17, garantindo ergonomia e saúde ocupacional para os trabalhadores. Mesmo em casa, no trabalho remoto, é importante seguir essa norma que determina altura da mesa de escritório, cadeiras e até questões ligadas à temperatura do ambiente.

Ela estabelece que a mesa e outros móveis devem proporcionar uma condição de postura adequada para o trabalhador, permitindo a movimentação e posicionamento correto do corpo. Se esses valores não forem respeitados, com uma mesa muito alta, por exemplo, a coluna é forçada em uma curvatura que pode prejudicar a saúde a longo prazo, causando sérios danos à saúde.

Além disso, alturas inadequadas podem prejudicar a qualidade de vida dos colaboradores, diminuindo a produtividade e aumentando o estresse diário, que muitas vezes influencia diretamente no rendimento e até no convívio do ambiente corporativo.

Como escolher a mesa correta?

Da mesma forma que as cadeiras de escritório, as mesas devem ser escolhidas com cuidado para que você fique na postura certa na hora de trabalhar. Por isso, as dimensões desse móvel são importantes na hora de encontrar um modelo que funcione. Considere sempre:

  • altura da mesa de escritório – uma mesa de tamanho ideal possui entre 54 a 74 cm, fundamental para garantir a postura adequada durante o dia. É preciso sempre que o cotovelo fique abaixo da superfície, com a cadeia a no mínimo 20 cm de distância da mesa;
  • altura da bancada – pensando na bancada, a altura padrão é cerca de 70 a 75 cm na superfície, garantindo que encaixa perfeito com a maior parte das cadeiras;
  • profundidade da bancada – já a profundidade depende do uso que a mesa terá. Para uso apenas com apoio de notebooks, algo em torno de 35 cm é suficiente. Agora, se for ter outros objetos ou equipamentos, a profundidade mínima deve ser de 40 cm;
  • espaço do escritório e outro móveis – é importante que, antes de comprar a mesa para o cômodo, você meça o computador ou notebook e outros materiais que deseja colocar. Além disso, não esqueça de considerar o espaço do cômodo, como paredes e cantos.

Não importa qual material você deseja que sua mesa de escritório tenha, seja metal, vidro ou madeira. Ela também pode ter apoio, gavetas, suporte para CPU e outros espaços. O importante é considerar sempre as dimensões ideias de todos os espaços, como citados acima.

Como garantir a postura adequada?

Com os avanços da tecnologia vários benefícios e vantagens foram adicionados aos móveis corporativos. Atualmente, eles podem ser regulados de várias maneiras para uma melhor comodidade e é claro, garantir bem-estar durante a jornada de trabalho.

Além de ter móveis que respeitam a ergonomia, é preciso que o trabalho também sente-se de maneira ergonômica enquanto executa as funções. Com a combinação de móveis corretos e postura ideal, é possível evitar graves problemas de saúde, principalmente na coluna.

Algumas dicas e recomendações simples de ergonomia, mas muito eficientes, podem garantir isso, como:

  • a postura deve ser sempre em um ângulo de 90º;
  • cotovelos e joelhos precisam estar em angulação reta;
  • o monitor precisa estar abaixo do eixo visual horizontal, com uma distância mínima de um braço;
  • teclado e mouse precisam estar alinhados com os cotovelos;
  • um apoio de pés ajuda a manter a postura adequada e não causa reflexo negativo na coluna.

Agora que você já viu e entendeu qual a altura de mesa de escritório correta, use as nossas dicas para escolher as ideias para o seu ambiente de trabalho, garantindo saúde, bem-estar e ergonomia.

Quer receber mais dicas e informações como essa, diretamente no seu e-mail? Assine nossa newsletter e receba sempre, em primeira mão, todos os conteúdos que preparamos para você!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.