Ergonomia no escritório: 6 dicas para quem trabalha muitas horas sentado

Quer saber como ter maior ergonomia no escritório? Pois saiba que existem diversas ações que você pode adotar ainda hoje. Afinal, esse aspecto vai além da escolha do mobiliário correto. Ele envolve desde a forma como você organiza o seu espaço até o jeito com que interage com os seus equipamentos.

Para começar, pense na disposição do seu escritório. Qual a posição da sua mesa? Qual altura do monitor? Como é a iluminação do ambiente? Tudo isso contribui para uma experiência de trabalho mais confortável e produtiva. A boa notícia é que a adoção de pequenas mudanças nos seus hábitos, como fazer pausas regulares para se alongar e ajustar a postura frequentemente, podem ter um impacto muito significativo na sua saúde e bem-estar.

Preparamos este artigo para apresentar algumas dicas que você pode colocar em prática agora mesmo para ter um maior ergonomia no seu ambiente de trabalho. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

1. Escolha a cadeira ideal

Você sabia que a cadeira que você se senta pode ser uma grande aliada no seu dia a dia de trabalho? Isso mesmo! E escolher o modelo certo é mais importante do que você imagina.
As cadeiras giratórias são uma boa escolha quando o assunto é conforto. Com elas, você pode se mover com facilidade, sem aquelas tensões que aparecem depois de passar várias horas na mesma posição. Mas, atenção: na hora de escolher a sua, veja se a cadeira tem um bom suporte lombar e se dá para ajustar a altura e a inclinação, ok?

2. Mantenha a distância ideal entre a mesa e a cadeira

Esse é um dos aspectos que muitas pessoas acabam negligenciando, o que prejudica a ergonomia no escritório. A má notícia é que a distância entre a cadeira e a mesa faz uma grande diferença. Isso parece algo trivial. Mas acredite, pode mudar completamente o seu dia de trabalho.

Quer digitar sem sentir nenhum desconforto? Então os seus braços devem fazer um ângulo de 90 graus com os cotovelos. Isso ajuda a evitar aquela tensão nos ombros e no pescoço, especialmente se você passa muito tempo no computador.

Para acertar nessa distância, comece ajustando a cadeira. Sente-se e veja se os seus pés estão bem apoiados no chão e suas coxas paralelas a eles. Depois, chegue mais perto da mesa e veja como estão seus cotovelos. Eles devem estar em uma posição confortável, formando um ângulo reto. Se precisar, mexa na altura da mesa ou da cadeira até achar o ponto ideal. Ah, e não esqueça: seus ombros têm que estar relaxados, sem ficar tensos ou forçados para baixo, e seus pulsos devem permanecer em uma posição neutra enquanto você digita.

3. Prefira uma cadeira firme

Muitas pessoas costumam cair na tentação de escolher aquelas cadeiras super macias e confortáveis. Mas se você passa horas a fio sentado, um modelo com assento mais firme pode ser a melhor pedida para cuidar da sua saúde no longo prazo.

Por quê? Bom, esse tipo de cadeira ajuda a distribuir o seu peso de um jeito mais uniforme. Isso é muito importante para evitar dores nas costas, um problema clássico de quem vive sentado. E não é só isso: um assento mais firme também ajuda a manter sua postura alinhada, tirando a tensão dos músculos das costas e do pescoço.

4. Reduza os reflexos do monitor

Você já percebeu que os reflexos na tela do computador causam um grande incômodo? Além de atrapalhar, eles podem cansar a sua visão. Por isso, ajustar a posição do seu monitor para evitá-los é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença no seu conforto e na saúde dos seus olhos.

Para garantir maior ergonomia no escritório, veja onde está o monitor em relação às janelas e luzes. O ideal é que ele não fique de frente nem de costas para fontes de luz, para evitar aquele brilho direto na tela. Se precisar, mude a mesa de lugar ou use uma cortina para controlar a claridade. O uso de um filtro anti-reflexo também pode ser um grande aliado.

5. Adote a postura correta

A postura durante o trabalho é crucial para o seu bem-estar. Afinal, quando você se senta corretamente, é possível evitar dores e problemas de saúde. Para ter maior ergonomia no escritório, comece garantindo que os seus pés estejam firmes no chão, usando um apoio se necessário. Isso alivia a pressão nas pernas e estabiliza o corpo.

As suas costas devem estar apoiadas no encosto da cadeira. E não se esqueça de respeitar a curvatura da coluna e oferecer suporte para a lombar. Além disso, mantenha os ombros relaxados, evitando tensão, e a cabeça alinhada com o pescoço e a coluna para evitar qualquer desconforto na região cervical.

Como você pode perceber, adotar práticas de ergonomia no escritório é essencial para a promoção da sua saúde e bem-estar, principalmente para profissionais como arquitetos, que passam muitas horas do dia sentados. Portanto, não deixe de colocar essas dicas em prática agora mesmo e aproveite todos os benefícios que um ambiente de trabalho adequado pode proporcionar para a sua vida.

Quer saber como ter maior conforto no seu dia a dia de trabalho? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça diversos móveis que você pode utilizar no seu ambiente. Até a próxima!

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