apoio para pé

Apoio para pés: entenda a importância deste item!

O apoio para pés é um grande aliado para preservar o corpo durante o período de trabalho. Ele ajuda a manter a postura correta e evita desconfortos que podem prejudicar seu desempenho e até trazer a necessidade de acompanhamento médico.

Esse acessório pode passar despercebido, mas complementa, de forma essencial, uma boa cadeira ergonômica. E por que não executar as funções cotidianas com mais segurança para as suas articulações? Se você quer conferir de perto os detalhes sobre o assunto, acompanhe o post.

Ao final, você saberá como o apoio para pés atua no bem-estar e quais os principais tipos. Além disso, entenderá como sentar-se adequadamente e quais são as complicações do mau posicionamento para os pés. Boa leitura!

Qual a importância do apoio para pés?

Muitos dos problemas adquiridos durante o exercício de trabalho se devem a falta de medidas de prevenção. O acúmulo de incômodos, com o tempo, pode criar situações irreversíveis. O apoio para os pés é um acessório ainda desconhecido ou não utilizado por muitas pessoas, que poderiam se beneficiar do recurso.

Pensar em medidas de conforto é essencial e não um adicional ou luxo. Se há um investimento que pode requerer algum tempo de planejamento, também é verdade que a curto, médio e longo prazo o retorno aparece.

Para se ter uma noção, o correto, durante a execução de um trabalho feito no computador, é que os joelhos formem um ângulo reto, de 90°. Aliado a isso, os pés devem ficar posicionados de uma forma que os músculos e tendões mantenham-se relaxados.

Isso porque a permanência de tensões causa fadiga muscular e falta de circulação. Logo, os músculos não recebem sangue o suficiente para manter o funcionamento pleno. Alguns resultados disso já são bastante conhecidos: varizes, dores nas articulações, encurtamento muscular e até Burnout. O apoio para os pés atua, justamente, no combate a esses sintomas, por isso é fundamental.

O que a norma reguladora 17 diz a respeito?

A NR-17 traz diretrizes sobre o conforto do corpo de cada colaborador no exercício de trabalho. Logo, ela determina a inserção de ferramentas que promovam saúde por meio da postura correta, entre outros aspectos.

Pessoas que desempenham suas funções majoritariamente sentadas, em geral, precisam ter os ombros e quadris alinhados. Além d isso, para preservar a cervical, a tela do computador deve estar alinhada com altura dos olhos.

Como sentar-se adequadamente?

Entenda que a boa postura é um aprendizado. Da mesma forma que exercitamos, todos os dias, técnicas muito simples, mas fundamentais, como escovar os dentes, a postura também segue determinados padrões. Por isso, entender quais são eles é um processo contínuo, até que o seu corpo se acostume e avance no ritmo.

Tudo começa com o conhecia da anatomia do seu corpo. Para isso, observe como é a sua coluna e de que forma, comumente, você a posiciona no cotidiano. Identifique a posição natural de relaxamento e comece a tomar consciência dela. Quando estamos tensos, há uma tendência de colocar mais peso em uma parte do corpo do que em outra. Isso pode prejudicar a postura. Por isso, tente sempre distribuir o peso.

Como mencionado, é importante formar ângulos de 90º. Para isso, quadris e joelhos ficam flexionados nesse ângulo reto. Aqui, o uso do apoio de pés é fundamental, principalmente, se você não consegue alcançar os pés no chão. Manter as pernas afastadas e os ombros para trás também contribui para o equilíbrio da coluna.

Outro ponto muito importante é levantar com alguma regularidade e fazer alongamentos. Dessa forma, você não acumula a tensão natural de ficar na mesma posição durante muito tempo. Associado a isso, tenha cuidado com movimentos abruptos e evite torções.

Quais são as complicações do mau posicionamento dos pés?

As principais situações de saúde decorrentes são problemas nas articulações. Entenda que o mau posicionamento dos pés afeta toda a distribuição de peso da lombar. Então, se eles não estiverem bem fixados no chão, a repetição da má postura acarreta sobrecarga das articulações. O efeito pode ser cascata e gerar graves danos.

Quais os principais tipos de apoio para os pés?

Para cada material, há uma vantagem. Por isso, separamos alguns recursos que podem ser encontrados ao pesquisar pelos diversos tipos de apoio para os pés. Lembre-se de entender quais são as suas principais necessidades, para que assim, você consiga escolher o mais adequado. Acompanhe!

Madeira

A madeira é um material mais nobre e com conforto térmico. Além disso, pode combinar esteticamente com os outros móveis da estação de trabalho e apresenta padrões de texturas que podem aliar o equilíbrio dos ângulos e massagem.

Inox

A opção feita com esse produto é ideal para ser utilizada em ambientes mais restritos, que necessitam de alto nível de limpeza. Isso porque o inox não acumula detritos. Logo, muitos laboratórios, indústrias de medicamentos, ramo alimentício e centro cirúrgicos utilizam o acessório.

Regulagem de altura e inclinação

Em ambos os tipos, — madeira e inox —, há possibilidade de encontrar peças que se adaptem às medidas de cada pessoa. A regulagem de altura e inclinação torna-se fundamental para uma ferramenta versátil, que tem o compromisso com a durabilidade.

Quais os benefícios de apoio para os pés durante o trabalho?

Quem experimenta o conjunto de apoio para os pés e uma boa cadeira ergonômica sabe a profunda diferença no cotidiano. É um “antes e depois” visível na própria postura e produtividade. Alguns benefícios são:

  • aumento do conforto;
  • redução de dores na coluna;
  • redução do cansaço físico e fadiga muscular;
  • correção do desalinhamento da coluna;
  • prevenção de doenças cardiovasculares.

Ficar por dentro dos principais recursos para garantir a saúde integral do seu corpo durante o trabalho é essencial para manter a produtividade e prevenir doenças. Agora, você sabe que o apoio para pés facilita a manutenção da boa postura e pode ser adquirido em madeira, para ambientes gerais, ou em inox, para locais com maior necessidade de limpeza. Então, faça o melhor para si e favoreça a sua postura.

Você já teve problemas por má postura durante o trabalho? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.