Cadeira com apoio cervical: veja 5 questões essenciais!

Cadeira com apoio cervical: veja 5 questões essenciais!

Quem trabalha muito tempo sentado já deve ter percebido que a boa postura e uma cadeira adequada — como a cadeira com apoio cervical — fazem muita diferença no final no dia. Essas pessoas sentem na pele (ou melhor, na coluna) o que é sentir dores na coluna cervical e lombar devido à má posição durante o trabalho.

É por isso que os fabricantes de cadeiras que se preocupam com a ergonomia, como a Flexform, pensam em maneiras de fazer cadeiras mais confortáveis, visando diminuir o desconforto e as dores com a melhora da postura durante o trabalho.

Foi pensando nessas questões que preparamos este artigo com todas as informações sobre a importância de utilizar cadeiras com apoio cervical durante o trabalho ou o estudo. Confira!

1. O que é e para que serve o apoio para cadeira cervical?

O apoio cervical mantém a coluna cervical (região da nuca) fixa em sua posição fisiológica, visando o descanso tanto da cabeça quanto do pescoço. Ele é projetado para você se sentir confortável, ajudando no alívio e na prevenção das dores no pescoço e nas cervicais em geral.

Além disso, esse tipo de cadeira é capaz de corrigir o desequilíbrio da postura, além de restaurar a curvatura natural da coluna e, ainda, favorecer a maior flexibilidade dos músculos dos ombros e das costas.

2. Como diminuir dores de coluna e pescoço com cadeiras com apoio cervical?

Para que o objetivo ergonômico seja alcançado, o apoio cervical da cadeira deve estar ajustado de forma que o pescoço fique em uma posição neutra e com as orelhas acima dos ombros, diretamente — ou seja, orelhas e pescoço em linha reta. Com essa região bem alinhada, é muito mais fácil evitar as dores no pescoço, nos ombros, na coluna em geral e até as dores de cabeça.

3. Quais as vantagens da cadeira com apoio cervical?

Apresentamos quatro vantagens da cadeira com apoio para o pescoço e a cabeça. Confira!

Propicia mais conforto

Ao manter-se confortável, sentando em uma cadeira ergonômica, a pessoa se acomoda da forma mais adequada possível para o seu bem-estar, favorecendo sua rotina laboral. Com isso, você não apenas evitará dores, como também conseguirá render muito mais em seu trabalho.

Reduz os problemas no pescoço

Quando uma cadeira não traz apoio para o pescoço e a pessoa permanece por muito tempo sentada, é bastante provável que ela desenvolva dores e rigidez na região cervical (pescoço), nos ombros e, muitas vezes, nos músculos das costas. Além disso, problemas como a espondilose cervical — desgaste da região do cérvix (pescoço), no começo da coluna vertebral — podem estar relacionados à má postura cervical.

Diminui as dores na coluna

O encosto para a cabeça suporta a curvatura natural da coluna cervical. Dessa forma, ao contrário das cadeiras tradicionais, os modelos pautados na ergonomia têm altura suficiente, visando suportar a curvatura da coluna do usuário como um todo, incluindo a região lombar. Algumas cadeiras ergonômicas trazem a função reclinável, permitindo o descanso em um ângulo maior do que 90 graus.

Torna o trabalho mais fácil (e produtivo)

As características das cadeiras ergonômicas visam acomodar as diferentes atividades realizadas na mesa de trabalho e de estudo, sendo interessantes até mesmo para os momentos de lazer, como quando você joga videogame.

Um aspecto que merece destaque é o recurso de rotação, o qual permite ao usuário se mover de forma rápida sem precisar se levantar do assento nem esticar o pescoço, o que pode causar tensões e torcicolos. Além disso, se essas cadeiras possuírem rodinhas, a mobilidade é ainda maior.

4. O que a cadeira deve ter para evitar problemas de coluna?

O modelo ideal para evitar problemas de coluna é aquele que possibilita o ajuste de diversas funções da cadeira. Com essa possibilidade, o usuário pode alterar:

Tais ajustes apresentados têm como objetivo propiciar o maior conforto possível para o bem-estar da pessoa que trabalha sentada, além de evitar dores e problemas mais sérios na coluna.

5. Quais são as dicas para escolher a cadeira ideal?

Com as dicas abaixo, você conseguirá escolher a cadeira ideal para o conforto da cervical e da coluna em geral!

Verifique se o modelo respeita a NR 17

Antes de comprar uma cadeira, convém verificar se ela está de acordo com a Norma Regulamentadora 17 (NR17), que estabelece os parâmetros ideais para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos funcionários. Dessa forma, a cadeira proporcionará o máximo de conforto, segurança e desempenho, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Analise se a cadeira favorece a postura

Se você leu até aqui, já deve ter percebido que a má postura é uma das principais responsáveis pelas dores na nuca e na coluna, certo? Dessa forma, com a cadeira para apoio cervical, as pessoas, sobretudo as que sentam em frente a um computador, evitam as tensões musculares e a compressão dos nervos das costas. Mas a postura ainda é favorecida pelas outras características funcionais da cadeira já apresentadas.

Veja se o modelo traz ergonomia

A maioria das cadeiras ergonômicas trazem um encosto para suportar a cabeça e o pescoço, sendo muito útil, inclusive, quando você quiser esticar o pescoço. Esse é um excelente recurso especialmente para quem passa muito tempo sentado e precisa alongar o pescoço e as costas, trazendo alívio imediato.

Neste texto, você viu o quanto uma cadeira com apoio cervical pode trazer benefícios ao seu dia a dia, por evitar dores cervicais, nos ombros e na coluna. Além disso, você conferiu as dicas para escolher a cadeira ideal. Nesse ponto, a Flexform pode ajudar muito. Um exemplo é a Cadeira de Escritório Flextropic, que conta com apoio cervical, sendo criada com design pensado na ergonomia e no conforto para um dia inteiro de trabalho.

Agora que você conheceu os muitos benefícios da cadeira com apoio cervical, entre em contato conosco e descubra qual é a melhor cadeira para o seu maior rendimento no trabalho!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.