Apoio lombar: entenda a sua importância para a saúde e saiba como escolher o melhor!

A dor na lombar está longe de ser um problema corriqueiro, e em casos graves, pode desencadear dores tão fortes a ponto de causar queda de pressão em uma pessoa, impossibilitando-a de se sentar, caminhar ou achar uma posição confortável para repouso.

O enfraquecimento da musculatura devido ao sedentarismo, decorrente de fraturas, má postura, trabalhos repetitivos sem aplicação da ergonomia e até de questões emocionais, pode causar dores sentidas nos quadris, coxas e virilha.

A prática de exercício físico adequado acompanhada de um profissional qualificado contribui para a melhora do quadro, assim como a escolha de determinados acessórios. Nesse contexto, o apoio lombar é uma das melhores opções para pessoas que trabalham por longos períodos sentadas, especialmente em tempos de home office. Confira a seguir os critérios necessários para escolher o melhor apoio lombar para seu corpo.

O que é e como funciona o apoio lombar?

O apoio lombar é um acessório que ajuda a corrigir erros na postura, além de evitar e aliviar dores na lombar e nas costas por manter a curvatura natural da coluna ajustada ao seu formato.

Com formas, acessórios, tamanhos e materiais diferentes, a peça pode ser adquirida separadamente ou fazer parte de uma cadeira ergonômica.

Para que serve o apoio lombar?

Além de diminuir desconforto e dores, o apoio lombar também é usado para atuar na prevenção de problemas. O acessório é recomendado mesmo para quem não sente dores lombares que podem se tornar um problema crônico à medida que a idade avança.

Entre os benefícios do uso estão a manutenção da postura correta, a ampliação da sensação de conforto mesmo após longas horas sentado, a distribuição da pressão por toda a área das costas, evitando concentração em um ponto, e a prevenção de dores e doenças crônicas na coluna.

O equipamento pode ser usado em bancos de carro para aliviar desconforto na direção, em longas viagens nas poltronas de ônibus ou aviões, no dia a dia de trabalho no escritório, como ferramenta de suporte para recuperação de cirurgias, especialmente de hérnia de disco, e como apoio para grávidas.

Como escolher o melhor apoio lombar?

Já vimos que o apoio lombar é essencial para a rotina de trabalhadores em um escritório ou home office. Agora que você já sabe como funciona um apoio lombar e seus benefícios para a saúde preventiva, é importante avaliar certas características para a escolha do produto mais adequado às suas necessidades.

Tamanho

Apoios lombares podem funcionar como sapatos: escolher um produto com as dimensões adequadas vai ser crucial para garantir o conforto do corpo. O acessório possui uma diversidade de tamanhos, e uma dica é medir a cadeira de trabalho para evitar erros na compra.

Cada pessoa possui estatura e curvatura próprias da coluna, então é recomendado experimentar modelos diferentes, sentando-se por pelo menos 15 minutos para sentir como o corpo se adapta ao produto.

Se a intenção da compra incluir a versatilidade do produto para se adaptar a diferentes cadeiras, vale a pena escolher tamanhos menores que ofereçam mais ajustes.

Material de confecção

Apesar de parecer apenas um detalhe, a escolha do material no qual o acessório foi confeccionado influencia muito no conforto.

Lembre-se de que passamos um terço do dia na jornada de trabalho, então é melhor que a sensação de estar amparado em um apoio lombar seja a mais natural e cômoda possível.

A qualidade de tecidos, tramas e da espuma interna pode causar desconforto principalmente em tempos de calor, devido ao aumento da transpiração. Modelos de gel são uma ótima solução para pessoas que trabalham em lugares quentes. Opte por materiais que auxiliem na sensação de frescor.

Uma outra dica para a manutenção e para manter a higiene é utilizar uma capa no apoio das costas. Além de ser prático para tirar e lavar, a limpeza periódica tira suor corporal, odor e microrganismos.

Densidade

Os modelos de apoio lombar variam de almofadas compactas e estruturas vazadas. No caso de apoios compactos, é importante avaliar a densidade do material interno por meio de um teste prático.

Além de espumas viscoelásticas que facilmente se adaptam ao molde corporal, existem no mercado produtos feitos com espumas sensíveis ao calor que são moldáveis e têm tecnologia de memória que mantém o formato definido.

Funcionalidade

Não menos importante, na hora de escolher um apoio lombar, é preciso avaliar qual seu objetivo com ele. Pessoas que precisam viajar ou estão em constante mudança e passam por diferentes lugares devem optar por modelos mais versáteis.

Como já foi mencionado acima, modelos menores e em formatos cilíndricos possuem mais adaptabilidade por se adequarem a diferentes assentos. Além disso, há opções infláveis que ocupam menos espaço na bolsa.

Outra funcionalidade que pode dar mais conforto são acessórios com elásticos e correias ajustáveis. A opção de regular a posição do apoio lombar traz estabilidade à posição da coluna.

Ao escolher um produto de forma criteriosa, temos a garantia não só de durabilidade, mas também de prevenção de danos físicos à coluna. O acessório é um investimento de longo prazo, pois apesar de a maioria das pessoas esquecer que alguns problemas só ficarão visíveis lá na frente, é muito importante cuidar da saúde hoje.

É importante lembrar que atrelar algumas práticas ao acessório pode auxiliar na diminuição de dores. Escolha um intervalo de tempo e faça alongamentos funcionais que ajudem a esticar a coluna e relaxar a musculatura. Caso precise ficar sentado por mais horas, experimente mudar levemente a posição para que a coluna não fique parada por muito tempo no mesmo lugar.

No fim do expediente, reserve um tempo para fazer uma caminhada e mover o corpo. A tendência das pessoas no contexto atual é seguir da cadeira do trabalho para o banco do carro e, depois, direto para o sofá. Mobilidade é a chave para ajudar a evitar problemas na lombar.

Agora que você aprendeu sobre as funcionalidades do apoio lombar e as características que auxiliam na escolha de um, é só experimentar, escolher e adquirir o seu!

Gostou das dicas do post? Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Bom dia! Possuo uma cadeira Flexform e o apoio lombar quebrou.
    Onde posso adquirir essa peça ou onde posso levar a cadeira para reparo?
    Grato,
    José Previero
    011 97980-0764

    1. Olá José! Lamentamos o ocorrido, solicitamos que entre em contato com nossa Central de Atendimento (CAC) pelo (11) 2431-5511 ou [email protected]

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.