Dicas e sugestões para configurar um espaço de estudo ergonômico em casa

Seja preparando para entrar numa faculdade, seja para aprimorar sua formação, o aprendizado é parte importante da vida da maioria das pessoas, da infância à carreira profissional. Isso significa passar muito tempo em uma cadeira de estudo.

Se você vive essa realidade e sente os efeitos de um espaço inadequado, deve estar se perguntando: qual é o melhor tipo de cadeira para estudar? E como adaptar meu espaço de estudo para melhorar ainda mais o desempenho?

Neste post, veja dicas e sugestões que vão ajudar você a configurar um espaço ergonômico para estudar em casa. Acompanhe!

A importância da ergonomia nos estudos

Quem passa muitas horas sentado, seja no trabalho ou em casa estudando, repara na diferença que faz ter um espaço adequado para isso. Dores na lombar, nas pernas e excesso de esforço nas articulações de mãos e braços são alguns exemplos de efeitos causados por postura inadequada em longos períodos.

Mas não são apenas o incômodo e as dores que atrapalham na hora de se empenhar. Além de causar problemas de saúde a longo prazo, um ambiente inadequado atrapalha de imediato o seu potencial de estudo.

Quem não tem uma configuração ergonômica de mesa, cadeira e dispositivos cansa mais rápido devido ao esforço necessário para compensar a posição ruim.

Além disso, dores de cabeça e outros músculos incomodam a ponto de atrapalhar a concentração e diminuir seu potencial de fixar informação.

Somando isso a um ambiente inadequado por fatores externos, você precisa de muito mais empenho para o mesmo resultado. Investir no seu espaço de estudo é investir em você.

Quais as melhores dicas para configurar um espaço de estudo

Para pensar em sua cadeira para mesa de estudo no quarto e todos os outros elementos necessários para ergonomia no aprendizado, você precisa prestar atenção em alguns pontos cruciais.

Veja os aspectos que devem estar em sua mente e as dicas para garantir o melhor espaço de estudo possível.

Espaço

A primeira coisa a analisar é o local que você tem disponível para estudar. O ideal seria um cômodo só para isso, como um escritório, mas sabemos que isso está longe da realidade da maioria dos brasileiros.

Mas é possível, sim, montar espaços ergonômicos em quartos, salas e outros ambientes, desde que você escolha bem os móveis conforme a metragem disponível. Se for estudar no quarto, por exemplo, tente separar um canto dedicado a isso, sem interferência de outros elementos.

Necessidades de estudo

O segundo ponto a levar em consideração é o que você precisa para estudar. Apenas um computador? Apostilas? Área livre para tarefas manuais?

O ideal é que sua mesa tenha sempre espaço suficiente para realizar as atividades e um pouco a mais. Afinal, além de atrapalhar a ergonomia, uma mesa muito pequena pode dar aquela sensação de entulhamento que atrapalha a concentração.

Características do ambiente

Após decidir a mesa ideal para o espaço disponível, é hora de dar uma olhada no que pode ser feito no ambiente para potencializar seus estudos.

Tente uma disposição do quarto de estudo ou outro cômodo que elimine distrações, como ficar de frente para o movimento da casa ou perto de muita bagunça.

Ter a mesa perto da janela pode ser interessante para dar aquela aliviada na cabeça com uma olhada para o céu ou as árvores, mas é melhor que ela esteja em uma posição em que não bata muito Sol. Ninguém consegue se concentrar muito tempo com luz no rosto e calor.

Rotina de estudo

Você estuda de dia ou a noite? Como é a movimentação de outras pessoas na casa enquanto você aprende? Essas informações fazem muita diferença no tipo de espaço que você vai montar.

Se você estuda a noite, é bom contar com uma iluminação adequada, como uma luminária na mesa que ajude a enxergar teclado e papéis sem forçar os olhos.

Se for possível fechar a porta durante os estudos, ótimo. Se não for, uma disposição virada para a parede e fones de ouvido podem ajudar você a se desligar do resto da casa.

Estilo

E para terminar, claro, não dá para esquecer do estilo. Uma área bem configurada e com a sua cara dá um ânimo a mais para estudar.

Busque ousar nas cores que te representam e combinações de formas. Se você gosta de plantas, fotos ou figures de cultura pop, acrescente esses elementos ao espaço. Reforçar sua identidade é reforçar ainda mais seus objetivos de vida.

Como decidir qual o melhor tipo de cadeira de estudo

De todos os elementos de um espaço de estudo, a cadeira para estudar deve ser sua maior preocupação. Afinal, é nela que você vai passar seu tempo sentado para se dedicar e aprimorar suas habilidades.

Mas como escolher a melhor cadeira de estudo? Veja as dicas para não errar.

Tamanho

O tamanho da cadeira ideal depende de alguns fatores como sua altura e peso, dimensões da mesa e o uso esperado. Para longos períodos de estudo, recomendam-se modelos maiores e mais robustos, que acomodem as costas e o quadril por inteiro e tenham apoio para a cabeça.

Adaptabilidade

Mesmo que a cadeira seja perfeita para você, ainda existem alguns ajustes que podem ajudar no seu conforto, como altura dos braços, posição do apoio de lombar e posição das pernas.

Busque modelos que tragam flexibilidade. Até porque isso permite que ela seja usada por outras pessoas dependendo da situação.

Resistência

Estudar é um processo longo que exige horas e horas de dedicação. Isso significa muito tempo sentado na frente de uma mesa.

Portanto, a economia em uma cadeira hoje pode significar mais gastos no futuro se ela acabar quebrando ou perdendo alguma de suas características ergonômicas.

As melhores cadeiras são aquelas que apresentam robustez tanto na estrutura quanto nos acabamentos.

Ergonomia

Resumindo todos os pontos até agora, contar com uma cadeira ergonômica é mais um investimento para o seu desempenho de estudos. Uma que mantenha suas costas apoiadas, descanso adequado para os cotovelos e permitam que seus pés plantem no chão.

Ou seja, a ergonomia é o seu principal fator de decisão na hora de comprar uma cadeira de estudo. Se você quer prezar pela saúde e ainda imprimir a sua identidade no espaço, conheça as cadeiras de escritório Flexform!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.