Ajustes essenciais no dia a dia de trabalho

Você já sentiu dores nas costas, articulações e nos ombros durante o seu período de trabalho? Esse tipo de situação acaba gerando estresse e diminuindo a sua produtividade, além de causar lesões no longo prazo. Nesse sentido, fazer ajustes na altura da mesa de escritório é uma ótima forma de reduzir tais impactos na sua rotina.

A boa notícia é que existem regras que podem ajudar na hora de deixar a mesa bem ajustada e também há móveis que permitem realizar adequações na regulagem a fim de proporcionar mais conforto e bem-estar para o seu dia a dia de trabalho.

Quer saber mais sobre os motivos e dicas para ajustar a sua mesa de escritório? Então, continue a leitura e confira!

Qual a importância de saber a altura ideal para uma mesa de escritório?

Entender a altura ideal para a sua mesa de escritório é essencial por diversos motivos, podendo aprimorar significativamente o seu bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Quer saber por que isso é tão importante? Listamos algumas razões, a seguir. Confira!

Proporciona ergonomia

Ajustar a sua mesa para a altura adequada é uma ótima forma de ter mais ergonomia e evitar posturas desconfortáveis na hora de exercer as suas atividades diárias. Com os ajustes ideais, é possível aproveitar a sensação geral de bem-estar durante as longas horas de trabalho.

Aumenta a produtividade

Pense em quanto o desconforto físico e as dores acabam tirando a sua produtividade durante a rotina de trabalho. Em geral, quem não conta com uma mesa apropriada e com a altura adequada, sofre muito com esse fator e acaba vendo o trabalho se acumular.

Contar com uma mesa ajustada de maneira adequada vai permitir que você tenha uma postura confortável, o que ajuda a reduzir a sua fadiga. Assim, você pode se concentrar melhor em suas tarefas, evitando distrações relacionadas ao desconforto físico e, consequentemente, maximizando sua eficiência e desempenho ao longo do dia.

Previne lesões

Por fim, vale mencionar que a altura correta da mesa de escritório é essencial para a prevenção de lesões relacionadas ao trabalho, como dores nas costas, no pescoço e nos ombros, bem como distúrbios musculoesqueléticos (DME) e lesões por esforço repetitivo (LER).

Ao ajustar a altura da mesa conforme as necessidades ergonômicas individuais, fica mais fácil manter uma postura adequada e reduzir a tensão muscular excessiva, diminuindo assim o risco de lesões a longo prazo. Por isso, é crucial entender qual a altura que a mesa deve ficar.

Qual é a altura ideal para a mesa de escritório?

Agora que você já sabe a importância de ajustar a altura da mesa de escritório, é preciso descobrir como deixar esse móvel com as configurações ideais para aproveitar todas as vantagens acima.

Nesse contexto, a Norma Regulamentadora NR-17 estabelece diretrizes para a altura das mesas com base na estatura média dos brasileiros: 1,73 metros para homens e 1,60 metros para mulheres. Seguindo esses padrões, a altura recomendada da mesa é de 70 centímetros em relação ao nível dos pés para homens e 65 centímetros para mulheres.

Porém, é possível que a sua estatura seja maior do que essa. Assim, contar com mesas reguláveis pode ser uma alternativa para manter o conforto e bem-estar na hora de efetuar as atividades de trabalho.

Quais são os cuidados para evitar dores?

Além de ajustar a altura da mesa, também existem outras práticas que podem ajudar a ter mais qualidade de vida e evitar lesões ao desempenhar o seu trabalho diário. A seguir, listamos alguns cuidados.

Verifique a distância da mesa

Cuidar com a distância que você fica da mesa também é um ponto importante que pode gerar mais conforto. Em termos gerais, uma distância confortável e ergonômica é aquela que permite que os braços fiquem relaxados ao lado do corpo enquanto os cotovelos estão em um ângulo de aproximadamente 90 graus ao usar o teclado e o mouse.

Além disso, o monitor deve estar posicionado à distância dos olhos em que o texto possa ser lido sem esforço, geralmente a cerca de um braço de distância. Essas medidas ajudam a evitar tensões excessivas nos músculos dos braços, ombros e pescoço, contribuindo para uma postura mais saudável e confortável durante o trabalho.

Ajuste a sua cadeira

Além da mesa, também é preciso ter atenção com a sua cadeira. Nesse sentido, o primeiro passo é ajustar a altura do assento para que os pés tenham a sustentação adequada, seja no chão, seja em um apoio para os pés.

Além disso, também é aconselhável que formem um ângulo de aproximadamente 90 graus nos joelhos. Outra precaução para evitar dores é verificar o suporte lombar de modo que ele permita manter a coluna ereta.

Certifique-se de que os braços da cadeira estejam na altura correta para que seus cotovelos fiquem confortáveis ao usar o teclado e o mouse e, se necessário, faça um ajuste na inclinação do assento para garantir conforto e distribuição adequada do peso corporal.

Conte com móveis de qualidade

Por fim, vale buscar por cadeiras, mesas e outros móveis de qualidade. Nesse sentido, contar com a Flexform é uma ótima opção. Nossos produtos são desenvolvidos para proporcionar conforto e ergonomia no ambiente de escritório.

Com uma ampla gama de opções, oferecemos cadeiras e mesas ergonomicamente projetadas que podem ser ajustadas para atender às necessidades individuais de cada usuário, garantindo uma postura correta durante longos períodos de trabalho.

Ao entender como ajustar a altura da sua mesa de escritório, é possível aproveitar todos os benefícios citados ao longo do texto. Especialmente para quem tem uma rotina com longas horas de trabalho, investir em recursos que oferecem conforto permite manter uma alta produtividade e desempenho.

Quer conhecer os móveis para escritório da Flexform? Então confira agora mesmo nossa loja virtual e descubra quais itens são perfeitos para o seu dia a dia!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.