biblioteca em casa

Biblioteca em casa: 4 dicas para garantir um ambiente confortável!

Estamos passando muito mais tempo em casa. Assim, para manter a saúde e a qualidade de vida, é preciso encontrar hábitos que estimulem o cérebro e as competências mentais. Nesse aspecto, a leitura é uma atividade excelente para passar o tempo, reduzir o estresse, estimular a criatividade e expandir o nosso conhecimento. Seja você um amante dos livros ou um iniciante, com certeza já sonhou em ter sua própria biblioteca em casa.

No entanto, é preciso ter em mente que esse não é apenas um espaço decorativo para guardar livros. Uma biblioteca é um ambiente agradável, tranquilo e confortável, que pode transformar drasticamente uma casa. Por isso, se você está pensando em planejar sua biblioteca particular, chegou ao lugar certo.

Este post vai te dar 4 dicas essenciais para garantir um ambiente delicioso e aconchegante dedicado a suas leituras. E o melhor, sem precisar gastar muito! Acompanhe o conteúdo para descobrir como criar esse cantinho!

O que considerar na hora de montar sua biblioteca em casa?

Primeiramente, como qualquer outro cômodo da casa, um espaço dedicado à leitura requer planejamento. Mas isso não significa que precise ser complicado montá-lo. Antes de colocar a mão na massa e deixar sua biblioteca aconchegante, é preciso considerar alguns pontos.

Espaço

Nada de achar que você precisa ter um espaço perfeito para montar uma biblioteca em casa, mas é interessante escolher um ambiente em que você se sinta confortável e acolhido. Você não precisa de um cômodo inteiro para organizar seus livros, sendo possível criar a biblioteca mesmo em apartamentos pequenos.

Na verdade, qualquer cantinho funciona bem. É possível montar uma biblioteca particular no escritório ou home office, sala de estar, quarto ou até mesmo em locais menos prováveis, como corredor ou embaixo de uma escada.

O importante é que o local acomode todos os seus títulos de um modo organizado e seguro. Porém, é preciso ficar atento a alguns aspectos: evite sempre locais úmidos e muito fechados, já que isso pode gerar bolor e mofo nos seus livros.

Quantidade de livros

Sabemos que quem gosta de ler, normalmente, também é apaixonado por colecionar novos títulos e vive comprando exemplares para adicionar à coleção. Dessa forma, é fundamental considerar quantas obras você tem e a quantidade que pretende adquirir. Essa é uma forma de calcular melhor o espaço necessário.

Assim você determina com mais facilidade o tamanho e o formato de sua estante, que pode ser um carrinho, alguns nichos, prateleiras ou até mesmo um armário dedicado somente às suas leituras.

Organização

Na hora de guardar os livros, é muito importante criar um método de organização que facilite na hora que você for buscar alguma obra específica. Você pode separar as peças por títulos, cores das capas, autores, gêneros ou alguma outra especificação que se ajuste ao seu estilo.

Para quem tem muitas revistas na biblioteca em casa, a dica é tentar não acumular demais. Procure fazer uma manutenção periódica para não sobrecarregar esse canto de leitura e não dificultar o processo de localização.

Iluminação

A iluminação é um elemento indispensável na sua biblioteca, independentemente do tamanho que ela tenha. Na hora de escolher onde deixar os livros, dê preferência a um espaço da casa com bastante luz natural. Isso, além de ajudar na leitura, também é importante para manter a vida útil dos livros. Mesmo com abundância de iluminação, procure deixar uma luminária no ambiente, facilitando as leituras noturnas.

Como ter uma biblioteca confortável?

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de montar a sua biblioteca em casa e tem tudo pronto, chegou o momento de pensar no conforto e aconchego que esse espaço garantirá. Separamos 4 dicas fundamentais, olha só!

1. Invista em boas poltronas e cadeiras

É claro que a primeira coisa que você precisa pensar na hora de garantir uma biblioteca em casa charmosa e muito aconchegante é nos móveis indicados para esse ambiente. Poltronas e cadeiras de qualidade são essenciais. O assento precisa ser confortável para que você possa ter uma leitura agradável por horas.

A Poltrona Captain Louge, da Flexform, tem um design diferenciado devido ao desenho em linhas curvas que ressaltam a elegância e a sofisticação. Além de ser clássica e ter um acabamento impecável, ela também é muito versátil e aconchegante, já que seu design confortável proporciona sensação de acolhimento e bem-estar.

Já a Poltrona Captain Heaven, também da Flexform, é marcante por seu estilo luxuoso, beleza própria e design inovador. Além de ser muito confortável e proporcionar uma sensação de acolhimento e bem-estar, ela também é inovadora, já que o apoio de cabeça tem um diferencial em sua função: o isolamento acústico, o que facilita a concentração ou o descanso, mesmo em espaços abertos. Há ainda a possibilidade de adicionar dois alto-falantes ao encosto de cabeça, transformando a cadeira em uma estação multimídia e integrando design e tecnologia.

Essa é uma opção muito completa, pois o encosto permite inclinação tipo Relax para a leitura. Ademais, a base com 4 patas fabricadas em alumínio transforma essa poltrona em uma opção giratória. Ainda, destacamos o banquinho de apoio dos pés, que também é perfeito para ter ergonomia e conforto.

2. Capriche na decoração

A decoração da biblioteca é fundamental para que você se sinta acolhido e representado nesse espaço. Esse ambiente é um local de expressão artística e cultural, por isso, revela valores, estilo de vida e pensamentos. Portanto, pense na decoração com carinho, agregando elementos que façam sentido para você.

Nesse aspecto, a estante ou prateleira para armazenar os livros também é importante. Você precisa encontrar um móvel que seja resistente e que combine com o estilo do restante da sua casa.

3. Tenha atenção à limpeza dos livros

Um ponto muito importante para o conforto da biblioteca é a manutenção e limpeza dos livros. Você precisa dar atenção a esse detalhe, pois só assim conseguirá um visual bonito e livre de poeira, bolor e até mofo. Com a ajuda de uma flanela seca, retire o pó das obras. De tempos em tempos, folheie as páginas e deixe-as respirar.

4. Fique longe de distrações

Por fim, é claro que, para um momento tranquilo e muito satisfatório, o ideal é que não exista nenhum tipo de distração no espaço. Evite ter um aparelho de TV ou rádio na sua biblioteca, ou próximo dela. Outra dica é não levar o celular com você na hora da leitura, já que essa é uma atividade de introspecção e que requer concentração e silêncio.

Ficou bem claro que para ter uma biblioteca em casa que seja confortável, aconchegante e tranquila é preciso planejar e investir tempo, deixando o ambiente do jeitinho que você sempre sonhou.

Agora que você já conhece nossas dicas e sabe como manter seu hábito de leitura, que tal assinar nossa newsletter e receber diretamente no seu e-mail outros conteúdos como este? É rápido e fácil! Assim, você não perde nada que postarmos.

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.