home based

Afinal o que é home based? Descubra aqui!

O coronavírus causou um grande impacto em muitos países, fazendo com que diversas maneiras de trabalho fossem adaptadas. Diante disso, o serviço em casa se popularizou, e muitos tiveram que se reinventar, tendo a oportunidade de atuar com home based.

As inovações constantes da tecnologia trouxeram esse novo conceito de microfranquias, que tem se consolidado no Brasil, já que permite empreender em sua própria residência. Assim, é possível abrir e administrar franquias sem sair de casa, o que, quando realizado de forma eficiente, pode ser bastante lucrativo.

Para entender mais sobre esse assunto, continue com a gente e entenda o que é home based, como funciona e as suas vantagens. Dessa forma, você poderá colocar em prática as mais variadas oportunidades de empreender. Acompanhe!

O que é e como funciona o home based?

O conceito home based, em sua livre tradução, significa “baseado em casa”. Ele tem sido inserido nas categorias de microfranquias. Com isso, esse tem se tornado um dos grandes atrativos de investimento, especialmente para quem tem o desejo de empreender, já que o custo tende a ser menor e é possível contar com diversos segmentos em que é possível aplicá-lo.

Em período de quarentena, essa tem sido uma solução para muitas pessoas, pois o home based se refere a companhias que podem manter sua estrutura com os indivíduos trabalhando de casa, proporcionando flexibilidade de horários, conforto para executar as atividades e ainda proteção contra o vírus.

Diante desse cenário, o mercado empresarial tem dado retornos positivos a esse novo modelo de microfranquias, fazendo com que muitas marcas apostem nessa linha. Isso porque, mesmo diante da crise econômica, esse é um modelo de negócio que pode dar certo, já que, como vimos, demanda um custo de investimento inicial menor.

Qual a diferença entre home office e home based?

Atualmente, existem dois modelos que se referem à execução do trabalho em casa, existindo algumas diferenças entre eles. O home office é uma forma de teletrabalho em que a empresa oferece o suporte necessário para que a pessoa possa realizar os seus serviços sem sair de casa, podendo eventualmente executar parte do trabalho na empresa.

Já no home based, todo trabalho é realizado em casa e, conforme a demanda e o empenho, o horário de funcionamento pode variar. Além disso, para esse tipo de negócio, é necessário ter toda a estrutura para trabalhar, que pode ser particular ou especificada pela contratante.

Para quem é indicado o home based?

O trabalho home based é indicado para quem deseja mudanças na rotina, saindo do ambiente tradicional da empresa. Esse modelo é uma boa opção para realizar uma atividade com a qual o indivíduo se identifique no tempo livre ou para quem quer complementar a renda.

Além disso, esse segmento é ideal para pessoas com boa disciplina, organizadas e que conseguem administrar bem seus horários, sem procrastinas e perder o foco, além de não se importar em ter que trabalhar sem ter outros colegas por perto.

Quais as vantagens do home based?

Entre as vantagens se destaca a economia inicial no investimento, pois não é preciso alugar um local para a sede da empresa ou fazer reformas, além de a taxa de franquia ser menor.

Outro ponto positivo é que, como não há a necessidade de transporte, o empreendedor pode ter mais tempo para organizar as suas tarefas diárias. Mas os benefícios não param por aí, pois o home based também pode proporcionar:

  • maior controle de qualidade;
  • simplicidade de gestão;
  • menos funcionários;
  • queda nas taxas de absenteísmo;
  • baixo capital;
  • menor gasto com deslocamento;
  • diminuição da rotatividade;
  • redução de encargos trabalhistas.

No entanto, é importante manter a organização do ambiente, pois a falta de uma infraestrutura adequada pode atrapalhar o rendimento e a produtividade do trabalho, além de afetar a própria motivação.

Além disso, é preciso ter em mente que, para o negócio dar certo, é necessário ter disciplina, pois o indivíduo deverá se dedicar mais horas por dia às tarefas e obrigações, já que o único responsável pelo fracasso ou sucesso da empresa é o próprio empreendedor.

Como escolher uma franquia home base de sucesso?

As opções de investimentos são bastante variadas, pois, além dos setores de franquia, também é possível optar pelas marcas do mercado. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no Brasil havia cerca de 11 segmentos de franquias só no ano de 2020, sendo que o maior destaque vem do setor de alimentação.

Mas isso não significa que essa opção é a melhor para você, já que pode faltar aptidão para o ramo alimentício, por exemplo. Assim, você pode se frustrar ao optar por ele.

Para ter sucesso no empreendimento, é necessário considerar suas habilidades e avaliar além do setor de atuação. Dito isso, veja a seguir algumas dicas para realizar o melhor investimento:

  • realize uma autoavaliação em relação à franquia: ela consiste em verificar se você concorda em manter a padronização de trabalho que a franqueadora estabelece;
  • analise o capital disponível: é o planejamento sobre as finanças, a fim de saber quanto será preciso investir;
  • entenda as suas habilidades profissionais: é quando você verifica se suas habilidades permitem realizar as atividades da franquia, por exemplo, a intimidade com o computador perante uma franquia online;
  • tenha foco e disciplina: consiste em estabelecer algumas regras para desempenhar o trabalho estando dentro de casa, como definir horários, tarefas e cumpri-las;
  • opte por um setor de que você goste: para investir tempo, dinheiro e ainda se manter entusiasmado, é essencial escolher um segmento no qual você goste de trabalhar, caso contrário, o serviço pode se tornar maçante;
  • obtenha boa comunicação: com o diálogo virtual, comunicar-se com clareza é fundamental para que não ocorra incompreensão na mensagem.

Dessa forma, podemos concluir que existem inúmeras oportunidades para quem deseja empreender com sucesso, ter horários mais flexíveis e ainda trabalhar em casa, apostando na tecnologia do home based. Assim, é possível encontrar alternativas atrativas, que favoreçam as suas habilidades e atendam as expectativas para você se tornar expert em uma marca, franquia ou próprio negócio.

Gostou dessa tendência de home based? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.