Como comprar poltrona e combiná-la com diferentes ambientes

Como comprar poltrona e combiná-la com diferentes ambientes

Além de serem usadas para ter mais conforto, as poltronas podem ser a peça chave da decoração da sua casa. Elas ajudam a deixar um ambiente mais aconchegante, compor o visual e trazer elegância sem perder a usabilidade.

A poltrona é um móvel versátil, que pode ser combinado em qualquer ambiente de sua preferência. Antes de comprar a poltrona, é necessário analisar alguns fatores como os melhores modelos, tamanhos e combinações.

A seguir, daremos algumas dicas para escolher a melhor poltrona sem erros. Confira as dicas!

Quais são os tipos de poltronas?

A melhor forma de escolher e comprar poltrona é analisando cada tipo disponível no mercado. Um dos modelos mais comuns são as poltronas fixas, que podem ser encontradas com a base em madeira, dando um ar mais retrô ao ambiente e também em estrutura metálica, trazendo um design mais sofisticado.

Outro tipo de poltrona muito comum é a giratória. Normalmente, esse modelo possui base piramidal com 4 patas. Por ser uma poltrona versátil, é uma ótima opção para ambientes pequenos que não permitem muito movimento.

Como combinar a poltrona em cada ambiente?

Para não errar na escolha na hora de compra poltrona, é necessário analisar algumas questões importantes como: Qual será a decoração do ambiente? Devo priorizar o conforto da poltrona ou o seu visual? Qual o espaço que tenho para colocá-la? As respostas dadas ajudarão a definir qual a melhor opção. A partir disso, confira algumas dicas para combinações em cada ambiente:

Poltrona para sala

Além de complementar a decoração, as poltronas na sala de estar garantem um ambiente mais aconchegante na hora de assistir tv com a família, relaxar ou receber visitas. Se você deseja optar por conforto e tem espaço de sobra, as poltronas reclináveis e com apoio para os pés são ideais.

Já para salas pequenas, opte por comprar poltronas menores e sem braço. Elas terão a funcionalidade do assento, mas ocupando pouco espaço do ambiente. As poltronas giratórias também são uma boa opção, já que permitem uma maior visão todo o espaço com o seu movimento giratório.

Na hora de combinar a poltrona com o sofá, existem várias possibilidades. Se sua sala tem uma decoração com cores neutras, utilize uma poltrona colorida, por exemplo. Ela se tornará o ponto de cor do local, deixando o ambiente mais alegre e descontraído.

Se você gosta de decoração monocromática, uma outra ideia é combinar a cor da poltrona com o sofá. Experimente optar por tecidos diferentes das peças para sair do tradicional. Dessa forma, ficará um ambiente mais clean e sofisticado.

Poltrona para quarto

Para o quarto de bebê, as poltronas devem ser confortáveis e com apoios. Geralmente, são utilizadas na hora da amamentação do bebê, então a poltrona escolhida deve garantir o conforto em longos períodos. Além disso, é importante que a poltrona tenha apoio lateral para os braços e um encosto confortável. Caso não tenha apoio para os pés, utilize um puff ou banqueta para apoiar.

Se o seu intuito é ter um cantinho de leitura, aposte em uma poltrona confortável e com estofado macio. Se o quarto for de casal e tiver espaço, coloque duas poltronas para criar um ambiente de leitura a dois. Coloque a poltrona próxima a janela ou de um abajur. No quarto, você pode escolher tanto uma poltrona colorida para contrastar, quanto alguma cor que combine com a sua decoração. Isso tudo dependerá de qual visual você quer para o ambiente.

Poltrona para área externa

Que tal colocar uma poltrona em sua área externa para garantir o conforto em reuniões com os amigos e familiares? Existem diversas opções de poltronas que podem ficar em ambientes externos, basta se atentar ao material e local onde o móvel será colocado.

Se o ambiente por aberto e ficar exposto ao sol e chuva, é necessário optar por material impermeável e resistente, como a fibra sintética. Se o ambiente for coberto, as poltronas de madeira são bem-vindas. Além de terem alta durabilidade, elas dão uma aparência acolhedora para área externa.

O que observar antes de comprar poltrona?

Apesar de ser um item importante na decoração da casa, existem alguns outros detalhes que você deve ficar de olho na hora de comprar poltrona, como:

  • Tamanho: as dimensões da poltrona devem ser proporcionais ao tamanho do cômodo que ela ficará. Não adianta comprar uma poltrona muito grande, se sua sala for pequena. Ela ser posicionada de forma que permita a circulação das pessoas.
  • Conforto: esse é um fator de extrema importância. Dê preferência a assentos acolchoados e macios em cômodos que você quer descansar. Se for uma sala de jantar ou escritório, por exemplo, a poltrona deve ter assento mais firme. Escolha de acordo com aquilo que ficará confortável.
  • Tecido: poltronas em camurça e veludo são aconchegantes, mas difíceis de limpar. As em couro são mais fáceis, porém, mais quentes. Existem diversas opções de tecidos, escolha de acordo com o que considera mais importante.
  • Cores e estampas: esse item é extremamente pessoal e você deve escolher conforme o seu gosto, mas para não correr o risco da estampa ou cor sair de moda e você preferir trocar, escolha algo atemporal.
  • Estilo: assim como a cor, o estilo dependerá de seu gosto e da sua decoração. Os estilos não precisam, necessariamente, serem os mesmos em todos os móveis. Você pode fazer uma mistura de clássico, retrô ou moderno, mas leve sempre em consideração a harmonia entre eles.
  • Qualidade: sendo o tópico mais importante, a qualidade da marca da poltrona deve ser analisada com muita cautela. Afinal, quanto mais qualidade ela tiver, maior será sua durabilidade e conforto. Dê preferência em marcas com boa reputação no mercado, como a Flexform.

As poltronas da Flexform possuem um ótimo custo-benefício, garantindo um produto inovador e de muita qualidade. Desde 1965 no mercado, a Flexform é pioneira na fabricação de componentes para cadeiras e poltronas na América Latina.

A partir disso, vem sendo conhecida por seu portfólio completo para diferentes ambientes da escolha do cliente. Com produtos resistentes e versáteis, suas poltronas garantem conforto e bem estar aos seus usuários.

Como você pode perceber, para escolher e comprar poltrona de maneira mais tranquila e sem arrependimentos, é necessário analisar alguns fatores importantes. Com nossas dicas, agora você já sabe como adquirir produtos de qualidade.

Ficou com alguma dúvida sobre escolher a melhor poltrona? Entre em contato conosco que iremos te ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.