Ergonomia 03/07/2025

O que é ergonomia e qual sua importância?

A maioria das pessoas passa a maior parte do dia no trabalho, seja como home office, em um escritório, no setor industrial ou qualquer outro. Sendo assim, é importante pensar na ergonomia desses espaços e seus impactos no bem-estar dos colaboradores.

Ao montar um projeto para um escritório, é fundamental pensar em como a escolha dos móveis e sua disposição afetam seu desempenho. Afinal, esse é um aspecto que influencia na produtividade dos trabalhadores, assim como em sua saúde. Criar um ambiente mais ergonômico é bem mais eficiente a longo prazo.

Acompanhe e entenda melhor o que é ergonomia e sua importância para o ambiente de trabalho.

O que é ergonomia?

O termo “ergonomia” vem do grego “ergon”, que significa “trabalho”, e “nomos”, que significa “lei”. Trata-se da disciplina que estuda as normas e regras da interação entre o corpo humano e diferentes ferramentas e ambientes, focando primariamente nos ambientes de trabalho.

Por exemplo, a ergonomia estuda como o uso de uma máquina em uma fábrica pode afetar o corpo de um indivíduo, sua postura, sua movimentação e quais são os possíveis efeitos do seu uso a longo prazo.

O objetivo desses estudos é promover interações mais saudáveis entre indivíduos e diferentes sistemas. A partir desse conhecimento, é possível criar espaços de trabalho mais adequados para o bem-estar dos trabalhadores.

Por que é importante considerar a ergonomia em seus projetos?

Seja para um escritório tradicional, home office ou qualquer outro ambiente, todo projeto arquitetônico precisa levar em conta a ergonomia do ambiente. Veja aqui alguns dos seus principais efeitos positivos.

Promover o conforto

Passar várias horas na mesma posição pode causar bastante desconforto. Infelizmente, os seres humanos não foram feitos para ficar parados várias horas por dia, mesmo que esse seja o caso da maioria dos ambientes de trabalho modernos. Logo nas primeiras horas, você pode sentir dores no pescoço, nas pernas ou nas costas como resultado.

Um dos principais efeitos de um ambiente mais ergonômico é que ele também é mais confortável para os trabalhadores. Algo muito importante para quem passa várias horas por dia no mesmo espaço ou na mesma posição.

Evitar doenças

Além da questão do conforto, também é necessário considerar a questão da saúde do profissional. O que começa como pequenas dores e desconfortos logo pode se transformar em problemas de postura mais graves, os quais podem prejudicar o bem-estar do indivíduo.

Um ambiente mais ergonômico também é muito importante para prevenir essas doenças. Manter a postura adequada durante todo o tempo de trabalho depende diretamente da escolha dos móveis certos, do equipamento e de como eles interagem com o usuário.

Maior produtividade no trabalho

Qualquer projeto arquitetônico para uma empresa deve levar em conta como sua construção afeta o desempenho da equipe no dia a dia. Otimizar o tempo produtivo também depende da escolha dos móveis e sua disposição adequada no ambiente.

Ao considerar a ergonomia do ambiente, você também contribui com a maior produtividade ao longo do dia. Um time mais saudável e mais confortável consegue focar em seu trabalho diário adequadamente, o que minimiza o risco de erros e melhor a qualidade final.

Melhor qualidade de vida

A ergonomia do ambiente de trabalho também é um fator de grande peso na qualidade de vida de qualquer trabalhador. Isso porque, independentemente do tempo que ele passa trabalhando, os efeitos de má postura e desconforto continuam em todos os lugares que ele frequenta.

Uma equipe que tem mais conforto durante o trabalho tem mais saúde para realizar outras atividades. Incluindo outras ações que contribuem com seu bem-estar. No fim das contas, esse é um investimento na qualidade de vida do próprio profissional.

Como promover a ergonomia em seus projetos?

Considerando a importância da ergonomia para o bem-estar no dia a dia, é fundamental saber como incluí-la em seus projetos. Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar.

Móveis ajustáveis

A escolha dos móveis certos é o principal fator para criar um ambiente mais ergonômico. Porém, dificilmente um único modelo consegue acomodar todos os tipos de corpos. As cadeiras de escritório, por exemplo, devem ter a altura certa para facilitar a digitação, ao mesmo tempo em que oferecem deixam os pés no chão, sem esforço.

Móveis ajustáveis são uma boa solução. Assim, você pode adaptar a posição de diferentes partes para serem mais adequadas a cada corpo. Até as mesas podem ter alturas variáveis, dependendo do tipo de atividade realizada.

Espaço adequado para a movimentação

Mesmo que uma pessoa precise de um espaço pequeno para realizar seu trabalho, isso não significa que o ambiente será adequado para seu conforto. É necessário espaço para circular, se esticar e se mover, evitando câimbras e tensão nos músculos.

Leve em conta algum espaço para movimentar o corpo, mesmo sem sair do lugar. Poder esticar as pernas e a coluna algumas vezes ao longo do dia faz uma grande diferença no conforto e na qualidade de vida.

Iluminação adequada

Outro fator importante para a ergonomia de qualquer ambiente é a iluminação. Muitas pessoas trabalham no computador, que emite luz diretamente sobre o rosto. Algo que pode causar problemas de visão, caso a iluminação do ambiente não seja planejada adequadamente.

O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural, tanto para economizar energia quanto para contribuir com a saúde da equipe. Ao mesmo tempo, tenha em mente a necessidade de controlar a luminosidade usando cortinas e persianas, por exemplo.

Supressão de ruído

Ambientes de trabalho com muito barulho são bastante nocivos para a saúde. Isso inclui desde o ruído da rua e de outras pessoas ao redor até o barulho produzido por equipamentos usados no próprio trabalho.

Seja qual for a causa, é importante tomar medidas para diminuir o ruído. A escolha dos móveis também pode contribuir nesse aspecto. Principalmente para evitar a propagação do som ou arrastos com o chão. Muitos móveis modernos são criados pensando nessa qualidade.

Agora você entende melhor o conceito de ergonomia e sua importância. Seja qual for o seu projeto, esse é um fator que você precisa levar em conta ao longo de todo o caminho.

Este artigo te ajudou? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como promover a economia em seus projetos.

Gostou? Compartilhe: