decoração com móveis brancos

Decoração com móveis brancos: como fazer boas combinações?

Definir um estilo de decoração é fundamental, tanto para uma casa quanto para um ambiente corporativo. Afinal, ela é capaz de mexer com nossas sensações, tornar um local mais confortável e bonito, bem como refletir a identidade de uma marca.

Assim, dentre as opções a escolher, apostar na decoração com móveis brancos pode ser a combinação ideal para o seu ambiente.

Neste post, confira por que esse estilo vale a pena. Saiba como criar essa decoração por meio de boas combinações. Por fim, veja onde encontrar inspirações para a sua composição. Boa leitura!

Por que a decoração com móveis brancos vale a pena?

Segundo a psicologia das cores, a cor branca é a soma de todas as outras. Sendo um tom neutro, ela está relacionada à sensação de paz, respeito, proteção, limpeza e pureza.

Além disso, também pode corresponder aos conceitos de inocência e frieza, bem como ser usada para representar o casamento e o luto, conforme a cultura de diferentes países.

A decoração com móveis brancos é feita para trazer esses significados em uma composição, tornando o ambiente leve. Além disso, é uma tonalidade fácil de combinar e é perfeita para ambientes corporativos, onde é preciso passar autoridade e optar por espaços discretos. Outro ponto interessante é que ela oferece muitas vantagens. Veja algumas delas a seguir!

Claridade no ambiente

Se você já usa luz natural em seu espaço de trabalho, pode potencializá-la ainda mais com os móveis brancos. Afinal, a luz vai entrar no espaço e ser refletida nessas superfícies claras, garantindo que todo o ambiente fique muito mais iluminado. Nesse caso, ela também pode passar a sensação de amplitude.

Aumento da produtividade

Ao ser combinado com cores quentes, o branco pode auxiliar bastante na produtividade, por exemplo, de um escritório. Isso porque ele pode favorecer a tranquilidade do espaço e equilibrá-la com outra cor mais estimulante, como o amarelo.

Sensação de limpeza

Em uma casa, o branco não é usado à toa em banheiros e cozinha. Afinal, nesses ambientes em que o espaço deve ser clean ele traz essa ideia de limpeza, também associada a uma sensação de frescor. Outra vantagem é o sentimento de tranquilidade, ideal, por exemplo, em espaços como recepção e consultórios médicos.

Como usar a decoração com móveis brancos e fazer boas combinações?

Existem várias formas de fazer a decoração com móveis brancos, inclusive, essa cor é padrão em alguns estilos, como o minimalista. A seguir, confira algumas formas de criar composições para o seu espaço!

Contraste com revestimentos escuros

O branco é uma cor muito clara e neutra. Assim, ao ser combinada com revestimentos mais escuros, pode criar uma composição equilibrada e interessante.

Outro aspecto dessa combinação é que dependendo do tom usado, o branco ficará em destaque. Se você utilizá-lo com paredes, piso e outros móveis escuros, o móvel branco é o que vai atrair mais atenção.

Aposte em texturas

As texturas têm a capacidade de trazer movimento a um cômodo. Por isso, vale a pena combinar móveis brancos com elas, seja em um objeto, tecido ou mesmo nas paredes. Por exemplo, um armário branco em uma parede com textura em madeira oferece conforto e conversa com o estilo rústico.

Fuja dos tons claros em outros móveis

O excesso de branco na decoração também pode causar um certo incômodo, já que muita luz pode irritar os olhos e até influenciar no humor. Sendo assim, vale a pena criar uma composição equilibrada e contrastante com outras cores.

Dessa forma, é possível escolher tons neutros, seguindo a linha do bege, marrom e preto. Ou ainda, tons mais dinâmicos, como rosa, verde e azul. No caso do vermelho e laranja, que são cores muito estimulantes, é preciso cuidado, especialmente em um ambiente de trabalho.

Invista em artigos de decoração

Outro aspecto importante é investir em artigos de decoração que podem tornar a composição visual ainda melhor. Nesse caso, não é preciso selecionar muitos objetos, mas usar o que pode combinar com os móveis brancos, favorecendo os outros elementos. Por exemplo, vasos com texturas e cores escuras. Ou ainda, espelhos e plantas para maximizar o espaço ou deixá-lo mais confortável.

Escolha cadeiras com tons diferentes

Em um escritório, se você usar mesas brancas, escolher cadeiras coloridas e com texturas diferentes podem resultar em um ambiente mais criativo e bonito.

Afinal, elas podem ser o ponto de cor e textura que você estava buscando para criar o contraste. Além disso, vale apostar em modelos ergonômicos para trazer todo tipo de conforto para a pessoa.

Considere o ambiente como um todo

Se você viu um móvel branco lindo e quer comprá-lo, mas não considerou o espaço, pode estar cometendo um erro. Isso porque, se você observar apenas o objeto isolado pode comprometer não só o visual do ambiente, mas sua funcionalidade.

Dessa forma, é preciso considerar, os móveis, o piso, a iluminação, bem como o tamanho do cômodo, as janelas e equipamentos, para identificar como a decoração pode otimizar esse ambiente corporativo e torná-lo melhor, em vez de prejudicá-lo.

Onde encontrar inspiração para a decoração com móveis brancos?

Agora que você viu como a decoração com móveis brancos pode tornar um ambiente mais tranquilo e produtivo, desde que feita de forma adequada, vale a pena pesquisar referências para montar uma composição em sua empresa. Nesse caso, as fontes são variadas. Por exemplo, você pode:

  • ler revistas de decoração;
  • pesquisar em blogs e redes sociais;
  • ver tendências;
  • acessar sites de ideias, como Pinterest;
  • assistir a filmes e séries com cenários corporativos.

A decoração com móveis brancos pode deixar um espaço muito elegante e tranquilo. No ambiente de trabalho, ela pode ajudar a estimular a criatividade e dar ideia de amplitude e elegância.

Porém, é preciso trabalhá-la com cuidado. Afinal, o branco em excesso pode prejudicar o equilíbrio do cômodo. Criar contrastes com outras cores, texturas e outros aspectos da decoração pode deixar o ambiente muito melhor.

Gostou do post? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais e mostre como as pessoas podem usar a decoração branca em suas empresas!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.