plantas para escritório

Plantas para escritório: veja os benefícios e quais escolher para decorar o ambiente

Ter um local de trabalho confortável e com ar agradável faz com que as pessoas se sintam bem e produzam melhores resultados. As plantas para escritório fazem mais do que embelezar o ambiente, pois, além de oferecerem um toque de delicadeza, ajudam as pessoas a se sentirem bem durante a sua jornada de trabalho diária.

Neste post, falaremos sobre as espécies de plantas ideais para os escritórios. Abordaremos quais são as vantagens em tê-las em seu ambiente de trabalho e explicaremos como fazer para cuidar de cada espécie de acordo com as suas necessidades específicas. Uma das maiores curiosidades sobre o assunto é que, com elas, as pessoas mantêm o pulmão saudável devido à purificação do ar.

Deseja saber mais sobre as plantas para escritório e seus benefícios? Continue a sua leitura e fique por dentro do tema!

Quais são os benefícios de cultivar plantas no escritório?

Cultivar plantas no escritório significa ter curingas na decoração, pois as flores, as suculentas, os cactos e as folhagens podem ser colocados em pontos estratégicos. Elas permitam que o ambiente fique mais bonito e arejado. Veja abaixo os principais motivos para colocar as plantas no ambiente interno de escritórios!

Reduzem o estresse

Um dos motivos mais importantes para ter plantas nas áreas internas é a redução do estresse. Estar bem psicologicamente requer alguns cuidados cotidianos, como trabalhar em um ambiente bem iluminado e com plantas verdes ou coloridas, que garantem aos funcionários a sensação de harmonia e bem-estar.

Os colaboradores e os gestores que optam por ter plantas nas salas se sentem mais calmos e satisfeitos profissionalmente. Ainda que seja dentro de quatro paredes, o contato com a natureza traz tranquilidade ao ambiente e proporciona um local mais alegre para passar longas horas do dia. A sensação de calmaria é ainda maior quando são escolhidas plantas com cheiros ou cores que transmitam paz.

Aumentam a umidade do ar

As plantas são fundamentais para a sobrevivência humana, pois são elas que geram o oxigênio, sem o qual não conseguimos sobreviver. Porém, a maioria das pessoas mora em cidades onde diariamente são produzidos gases tóxicos, que não são totalmente dispersados pelas árvores ou pela atmosfera. Embora as pessoas tenham a opção de trabalhar em uma sala fechada, a qualidade do ar não é como deveria ser.

Contudo, as plantas em escritórios filtram o ar, fazendo com que ele fique mais puro. Por essa razão, colocar um vaso de flores ou folhagens na janela ou ao lado da porta das salas é uma ótima opção. Dessa forma, além de realizar a filtragem do oxigênio, as plantas criam uma barreira contra a poluição, que entra em quantidade menor nos ambientes.

As plantas auxiliam também na umidificação dos ambientes. Geralmente, são ligados aparelhos de ar-condicionado e aquecedores nos escritórios. Essa atitude é primordial para o bem-estar das equipes, mas ela tende a deixar o ar mais seco do que deveria. As vegetações devolvem uma parte da água absorvida para os escritórios, o que reduz a poeira e mantém o oxigênio mais apropriado para a respiração.

Melhoram a produtividade

Ao investir em paisagismo, os empresários e os gestores garantirão um aumento na produtividade de seus funcionários. Os colaboradores conseguem ter uma melhor qualidade no ar que respiram e se sentem mais motivados a estar no ambiente de trabalho. Sem contar que as plantas auxiliam as pessoas a se concentrarem mais, pois as atividades de nosso cérebro estão interligadas ao oxigênio que respiramos.

Quais são as melhores plantas para o ambiente de trabalho?

Como podemos perceber, ter plantas no ambiente de trabalho traz aos funcionários e à empresa muitas vantagens. Por essa razão, separamos abaixo algumas opções de plantas ideais para escritórios. Confira!

Cactos

O cacto é uma excelente opção, pois a planta é bonita e fácil de ser cultivada. Não precisa ser regada com tanta frequência, pois armazena uma grande quantidade de água. Contudo, não se esqueça de que essa espécie gosta de sol. Procure colocá-lo em um lugar que pegue ao menos um pouco de luz natural durante o dia.

Nos dias quentes, você pode borrifar água na terra do cacto uma vez por semana. Nos dias mais frios, é aconselhável dar água para a planta de 15 em 15 dias. Não deixe de adubar a terra pelo menos uma vez por mês. Dessa maneira, o cacto vai receber os nutrientes que precisa e produzirá uma boa quantidade de ar puro para o seu escritório.

Suculentas

As suculentas estão em alta e fazendo um verdadeiro sucesso nos escritórios. Elas são plantas pequenas e que se adaptam bem a lugares com menos espaço. Por esse motivo, pode-se dizer que são ótimas opções para as mesas.

Essas plantas preferem o sol. Por isso, é importante tomar cuidado para que elas sejam expostas aos raios solares durante o dia. As suculentas que possuem folhas mais inchadas acumulam água, o que significa que não precisam ser regadas várias vezes durante a semana.

Espada de São Jorge

Caso você viaje ou seja esquecido e não se lembre de molhar as plantas com frequência, saiba que a espada de São Jorge é a espécie ideal para o seu escritório. A rega desse tipo de planta deve acontecer a cada 2 ou 6 semanas, pois ela não cresce em um solo muito úmido. A espécie prefere o solo seco e pouca iluminação. Portanto, é a planta que você está procurando! Tem longa duração e não necessita de muitos cuidados.

Enfim, agora que você já sabe que as plantas para escritório trazem enormes benefícios para a saúde mental e física das pessoas e que descobriu quais são as mais indicadas, não deixe de adquirir algumas espécies e de colocá-las em seu ambiente de trabalho. Desse modo, além de ter um ambiente muito aconchegante, você obterá resultados surpreendentes em relação à produtividade de toda a sua equipe.

Você gostou do nosso post sobre as plantas para escritório? Então, aproveite a visita ao blog e assine agora mesmo a nossa newsletter para receber os nossos conteúdos em sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.