decoracao lounge

Decoração lounge: conheça 4 dicas para deixar esse espaço mais estiloso e receptivo!

Nossa casa é uma extensão da nossa personalidade. Com um estilo de vida cada vez mais agitado e moderno, os lares vêm se transformando em espaços cada vez mais voltados para o relaxamento. Dessa forma, o lounge, comumente usado em restaurantes e bares, vem se tornando uma tendência presente em casas e apartamentos, assumindo destaque quando o assunto é descanso.

Ele funciona como um espaço mais íntimo, podendo ser exclusivo para os moradores ou localizado na área social de um prédio ou condomínio, para confraternização ou recebimento de visitas. O lounge também é excelente no ambiente corporativo, desempenhando papel no sentido de se tornar um espaço de convívio e encontro, refletindo também o DNA e a marca de uma empresa.

O foco na decoração do lounge é o incentivo do bem-estar e da tranquilidade. Se você está em busca de dicas de decoração desse espaço e quer entender como criar um ambiente prático, atual e sofisticado, chegou ao lugar certo. Separamos, aqui, informações que vão facilitar esse processo. Confira!

O que é um lounge?

Lounge é um termo em inglês com vários significados, como sala de estar, antessala ou sala de espera, podendo também se referir a um estilo musical ou a um bar. Quando falamos em decoração do lounge, é preciso ressaltar que esse é um local mais reservado para relaxamento e convívio social.

O lounge não precisa estar localizado na sala de estar ou próximo a ela: pode ser qualquer cômodo com aspecto mais acolhedor e pessoal, com diversas características da personalidade de quem projetou aquele espaço — seja ele pessoal, seja empresarial.

A decoração desse espaço costuma contar com tapetes, pufes, mesinhas de apoio, cadeiras fixas, luminárias e móveis versáteis, que trazem a sensação de acolhimento e conforto.

A importância do lounge corporativo nas empresas

O lounge corporativo é uma tendência contemporânea que ganha cada vez mais força nas empresas. Com as novas formas de trabalho, a adaptação do espaço e o avanço da tecnologia, esses ambientes são a solução ideal para quem busca estímulo de novas ideias, cocriação, criatividade e pausa para descanso. Eles são perfeitos para gerar uma conexão em um ambiente mais informal e ajudam a estimular o raciocínio, garantir aconchego e até reduzir o turnover.

Basicamente, a ideia é tentar maximizar a interação no ambiente, fazendo com que as pessoas se sintam mais conectadas e escolham estar no lounge para descansar, conversar e se reunir.

Mesmo com um conceito mais básico, o lounge corporativo deve servir como uma sala em que colaboradores vão para compartilhar e trocar ideias, recarregar energias, refletir sobre o trabalho, renovar a motivação por algumas horas e se sentirem bem.

Como fazer a decoração do lounge corretamente?

Como vimos, o espaço lounge pode ser feito em diversas áreas de uma casa ou empresa — até mesmo espaço para festas podem contar com esse ambiente. Áreas internas de casa, varandas, jardins ou salas de estar são perfeitos para a transformação de quem busca aconchego e charme.

Sabemos que as pessoas reagem aos ambientes de forma emocional, por isso, é necessário focar na decoração do lounge, na disposição do mobiliário, na iluminação e em outros fatores. Para ajudar nesse processo, separamos as 4 dicas principais para quem busca uma decoração do lounge interessante e funcional.

1. Aproveite os cantos

Na hora de escolher o espaço para o lounge da sua casa ou empresa, é importante prestar atenção naquele cantinho que ficou esquecido em uma sala ou quarto. Esse é um ótimo local para relaxar e descansar um pouco.

Uma dica valiosa nesse sentido é permitir a personalização do espaço, adicionando preferências pessoais. Para o ambiente corporativo, o legal é deixar que os funcionários decorem ou coloquem um pouco de suas personalidades, adicionando porta-retratos, vasos e enfeites diversos.

2. Adote espaços integrados

Integre os ambientes o máximo que puder, aproveitando as plantas abertas. Espaços que são mais ventilados, amplos e iluminados permitem que as pessoas interajam com mais facilidade.

No caso das empresas, se os espaços estão no mesmo nível, isso evita que exista um local principal ou do chefe. Assim, todos se sentem responsáveis por suas tarefas e próximos da liderança, além de priorizar o bem-estar e a valorização pessoal.

3. Escolha móveis com design diferenciado

Os móveis são fundamentais na hora de criar uma decoração do lounge perfeita, já que eles vão ser o carro-chefe de qualquer ambiente acolhedor e funcional. Esses móveis conseguem transmitir sensação de seriedade, bem-estar e tranquilidade.

Sofás modulados, por exemplo, são ótimos e podem ser ajustados sempre que necessário: espalhando os módulos pelo ambiente, para deixar tudo mais prático e confortável, ou juntando-os quando o momento for mais íntimo ou relaxante.

Outro ponto importante é pensar em móveis de apoio, como mesas laterais, banquetas e pufes, garantindo praticidade e elegância.

4. Invista em assentos confortáveis

É claro que, pensando em móveis, você não pode deixar de escolher cadeiras ou poltronas confortáveis. Elas são ótimas formas de transformar, com elegância, uma sala de estar, por exemplo, em um lounge superagradável.

A decoração do lounge remete a descontração e conforto, por isso, é fundamental ter uma cadeira de escritório ou poltrona que abrace e permita esticar os pés nesse momento.

Aqui, na Flexform, temos algumas opções excelentes para você decorar esse ambiente com requinte, sofisticação, elegância e conforto.

  • Coral: a cadeira Coral é inspirada nos recifes marinhos, representando um marco técnico produzido em um única peça inovadora e funcional.
  • Geos: a opção Geos é uma poltrona confortável e funcional, com linhas clássicas clean e geométricas.
  • Moiré: a Moiré foi premiada em vários anos por seu design exclusivo e marcante.
  • Captain Heaven: cadeira marcada por um estilo luxuoso, com design inovador e beleza própria, ela conta com descanso de pés para mais conforto.
  • Captain Lounge: poltrona sofisticada com desenho diferenciado e curvas que ressaltam a elegância.

Todas as opções da Flexform são estilosas e confortáveis, perfeitas para a decoração do lounge e de qualquer ambiente, seja ele da sua casa, seja ele da sua empresa. São muitos modelos disponíveis para você inovar na hora de escolher os móveis ideais para o seu espaço.

Para conhecer todas as opções disponíveis ou tirar quaisquer dúvidas sobre nossas cadeiras para lounge, entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.