acústica para home office

Acústica para home office: confira algumas dicas!

Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, trabalhar em casa se transformou na realidade de muita gente, no mundo todo. E, nesse novo cenário, a acústica para home office passou a ter uma importância especial, afinal, de um dia para o outro, as reuniões corporativas têm acontecido por videochamadas.

Com isso, barulhos externos em conjunto com a reverberação dos sons da casa e do local de trabalho escolhido podem comprometer a boa comunicação durante a transmissão digital. Então, para que o trabalho em casa realmente funcione e garanta produtividade, alguns ajustes são necessários.

Por isso, trouxemos 7 soluções possíveis para ajudar a tornar o seu novo dia a dia de trabalho mais produtivo e tranquilo. Que tal conferir?

1. Identifique a origem do barulho

O primeiro passo a ser dado antes de tentar melhorar a acústica do ambiente escolhido para trabalhar em casa é localizar a origem do barulho inconveniente. Analise se os ruídos vêm da parte externa da casa, como o tráfego de veículos, construções no entorno, alarmes, carros de som e tantos outros ruídos muito comuns em áreas urbanas.

Se você constatar que os sons chegam de fora, analise se sua ocorrência é pontual (em um horário específico do dia) ou recorrente. Dessa maneira, fica mais fácil pensar na estratégia mais eficiente para minimizar os sons ou até eliminá-los.

Na hipótese de constatar a presença dos ruídos dentro de casa, talvez seja até mais fácil resolver o problema. Você pode identificar a origem exata e encontrar mecanismos para resolver a questão, como adesivos de feltro nos pés das cadeiras.

E, caso o barulho seja provocado por outros moradores da casa, uma boa conversa com acordos amigáveis é uma saída viável. Afinal, o bom senso é sempre o melhor conselheiro e ajuda na convivência pacífica. No entanto, em último caso, se os ruídos estão fora do seu controle e alcance, talvez o recurso esteja em materiais que absorvem sons, como vedação em portas e janelas, revestimentos em paredes etc.

2. Verifique a qualidade dos microfones

Para quem precisa participar de muitas reuniões, é importante atentar para a escolha do microfone mais apropriado, uma vez que isso interfere diretamente na qualidade do áudio. Portanto, procure adquirir equipamentos unidirecionais, uma vez que eles captam melhor o som da voz (de frente) e tendem a não captar os sons ao redor.

Boas alternativas, também, são os headsets profissionais equipados com duas conchas e microfone acoplado. Até mesmo os fones de ouvido para celulares são eficientes para permitir um direcionamento mais claro e limpo do som.

3. Use aplicativos que silenciem os ruídos

Todos os problemas com ruídos relatados no primeiro tópico deste post podem ser bastante minimizados com a ajuda de um aplicativo chamado Krisp, que veio como uma promessa para silenciar barulhos externos enquanto você participa de ligações e chamadas de vídeo.

A proposta desse aplicativo é tornar qualquer local barulhento perfeitamente apto para reuniões silenciosas. Isso porque a tecnologia desse dispositivo é capaz de analisar cerca de 20 mil tipos de sons distintos e filtrá-los, eliminando, assim, tudo o que possa atrapalhar a conversa, bastando acionar um botão para silenciar os barulhos ao redor. Mais um ponto interessante é que o app também pode minimizar o ruído do interlocutor, mesmo que o aplicativo não esteja instalado em seus dispositivos.

Trata-se, portanto, de uma plataforma compatível com mais de 800 outros aplicativos que já são usados para realizar chamadas de vídeo, como o Google Meet e o Zoom. É um app compatível com o Android, o IoS, o Windows e a Apple e que pode ser usado gratuitamente duas horas por semana no home office.

Sua utilidade pós-pandemia é indiscutível e, por causa disso, o aplicativo foi adotado por grandes companhias, como a Intel. Dessa forma, segundo a revista Time, já é uma das 100 melhores invenções de 2020.

4. Use mobiliário e revestimentos que absorvem sons

Quando alguém escolhe um ambiente vazio, a captação do áudio reflete o som nas paredes, e o resultado dessa transmissão será eco e ressonância. Mas alguns truques mecânicos podem funcionar muito bem para melhorar a acústica dos ambientes, como tapetes, cortinas, livros e móveis, que são elementos eficientes para absorver as reverberações de sons. Por isso, são ótimos aliados na hora de transmitir ou gravar conteúdos em vídeo ou áudio.

Caso o seu cômodo escolhido para home office tenha poucos móveis e paredes de alvenaria, pense na possibilidade de fixar painéis com capacidade de absorver sons em pontos estratégicos, na parede atrás de você ou atrás do monitor, por exemplo. Você pode posicionar esses painéis, também, dos lados, no teto, a meia distância entre a sua cabeça e o monitor, enfim, onde for mais adequado para cada situação.

5. Considere um investimento em portas e janelas acústicas

As janelas e as portas, além de servirem para manter a privacidade do local de trabalho, podem atuar como barreira para ruídos indesejáveis. No entanto, janelas comuns não são eficientes para bloquear barulhos de obras de vizinhos, tráfego de carros e outros sons que chegam da rua.

Se o seu home office se tornou permanente e o ambiente à sua volta apresenta muitos problemas de ruídos, vale a pena investir em janelas antirruído ou acústicas. Normalmente, elas são preparadas com vidros duplos divididos por uma película de polivinil butiral (PVB) ou por uma câmara de ar. A esquadria da janela também deve ser densa, a fim de isolar o som.

Quanto ao tipo de janela acústica a ser escolhida (tipo de esquadria, de vidro, maneira de instalar), isso varia conforme o ambiente. Portanto, é importante contar com a expertise de profissionais do ramo, que entendam de isolamento acústico de sobreposição. Dessa forma, você pode economizar tempo e dinheiro, promovendo um isolamento adequado à sua situação.

6. Escolha um local distante da rua

Os ruídos emitidos por carros em ruas movimentadas e rodovias são quase sempre a principal fonte de transtornos para quem mora em grandes cidades e precisa de tranquilidade em casa. Agora, em tempos de home office, caso você conte com essa possibilidade, procure fugir do barulho da rua escolhendo um cômodo o mais longe possível dessa fonte de incômodos auditivos.

Sabemos que nem sempre é fácil fazer mudanças dentro de uma casa já decorada e com todos os locais organizados para suas devidas funções. Mas, na medida do possível, vale muito remanejar um dos cômodos para ser usado como escritório, principalmente para quem está trabalhando em casa de forma definitiva. Afinal, é a sua qualidade de vida que está em jogo.

7. Coloque plantas no ambiente

Pode não parecer, mas plantas como jiboias e samambaias ajudam a melhorar a qualidade acústica dos ambientes e, quanto maior a quantidade de vegetação presente, maior será sua eficiência. Essa é uma alternativa muito interessante, já que, além de contribuir para a redução de ruídos, as plantas filtram o ar e refrescam o local. Ainda, servem como decoração. Aproveite e pense na possibilidade de conceber um jardim vertical.

Trabalhar em casa nunca foi tão normal, o problema é que muitos de nós não estávamos preparados para uma transição repentina, e isso exige adaptações. Mas a vida está sempre nos brindando com surpresas que ensinam muito e nos tiram da zona de conforto. E, se você gosta de trabalhar em casa, não pense duas vezes para investir melhor em uma boa acústica para home office. Isso certamente ajudará muito no seu rendimento.

Se este post foi útil para você, também poderá ser bom para outros profissionais que migraram seus escritórios para suas casas. Então, que tal compartilhar essas dicas com eles em suas redes sociais?

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.