design de móveis

A importância do design de móveis em ambientes corporativos e home offices

Apesar de parecer um mero detalhe dentro de tantas outras questões com as quais uma empresa precisa lidar, a escolha do mobiliário adequado para uma empresa pode trazer benefícios nem sempre perceptíveis sob o olhar das pessoas.

Na busca de funcionalidade e beleza, o design de móveis desenvolve ideias e conceitos que buscam alinhar diversos aspectos ao criar um mobiliário que torne o ambiente prático, adequado e agradável para realizar as atividades designadas a ele. Durabilidade, estética, design ergonômico e praticidade são alguns dos aspectos que envolvem a produção dessas peças.

Os impactos do design de móveis em uma empresa são variados e, mesmo de forma indireta, podem influenciar na produtividade e nos resultados obtidos. Algumas questões devem ser levadas com seriedade, visto que podem evitar grandes problemas em longo prazo. Confira os benefícios que ele pode trazer para sua empresa a seguir!

Estimula a criatividade

Estudos relatam que ambientes físicos têm grande impacto no comportamento humano. Aspectos como cor, textura e forma mexem com nosso cérebro, e a escolha do design de móveis mais adequado ao espaço e às funções a serem exercidas pode estimular emoções específicas e até auxiliar na tomada de decisões.

Por mais que certos tipos de trabalho sejam mais automáticos e lógicos, precisamos usar a criatividade para buscar soluções e inovar no dia a dia. E, pensando bem, é mais fácil ser criativo em um escritório agradável, confortável e cheio de estímulos, certo?

Aumenta a produtividade

O aumento de produtividade é um dos tópicos mais discutidos em empresas, e algumas mudanças no ambiente podem fazer com que o nível de eficácia do trabalho seja estimulado.

Um ambiente planejado vai além da estética e do visual. A disposição adequada do mobiliário pode trazer funcionalidade e mobilidade mais livre dentro de um escritório, o que ajuda muito colaboradores que precisam interagir constantemente. Além de otimizar o tempo, qualidade e conforto são pontos fortes para o bem-estar dos colaboradores.

O design ergonômico, ao trazer funcionalidade, também permite um ritmo de produção mais prolongado, visto que possui tamanho, distância, altura e densidade adaptáveis que se ajustam aos movimentos do corpo, de forma que seja o mais funcional e dinâmico possível. Móveis adequados evitam incômodos e distrações, consequentemente, gerando um aumento de produtividade.

Atua na saúde preventiva

Saúde preventiva é, sem sombra de dúvidas, uma das mais importantes questões para uma empresa. Nem sempre as pessoas entendem como algo tão simples quanto escolher o mobiliário adequado tem tanto impacto na saúde física e mental das pessoas.

Além da funcionalidade, como vimos acima, o design de móveis também foca no uso da ergonomia para a produção de peças que melhor se adaptam ao corpo humano e suas funções motoras.

O uso de uma cadeira e mesa com regulagem, altura e curvatura adequadas dentro de um escritório evita dores na coluna, quadris e pescoço, que se não tratadas podem evoluir para casos mais graves, com problemas crônicos.

Assegurar a saúde das pessoas que trabalham na empresa é crucial não só para seu próprio bem-estar, mas para a diminuição de custos com faltas e tratamentos médicos, além da proteção para a própria firma contra futuros processos.

Compensa o investimento na durabilidade das peças

Além de toda funcionalidade, qualidade de vida e bem-estar proporcionados por móveis de qualidade, o investimento em um bom mobiliário compensa pela durabilidade. O design de móveis busca também projetar peças com materiais resistentes que visam à conservação e longevidade, com o uso adequado, é claro.

Muitas vezes, peças mais “em conta” levam pouco tempo para começar a deteriorar, por isso, somando com os outros benefícios, um mobiliário de qualidade se torna um investimento de longo prazo para a empresa.

Contribui para a identidade visual da empresa

Identidade visual vai além de logo, cartão de visitas e papel timbrado. Tudo que se enquadra como elemento visual e que tenha conexão com o que envolve a marca é identidade visual.

Como usar o design de móveis para reforçar a marca de uma empresa? Primeiramente, é preciso identificar o estilo, que depende do produto ou serviço oferecidos. Dificilmente encontraremos escritórios de advocacia com um ambiente casual e cores espalhafatosas, já que o estilo próprio é mais sério, tradicional e requintado.

Em oposição, agências de comunicação pedem um estilo mais livre, dinâmico e criativo, dando margem à escolha de um mobiliário mais descontraído e divertido.

É importante alinhar a escolha do design à mensagem que se quer passar e evitar incongruências que podem causar confusão e perda de credibilidade para o cliente.

Proporciona conforto e bem-estar aos clientes

Falamos sobre como a parte estética dos móveis pode contribuir muito para a identidade da empresa, mas, além do visual, conforto e bem-estar são imprescindíveis para causar uma boa impressão.

Além do atendimento de qualidade e do desempenho do produto, a experiência do consumidor também conta para a percepção que o cliente tem do ambiente da empresa. Sentar em uma cadeira cômoda e agradável em um momento de espera ou negociação pode influenciar inclusive na venda.

Diante dos benefícios apresentados anteriormente, ficou nítida a importância do design de móveis em ambientes corporativos e como ele impacta a vida dos colaboradores, não é mesmo? Além da vida no ambiente corporativo, é importante citarmos o trabalho remoto, que, depois de enfrentarmos um grande período de isolamento, acabou recebendo muito mais atenção.

Até então, durante a quarentena, os ambientes de home office foram improvisados devido ao período de incertezas. Passado o momento crítico e com o início do retorno ao modelo presencial, empresas estão dispostas a colocar em prática o modelo híbrido de trabalho.

Com isso, o design de móveis visa trazer a qualidade e a funcionalidade de peças do ambiente corporativo para o escritório home office. A adaptação é importante para manter o padrão de qualidade e substituir móveis provisórios inadequados, que podem afetar a produtividade e a saúde do funcionário em longo prazo.

Gostou dos tópicos abordados no texto e já pensa em escolher o mobiliário ideal para sua empresa ou home office? Leia sobre cadeira design em nosso post e veja suas vantagens!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Olá, gostei do seu conteúdo sobre móveis para escritório

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.