Marketing pessoal: como se destacar no trabalho home office

Marketing pessoal: como se destacar no trabalho home office

O home office tem se tornado uma opção muito comum por profissionais e empresas. Esse modelo de trabalho oferece diversas vantagens, como maior flexibilidade, otimização de tempo, conforto e qualidade de vida. Por outro lado, existem alguns desafios em trabalhar sozinho, ainda mais se você está acostumado com a rotina de trabalho fora de casa. A procrastinação, falta de organização e rotina bagunçada são algumas dessas dificuldades.

É por isso que o marketing pessoal é uma peça indispensável para profissionais em home office que desejam se destacar entre os demais, prospectar clientes e alavancar sua carreira. Abaixo, explicaremos um pouco sobre o que é marketing pessoal e as melhores formas de utilizar essas estratégias a seu favor. Acompanhe o texto!

O que é marketing pessoal?

Um pouco diferente do marketing tradicional que promove um produto ou uma empresa, o marketing pessoal é um conjunto de estratégias usadas para promover a imagem de um profissional. Por meio de planejamentos e técnicas, essa promoção pessoal faz com que o profissional ganhe autoridade e se torne uma referência no assunto.

Ele é utilizado principalmente por freelancers e autônomos, já que eles precisam conquistar novos clientes com certa frequência. Mas também pode — e deve — ser utilizado por qualquer profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho, ainda mais quando o assunto é home office.

Quais as vantagens do marketing pessoal para a carreira?

Já dizia aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, trabalhar a sua imagem pessoal é um fator de extrema importância para obter sucesso profissional. Você pode fazer um trabalho excelente, mas para que receba o reconhecimento merecido, é necessário que o seu público-alvo saiba do seu desempenho.

Por isso, construir uma boa reputação ajudará você a conquistar a confiança de seus clientes e, assim, atingir os seus objetivos permanentemente, além de trazer outras vantagens como:

  • atrair e fidelizar novos clientes;
  • divulgar o seu trabalho;
  • alavancar sua carreira;
  • aumentar sua visibilidade e autoridade;
  • mostrar o profissional que você é.

Como implementar o marketing pessoal no dia a dia?

Marketing é uma estratégia importante em qualquer negócio, mas na modalidade home office ele se torna algo indispensável. Para atrair clientes para o seu serviço ou produto, é necessário traçar estratégias e técnicas para melhorar sua visibilidade. A seguir, citaremos algumas ideias para implementar o marketing pessoal no seu dia a dia. Confira!

Organize sua rotina

De forma geral, você deve ter uma boa organização tanto no seu espaço de trabalho quanto em suas atividades. Um ambiente bagunçado, com itens espalhados e fora de ordem, causa uma sensação ruim que pode atrapalhar sua produtividade. Por isso, antes de utilizar qualquer técnica de marketing pessoal, é necessário organizar toda a sua vida.

Após organizar o seu ambiente de trabalho, é hora de organizar a sua rotina. Da mesma forma que cumprimos horários quando estamos trabalhando fora, devemos cumprir em home office também. Tenha hora para acordar, almoçar e descansar e faça os serviços domésticos somente após o seu horário de trabalho.

Uma ideia para manter sua rotina organizada é montar um cronograma personalizado de acordo com a sua realidade. Faça um checklist por ordem de prioridade com todas as tarefas que devem ser concluídas diariamente, estabelecendo horários e separando as atividades profissionais das pessoais. Dessa forma, fica mais fácil evitar distrações e procrastinação.

Cuide da sua imagem nas redes sociais

Hoje em dia, é impossível falar de marketing pessoal e não falar das redes sociais. Não adianta se preocupar em manter uma postura na vida real e no mundo virtual fazer o contrário. É por isso que para construir uma imagem coerente e que condiz com o seu histórico profissional, existem algumas regrinhas que podem ser seguidas, como:

  • tenha atenção à quantidade de publicações diárias. Fazer postagens em excesso ou nunca postar nada pode diminuir o engajamento de suas redes sociais. No Instagram, por exemplo, é recomendado postar no máximo 3 vezes por dia no feed. Já nos stories é interessante ser ativo o dia todo;
  • tome cuidado com reclamações, críticas e desabafos, principalmente sobre empresas ou clientes que já trabalhou. Isso pode causar uma má impressão em seus seguidores;
  • é interessante mostrar um pouco de sua vida pessoal no seu perfil profissional para criar um vínculo com os seguidores, mas tome cuidado com o excesso de exposição;
  • compartilhe seu conhecimento e empenho. Lembre-se de que seu perfil profissional é para “vender o seu peixe”, então priorize conteúdos que mostrem o seu serviço.

Faça networking

A tradução literal de networking é rede. Esse conceito é utilizado para descrever uma conexão com pessoas ligadas por interesses em comum — normalmente relacionados ao trabalho. Essa rede de contatos profissionais é um passo importante no marketing pessoal para conseguir novas oportunidades, indicações e ideias.

Em home office, o networking se torna uma grande dificuldade, mas as redes sociais podem ser grandes aliadas nesse quesito, em especial o LinkedIn. Nessa rede, o usuário cria um perfil profissional e pode fazer conexões com outras pessoas e empresas de seu interesse. Para um bom networking, mantenha seu perfil no LinkedIn sempre atualizado, participe de grupos e publique conteúdo com chamadas atrativas para o seu público-alvo.

Outra forma de conseguir contatos profissionais é participando de eventos, palestras e workshops. Nesses eventos, você conhecerá pessoas que têm interesse nos mesmos assuntos que você, gerando uma grande oportunidade de fazer o seu marketing pessoal. Também invista em cursos e especializações para estar sempre atualizado e, assim, se tornar uma referência em sua área.

Desenvolva o autoconhecimento

Sem autoconhecimento não é possível transmitir quais são nossas verdadeiras qualidades e habilidades. É por meio dele que podemos construir a nossa identidade pessoal e crescer profissionalmente. Essa poderosa ferramenta do marketing pessoal nos permite entender melhor quem somos e para onde queremos ir. Alguns dos passos para o autoconhecimento são:

  • definir quais são seus valores e propósitos;
  • buscar feedbacks de pessoas próximas;
  • conhecer seus pontos fortes e fracos;
  • aprender a dizer não;
  • exercitar emoções positivas e controlar emoções negativas.

Criar um marketing pessoal é um processo que exige muita disciplina e planejamento, mas que torna possível ganhar autoridade em sua área e se destacar. Colocando nossas dicas em prática, você criará uma imagem profissional que transmite credibilidade, além de estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes.

Gostou deste texto sobre marketing pessoal? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Assim você receberá mais dicas como essas na sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.