decoração de area gourmet

Decoração de área gourmet: 7 dicas de como fazer!

A decoração de área gourmet pode sofisticar o projeto de modo fácil e determinante para todo o ambiente do apartamento. A relação das pessoas com os espaços é guiada por alguns pontos básicos que, quando atendidos, ajudam na realização plena da beleza do local.

Como um livro, pode-se “ler” as primeiras imagens ao chegar no lugar. Um móvel com personalidade, associada a uma pintura que dialogue com a estética, pode criar um impacto visual essencial para valorizar o local.

A área gourmet parece protagonizar essa função estética. Então, se você quer entender como realçar as várias camadas desse espaço sinônimo de bem-estar, continua a leitura deste artigo. Ao final, você saberá quais são os tipos, o que é essencial não faltar e como adicionar qualidade ao espaço. Acompanhe!

Quais são os tipos de área gourmet?

O espaço, caracterizado como uma forma adicional de local para cozinhar e interagir com as pessoas, segue alguns direcionamentos. Eles dependem das necessidades de cada projeto e podem se combinar. Por isso, o momento do planejamento é tão importante para identificar o que, de fato, pode ser essencial para a sua execução.

Entenda, a seguir, os diferentes tipos de área gourmet.

Pequena

Bastante utilizado em lançamentos imobiliários, essa modalidade é uma maneira de adicionar a estética gourmet mesmo em espaços aparentemente impensados. Já está claro que, independente do tamanho do apartamento, com orçamento e um bom projeto, é possível realizar desejos. Assim, uma área gourmet pequena é totalmente viável. Nela, é possível colocar bancos, almofadas e até um cantinho do café.

Com churrasqueira

Aqui estamos falando de um clássico. Afinal, a origem do próprio nome gourmet está diretamente relacionada à gastronomia. Logo, um espaço com churrasqueira para integrar amigos e família, pode caracterizar esse tipo de área.

Com piscina

Além de móveis de conforto e churrasqueira, em apartamentos ou casas que dispõe de uma grande área, é possível adicionar uma piscina. O sonho de muitas pessoas, ao pensar numa área gourmet, contém esse aparelho de lazer.

O que deve ter uma área gourmet?

Já falamos de três recursos — bancos com almofadas, churrasqueira e piscina — que, inclusive, podem definir o espaço de lazer. Agora, vamos ampliar as possibilidades.

Atente-se para a combinação de cores e texturas. Ou seja, pense em uma cor principal para guiar a estética do local, assim como texturas. Exemplo: maioria dos objetos azuis, com texturas lisas.

Confira uma lista de utensílios para organizar uma área gourmet.

  • mesas e balcões;
  • prateleiras e estantes;
  • sofás;
  • panelas;
  • conjunto de facas;
  • tábuas de corte;
  • churrasqueira;
  • livros;
  • redes;
  • poltronas;
  • tapetes;
  • pontos de luz, abajur, lustres e lâmpadas inteligentes.

Como montar uma área gourmet? Confira 7 dicas

Diante de tantas possibilidades de utensílios, seguir algumas dicas para decorar a área gourmet é uma solução essencial. Afinal, ao organizar o espaço, as funções dos objetos podem ser otimizadas. Veja, a seguir, 7 passos.

1. Analisar o espaço disponível

Imagine que você quer colocar uma mesa de madeira tamanho família. No entanto, o espaço não é suficiente para isso. Logo, o desejo não é possível de ser realizado dessa forma. Contudo, há formas alternativas de alcançar essa vontade.

A utilização de móveis desmontáveis, por exemplo. Descobrir isso com eficiência pode acontecer à medida que você analisa o espaço disponível. Dessa forma, torna-se prático o planejamento e as escolhas para de medidas para o local.

2. Pensar no tipo de churrasqueira

Atualmente, a tecnologia favorece a inserção de churrasqueira mesmo em áreas gourmet pequenas. Isso porque, para além do formato clássico de alvenaria, há os aparelhos elétricos, com dimensões variadas.

Alguns tipos de churrasqueira são:

  • churrasqueira de alvenaria;
  • churrasqueira a bafo;
  • churrasqueira a gás;
  • churrasqueira elétrica;
  • churrasqueira embutida na parede;
  • churrasqueira de vidro.

3. Preferir revestimentos mais fáceis de limpar

A área gourmet é um espaço feito para ser gostoso de ficar. Logo, quanto mais fácil for a utilização dos atributos do local, melhor. Uma possibilidade para isso é a preferência por revestimentos que não demandem muita energia para manter limpos. Dessa forma, será garantido a recorrência para desfrutar do local sem o peso de uma manutenção complicada.

4. Cultivar uma horta

Uma solução para adicionar espaço mesmo em ambientes pequenos é o aproveitamento das paredes. Cultivar uma horta vertical pode se encaixar perfeitamente nisso. Há opções com vasos individuais ou com áreas de terra maior.

Esses aparatos podem ser fixados diretamente na parede ou por alguma estrutura, como prateleiras. Além de servir como objeto estético, também pode dar o toque nos preparos gastronômicos.

5. Tipo de iluminação

Luzes são elementos que adicionam sensações de conforto, atenção e naturalidade. Por isso, ao apostar em um bom projeto de iluminação na área gourmet, torna-se mais evidente as cores das paredes, formas dos móveis, a visualização dos alimentos e a experiência de interação.

Para locais em que é preciso visualizar com nitidez os objetos, utilize uma luz azulada ou neutra. Isso pode ser feito com spots articulados ou luminárias pendentes próximas à mesa e churrasqueira, por exemplo.

Para o ambiente geral, utilize luz quente — aquela alaranjada e suave — pois favorece o conforto visual, deixando um clima mais intimista.

6. Tipo de cobertura

Estrutura de madeira vazada com plantas de forragem, acrílico ou telhas cerâmicas. Há muitas possibilidades para uma área gourmet. A depender do orçamento e do clima, o tipo de cobertura pode ser visto como mais um elemento importante na decoração.

7. Móveis funcionais

Banquinhos, banquetas ou módulos de madeira são alternativas perfeitas para adicionar versatilidade ao projeto. Isso porque, quando juntos, eles podem formar pequenos móveis, além da facilidade para mudar de lugar.

A decoração de área gourmet é um ponto-chave para criar uma memória positiva sobre o projeto arquitetônico. Isso porque, ao ser diretamente associada com momentos de bem-estar, adicionar sofisticação e leveza são elementos essenciais para o local.

Agora você já sabe a importância de analisar o espaço disponível na hora da decoração de área gourmet e utilizar revestimento fáceis de limpar. Além disso, pensar em um projeto de iluminação é uma forma de adicionar qualidade a esse canto.

Gostou do conteúdo? Para se atualizar sempre, siga-nos agora nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.