Arquitetura 18/05/2021
O que você precisa saber sobre mapa comparativo de preços
Parte fundamental do melhor desempenho de um negócio diz respeito à capacidade de fazer uma boa gestão de compras com os fornecedores, que pode ser possível após a análise de um mapa comparativo de preços.
Esse procedimento permite um melhor acompanhamento dos recursos disponíveis para cobrir despesas recorrentes e do fornecedor que tem as melhores condições de ofertas e valores dos produtos e serviços oferecidos, para que seja possível escolher a opção com melhor custo-benefício.
Pensando nisso, separamos algumas informações essenciais sobre mapa comparativo de preços, para que você tenha uma gestão de compras bem-sucedida. Continue a leitura!
O que é mapa comparativo de preços?
Como o próprio nome sugere, trata-se de uma ferramenta comparativa que calcula as ofertas e os valores de um mesmo produto ou serviço por diferentes fornecedores. Isso ajuda na tomada de decisão mais assertiva a respeito de uma compra específica.
Para isso, quanto mais detalhes o mapa incluir, maiores são as chances de a tabela ser útil, o que inclui ticket médio, preços, condições de pagamento, prazo estipulado para o pagamento etc.
Qual é a importância de fazer um mapa comparativo de preços?
Conforme mencionado, o mapa comparativo de preços é indispensável para que seja possível construir um orçamento mais estratégico e com vantagem competitiva. Entenda melhor os principais benefícios dessa prática a seguir.
Redução de custos
É inegável o quanto uma ferramenta como o mapa comparativo de preços, a partir de dados e pesquisas, permite que uma empresa reduza seus gastos e os mantenha de forma mais estratégica. Assim, a partir disso, pode até ser possível investir em outras áreas que a empresa colocava em segundo plano e que vai ajudá-la a alçar novos e maiores voos.
Transparência nas compras
A falta de transparência nas compras pode ser bastante estressante para as empresas, ao dificultar o entendimento de onde os gastos ainda estão saindo, para que análises posteriores sejam realizadas, como a prestação de contas. Com auxílio do mapa comparativo de preços, isso não ocorre, já que há o registro detalhado de cada operação e fornecedor escolhido.
Agilidade na tomada de decisões
Especialmente no mundo dos negócios, quanto mais rápido e estrategicamente você agir, maiores serão as chances de ter bons resultados. Isso porque os consumidores lidam diariamente com sua concorrência. A demora na tomada de decisões para oferecer os produtos/serviços pode fazer com que eles troquem você facilmente. Por outro lado, a antecipação estratégica tem a possibilidade de gerar os melhores preços e a conquista da clientela.
Porém, como não basta simplesmente tomar decisões rápidas, é preciso que elas sejam assertivas e bem pensadas. O mapa comparativo de preços contribui para que esse processo ocorra da melhor maneira, considerando preços, condições de entrega e prazos.
Como fazer um mapa comparativo de preços?
Como você pôde perceber, o mapa comparativo de preços oferece inúmeras vantagens para uma empresa, desde que seja bem implantado. Confira, a seguir, o passo a passo para alcançar isso.
Defina os objetivos da pesquisa
O mapa comparativo de preços serve para diferentes objetivos, mas é preciso focar em um para saber exatamente o que essa busca deve conseguir. Por exemplo, o objetivo geral sempre é o de conhecer seus fornecedores, os clientes e sua política de atuação.
Porém, existem os objetivos secundários, como:
- entender os principais clientes dos fornecedores;
- tempo de atuação de cada um;
- os produtos que são comercializados e a qualidade de cada um;
- política de retorno, lote mínimo exigido, promoções e descontos fornecidos;
- tipos de cobranças, condições e prazos de pagamento exigidos pelo fornecedor;
- etc.
Colete os preços
Esse é o momento de levantar informações que darão suporte para a pesquisa de preços. Isso pode ocorrer com pesquisas pelo telefone, site ou e-mail dos fornecedores. O tempo necessário para que todas as informações sejam colhidas varia de acordo com a quantidade de fornecedores existentes no seu segmento e nos limites geográficos.
Porém, quando se trata da pesquisa por sites, fique de olho, pois não são todos válidos para esse tipo de levantamento: portais como Olx, Mercado Livre, Oferta Fácil e Bom Negócio, por exemplo, colocam preço de acordo com os desejos individuais do vendedor, sem levar, necessariamente, em consideração os preços do mercado.
Além disso, existem outros critérios para prestar atenção quando for realizar a coleta de preços, como:
- usar pesquisa com prazo de validade ultrapassado;
- utilizar apenas uma fonte de pesquisa sem a devida justificativa;
- não comprovar a realização da pesquisa;
- não analisar aspectos formais da pesquisa, como CNPJ, razão social, endereço, assinatura do responsável etc.
- realizar a tabulação de dados.
A partir do que foi coletado, você deve tabular os dados para reuni-los e agrupá-los no mapeamento de preços. Isso pode ocorrer no formato de gráfico, de tabela ou comentário, desde que as informações principais fiquem destacadas para facilitar e tornar as decisões mais rápidas.
Elabore o mapa
A partir dos passos que foram seguidos até aqui, o mapa já pode ser elaborado. Nele, é preciso incluir os objetivos definidos do porquê da pesquisa. A recomendação é que o mapa seja dividido em colunas, seguindo o esquema seguinte:
- descrição — categoria dos produtos;
- fornecedor — código e nome da empresa;
- porte — pequeno, médio ou grande;
- preço — alto ou médio;
- condições de pagamento — a partir de quando o pagamento deve ser efetuado;
- prazo de entrega — pode ser imediato ou realizado daqui a um mês ou semanas.
Tome a decisão
A partir do que foi registrado até então, é possível obter o mapa comparativo de preços e tomar a decisão com maior embasamento e assertividade. Para isso, a recomendação é que você selecione, pelo menos, três empresas para cada localidade e categoria de produto. A partir disso, faça sua escolha.
Entendeu como o mapa comparativo de preços é uma estratégia indispensável para o seu negócio? Isso pode ser realizado tanto para abertura de novas empresas, como para mudança no posicionamento da marca, inclusão e exclusão de produtos comercializados.
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